O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p277-296.id1452

Palabras clave:

Arquivos pessoais, Matemática, Educação Matemática, História da educação matemática, Ubiratan D’Ambrosio

Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar as potencialidades de pesquisa para a História da educação matemática que têm os arquivos pessoais de educadores matemáticos. Para tal, apresenta o Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como lugar que abriga acervos pessoais de professores de matemática brasileiros, dentre eles o APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio. Também dá exemplos de arquivos pessoais de outros educadores, mencionando o avanço do conhecimento na área que foi possibilitado por estudos com esses arquivos. O objetivo do trabalho é alcançado tendo em vista a análise de algumas cartas do APUA. Como resultado do estudo, demonstra-se que a correspondência epistolar acumulada pelo professor D’Ambrosio possibilita compreender, dentre outras coisas, como se construiu uma rede de sociabilidade entre pesquisadores nacionais e internacionais de modo a fazer emergir o novo campo da Educação Matemática.

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Biografía del autor/a

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Graduação pela Escola Politécnica da USPMestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São PauloDoutorado Sanduíche França/Brasil – Universidade de São PauloProfessor Livre Docente da Universidade Federal de São PauloGHEMAT-Brasil (ghemat-brasil.com.br)

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Publicado

07-07-2023

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Valente, W. R. (2023). O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. PARADIGMA, 44(3), 277–296. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p277-296.id1452

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Artículos