O Complemento Flubaroo do Google como Proposta de Ferramenta Avaliativa em Geometria Analítica
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p423-447.id1482Palabras clave:
Avaliação em Matemática, Complemento Flubaroo, Engenharia DidáticaResumen
Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso, cujo objetivo foi analisar as contribuições do Complemento Flubaroo para a prática avaliativa de Geometria Analítica, contextualizando conceitos do currículo de Matemática, abordados a partir do software Graphing Calculator. A pesquisa foi desenvolvida com professores de Matemática do 3° ano do Ensino Médio, adotando a Engenharia Didática, desenvolvida por Artigue (1988), como metodologia e ferramenta de ensino, relatando em suas quatro fases a análise do desenvolvimento profissional. Os questionários aplicados foram analisados por meio de gráficos e pela categorização, a partir da Análise de Conteúdos de Bardin. Como resultados, a investigação alcançou os objetivos propostos, pois trouxe como contribuições à prática de avaliação o incentivo ao uso de tecnologias digitais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9, n3, p. 281-308, 1988.Disponível em: http://www.cfem.asso.fr/actualites/archives/RDM9.3M.ArtigueIngenierieDidactique.pdf. Acesso em: 02 maio 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed.70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: 2017. Disponível em: https://acesse.one/aDF3o Acesso em: 14 jun. 2023.
DIAS, M. O. Tendências em Educação Matemática: Percursos curriculares brasileiros e paraguaios, 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.
DICK, T. P.; HOLLEBRANS, K. F. Focus in high school mathematics: Technology to support reasoning and sense making. Reston, VA: NCTM, 2011.
GADANIDIS, G., GEIGER, V. A social perspective on technology enhanced mathematical learning—from collaboration to performance. ZDM, 42(1), 91–104, 2010.
IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R.; ALMEIDA, N. Matemática: ciência e aplicações, Vols. 2 e 3: Saraiva, 7°ed. São Paulo, 2013.
MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma (nova) introdução. Série Trilhas, 3ªed, São Paulo: EDUC, 2015.
MARIN, A. J.; SILVA, A. M. M.; SOUZA, M. I. M. (Org.). Ebook: Situações didáticas, recurso eletrônico, 2. ed. Araraquara, São Paulo, 2017.Disponível em: https://www.academia.edu/45622149/SITUAÇÕES_DIDÁTICAS. Acesso em: 05 maio 2022.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2006
NCTM National Council of Teachers of Matematics. De los principios a la acción: para garantizar el éxito matemático para todos. Reston, VA: NCTM, 2015. Disponível em: https://www.nctm.org/Store/Products/De-los-principios-a-la-acción--Para-garantizar-el-éxito-matemático-para-todos-(Spanish-Translation)-(Download)/. Acesso em: 24 maio 2022.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Learning How to Learn. New York: Cambridge University Press, 1984.
PALIS, G. L. R. Educação Matemática: entrelaçando pesquisa e ensino, compreensão e mudança. Revista Educação On-Line, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7456/7456.PDF. Acesso em: 13 jun. 2022.
PALIS, G. L. R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 432-451, São Paulo, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/4288/3695 . Acesso em 12 maio 2022.
PENCINATO, G. S.; FETTERMANN, J. V; OLIVEIRA, D. M. A. Avaliação da Aprendizagem de Línguas através de Tecnologias Educacionais: o Flubaroo em foco. In: FETTERMANN, J. V; CAETANO, J. M. P. (Org.) Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2016.
PENCINATO, G. S.; FETTERMANN, J. V; OLIVEIRA, D. M. A. A ferramenta Flubaroo e suas potencialidades para a avaliação de alunos da educação básica. XIII EVIDOSOL e X CILTEC-Online, 2016. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/upload/166.pdf . Acesso em: 02 maio 2022.
PENCINATO, G. S.; FETTERMANN, J. V; OLIVEIRA, D. M. A. Avaliação online: promovendo a aprendizagem através do feedback. Revista Transformar, 2016. Disponível: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/71 Acesso em 01 jun. 2021.
POMMER, W. M. A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo: [s.n.], 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/wagner-marcelo-pommer-a-engenharia-didatica-em-sala-de-aula-elementos-basicos-e. Acesso em: 27 abr. 2022.
ROSCHELLE, J.; SHECHTMAN, N.; TATAR, D.; HEGEDUS, S.; HOPKINS, B.; EMPSON, S.; JENNIFER KNUDSEN, J.; GALLAGHER, L. P. Integration of Technology, Curriculum, and Professional Development for Advancing Middle School Mathematics: Three Large-Scale Studies. American Educational Research Journal, 47(4), p. 833-878, 2010.Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ906914. Acesso em: 27 abr.2022.
