Pedagogia: dimensões analíticas para uma compreensão crítica
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1552Palabras clave:
Pedagogia., Dimensões analíticas., Concepções., Curso de Pedagogia.Resumen
O texto objetiva apresentar um ensaio teórico sobre a compreensão da Pedagogia no Brasil no que se refere às suas dimensões epistemológico-acadêmica, político-curricular e formativo-profissional. Foi elaborado a partir de um estado da questão no qual se buscaram as concepções e epistemologias da Pedagogia e do seu curso, expressas na produção acadêmica stricto sensu, na área da educação, no período 1990 a 2023. A base teórica da Pedagogia e do seu curso, conforme Pimenta (1996), Libâneo (1998), Franco (2001), Schmied-Kowarzik (2004), Saviani (2008), Pimenta e Almeida (2021), Pimenta, Pinto e Severo (2022), foi considerada tanto para a explicitação das dimensões quanto para a análise dos dados obtidos. Disso resulta que a Pedagogia, enquanto campo epistemológico, sofreu resistências históricas que limitaram a sua produção acadêmica e inserção curricular nos cursos de Pedagogia e, no bojo dessas resistências, estão presentes disputas político-econômicas sobre a finalidade da educação e da formação dos educadores, com expressiva hegemonia da concepção liberal produtivista na conformação das diretrizes do curso. Conclui-se que a Pedagogia crítica deve subsidiar a ressignificação epistemológica e a reestruturação curricular do curso como compromisso político e formativo dos educadores e educandos.Descargas
Citas
AGUIAR, Márcia Angela de S.; DOURADO, Luís Fernandes (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.
APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
BERCOVICI, Gilberto. Constituição Econômica e Desenvolvimento. São Paulo: Almedina, 2022.
BRASIL. Decreto-Lei n.º 1.190, de 4 de abril de 1939: dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. [1939]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 abr. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística da Educação Superior 2021. Brasília, DF: Mec/Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apr esentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 03 jun. 2023.
BRITO, Flávio Rafael da Silva. Da cientificidade da pedagogia no Brasil: a identidade do pedagogo em debate. 2023. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2023. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/3251/2/Flavio%20Rafael%20da%20Silva%20Brito.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.
CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 01, de 18 de fevereiro de 2002: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2002. [2002a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 02, de 19 de fevereiro de 2002: institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. [2002b]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 11 abr. 2024.
CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. [2006]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf 3ª AULA 11/04/2022. Acesso em: 11 abr. 2024.
DI GIORGI, Cristiano Amaral; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], n. 30, p. 305-323, 2013. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/173. Acesso em: 20 abr. 2024..
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. A pedagogia como ciência da educação: entre práxis e epistemologia. 2001. 257f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
GADOTTI, Moacir; RABELO, Ophelina. Redefinição do curso de pedagogia. Brasília: INEP, 1980.
GATTI, Bernardete; NUNES, Marina Muniz (Orgs.). A Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; LIMA, Vanda Moreira Machado. Cursos de Pedagogia no Brasil: o que dizem os dados do INEP/MEC. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 69-93, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/VAIO/Downloads/admin,+P+%C3%ADginas+de+Ensino+em+Re-Vista+17copia3.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. R. bras. Est. Pedag, v. 91, n. 229, p. 562-583, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2176-66812010000300007&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 14 jan. 2024.
MÜLLER, Luciane dos Santos. Formação do pedagogo: concepções históricas, identidade e formação humana. 2017. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1276?mode=full. Acesso em: 19 abr. 2024.
NOBRE, Marcos. A teoria crítica. São Paulo: Zahar, 2004.
NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 5–16, 2004. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148. Acesso em: 19 abr. 2024.
PEDROSO, Cristina Cinto et al. Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. São Paulo: Cortez, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Rev. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, jan/mar 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201701152815. Acesso em: 09 jan. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido (Org). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. In: Pimenta, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo (org) Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021. p. 39-69.
PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, v. 38, p. 1-17, 2022.
PIMENTA, Selma Garrrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. O Movimento de busca pelas transformações das concepções e práticas de formação de professores na Universidade de São Paulo. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021013, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15953. Acesso em: 19 abr. 2024.
PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia e pedagogos escolares. 2006. 184f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-095259/pt-br.php. Acesso em: 19 abr. 2024.
PONCE, Branca Jurema. O currículo e seus desafios na escola pública brasileira: em busca da justiça curricular. In: PONCE, Branca Jurema; COSTA, Thais Almeida; Wesley Araujo. Justiça Curricular por uma educação escolar comprometida com a justiça social. São Paulo: Dialética, 2023. p. 105-126.
PORTELINHA, Ângela Maria Silveira. A pedagogia nos cursos de pedagogia: desvelando os aspectos teórico-científicos e prático-organizacionais pós-diretrizes curriculares nacionais. 2014. 230f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
REIS, Cíntia Lopes. As concepções dos docentes formadores do curso de pedagogia sobre a formação e atuação do pedagogo. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2016. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24252. Acesso em: 19 abr. 2024.
SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Pensa, 2013.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. (Memória da Educação).
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. Trad. Wolf-gang Leo Maar. São Paulo: Brasiliense, 1988.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A significação da Pedagogia: discurso curricular, representações sociais e perspectivas de ensino na formação inicial de pedagogos. 2012. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4667. Acesso em: 19 abr. 2024.
SINGER, Paul. Power, politics and education. Revista Brasileira de Educação, n. 01, p. 05-15, 1996.
SOARES, Rafaela Celestino. Pedagogia como ciência, afinal é possível isso? contribuições de Dermeval Saviani para o debate epistemológico. 2010. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3760. cesso em: 19 abr. 2024.
SOUZA, Jamerson Murillo Anunciação de; SITCOVSKY, Marcelo. Direitos humanos, democracia e neoconservadorismo. Revista Katálysis, v. 23, n. 2, p. 193-195, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/jDVfHC9VkcxmP6zPVVMJSQw/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2024.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 125 PDF (Português (Brasil)) downloads: 54
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thaiany Guedes da Silva, Maria Nilvane Fernandes, Evandro Luiz Ghedin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.