Os reflexos do ensino remoto no processo de ensino-aprendizagem durante a Pandemia de COVID-19

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024017.id1426

Palabras clave:

Coronavirus. Educación. Enseñanza-aprendizaje. enseñanza remota

Resumen

O processo de ensino-aprendizagem consiste no conjunto de interações entre docentes (professores) e discentes (estudantes) com o objetivo de promover a aprendizagem. Por meio da imposição do distanciamento social decorrente da pandemia de COVID-19, as aulas presenciais foram suspensas e as interações, que antes ocorriam presencialmente, passaram a ser realizadas virtualmente. Pressupõe-se que as mudanças rápidas e emergenciais na modalidade de ensino impactaram no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi compreender como a pandemia de COVID-19 afetou o ambiente escolar no período de atividades remotas. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica, que evidenciou que as atividades remotas podem ter intensificado a dicotomia presente na educação e que as ferramentas tecnológicas podem ser úteis no processo de ensino-aprendizagem, porém, tanto professores quanto estudantes devem estar habilitados a utilizá-las.

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Publicado

01-07-2024

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Cómo citar

Camargos, N., & Alves, E. D. L. (2024). Os reflexos do ensino remoto no processo de ensino-aprendizagem durante a Pandemia de COVID-19. PARADIGMA, 45(2), e2024017. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024017.id1426

Número

Sección

Artículos