SUH, J.; MOYER, P. S. Developing students' representational fluency using virtual and physical algebra balances. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching, 26(2), p. 155-173, 2007.Disponível em: http://mason.gmu.edu/~jsuh4/JComputingmathscience%20teachingrepresentational.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
VASCONCELOS, Y. L.; YOSHITAKE, M.; LINS, D. A. C.; MELO, A. P. S.; FRANÇA, S. M. Método de caso e estudo de caso: usos no exercício da docência em contabilidade de custos. Custos e @gronegócio on line, v. 9, n. 4, p. 02-18, 2013. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/365. Acesso em: 19 abr. 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed.70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: 2017. Disponível em: https://acesse.one/aDF3o Acesso em: 14 jun. 2023.
DIAS, M. O. Tendências em Educação Matemática: Percursos curriculares brasileiros e paraguaios, 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.
DICK, T. P.; HOLLEBRANS, K. F. Focus in high school mathematics: Technology to support reasoning and sense making. Reston, VA: NCTM, 2011.
GADANIDIS, G., GEIGER, V. A social perspective on technology enhanced mathematical learning—from collaboration to performance. ZDM, 42(1), 91–104, 2010.
IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R.; ALMEIDA, N. Matemática: ciência e aplicações, Vols. 2 e 3: Saraiva, 7°ed. São Paulo, 2013.
MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma (nova) introdução. Série Trilhas, 3ªed, São Paulo: EDUC, 2015.
MARIN, A. J.; SILVA, A. M. M.; SOUZA, M. I. M. (Org.). Ebook: Situações didáticas, recurso eletrônico, 2. ed. Araraquara, São Paulo, 2017.Disponível em: https://www.academia.edu/45622149/SITUAÇÕES_DIDÁTICAS. Acesso em: 05 maio 2022.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2006
NCTM National Council of Teachers of Matematics. De los principios a la acción: para garantizar el éxito matemático para todos. Reston, VA: NCTM, 2015. Disponível em: https://www.nctm.org/Store/Products/De-los-principios-a-la-acción--Para-garantizar-el-éxito-matemático-para-todos-(Spanish-Translation)-(Download)/. Acesso em: 24 maio 2022.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Learning How to Learn. New York: Cambridge University Press, 1984.
PALIS, G. L. R. Educação Matemática: entrelaçando pesquisa e ensino, compreensão e mudança. Revista Educação On-Line, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7456/7456.PDF. Acesso em: 13 jun. 2022.
PALIS, G. L. R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 432-451, São Paulo, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/4288/3695 . Acesso em 12 maio 2022.
PENCINATO, G. S.; FETTERMANN, J. V; OLIVEIRA, D. M. A. Avaliação da Aprendizagem de Línguas através de Tecnologias Educacionais: o Flubaroo em foco. In: FETTERMANN, J. V; CAETANO, J. M. P. (Org.) Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2016.
PENCINATO, G. S.; FETTERMANN, J. V; OLIVEIRA, D. M. A. A ferramenta Flubaroo e suas potencialidades para a avaliação de alunos da educação básica. XIII EVIDOSOL e X CILTEC-Online, 2016. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/upload/166.pdf . Acesso em: 02 maio 2022.
PENCINATO, G. S.; FETTERMANN, J. V; OLIVEIRA, D. M. A. Avaliação online: promovendo a aprendizagem através do feedback. Revista Transformar, 2016. Disponível: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/71 Acesso em 01 jun. 2021.
POMMER, W. M. A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo: [s.n.], 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/wagner-marcelo-pommer-a-engenharia-didatica-em-sala-de-aula-elementos-basicos-e. Acesso em: 27 abr. 2022.
ROSCHELLE, J.; SHECHTMAN, N.; TATAR, D.; HEGEDUS, S.; HOPKINS, B.; EMPSON, S.; JENNIFER KNUDSEN, J.; GALLAGHER, L. P. Integration of Technology, Curriculum, and Professional Development for Advancing Middle School Mathematics: Three Large-Scale Studies. American Educational Research Journal, 47(4), p. 833-878, 2010.Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ906914. Acesso em: 27 abr.2022.
SUH, J.; MOYER, P. S. Developing students' representational fluency using virtual and physical algebra balances. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching, 26(2), p. 155-173, 2007.Disponível em: http://mason.gmu.edu/~jsuh4/JComputingmathscience%20teachingrepresentational.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
VASCONCELOS, Y. L.; YOSHITAKE, M.; LINS, D. A. C.; MELO, A. P. S.; FRANÇA, S. M. Método de caso e estudo de caso: usos no exercício da docência em contabilidade de custos. Custos e @gronegócio on line, v. 9, n. 4, p. 02-18, 2013. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/365. Acesso em: 19 abr. 2022.
Descargas
Publicado
31-08-2023
Métricas
Visualizações do artigo: 100 PDF downloads: 45
Cómo citar
Tostes, D. V. F. ., & Dias , M. de O. . (2023). O Complemento Flubaroo do Google como Proposta de Ferramenta Avaliativa em Geometria Analítica. PARADIGMA, 44(5), 423–447. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p423-447.id1482
Número
Sección
Artículos