Lugar de pedagoga(o) não é somente na escola: notas para repensar a profissão e a formação de pedagogas(os) no Brasil

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024009.id1554

Palabras clave:

Curso de Pedagogia., Pedagoga(o)., Formação Inicial., Atuação Profissional., Espaços de Educação Não Escolar.

Resumen

Neste trabalho são apresentadas algumas notas para repensar o processo formativo de pedagogas(os) visando sua inserção e atuação em espaços de educação não escolar. A partir dos resultados de uma pesquisa de doutorado, discutimos como tem se dado essa formação no Brasil, as atividades desses profissionais nesses espaços e os fatores que influenciam sua atuação, que deveriam ser considerados na sua qualificação. O estudo de cunho qualitativo fez uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual utilizou questionário e entrevista. Os dados produzidos foram analisados segundo a análise de conteúdo. Demonstramos que o curso de Pedagogia não leva em conta as atuais demandas formativas requeridas pela sociedade contemporânea, uma vez que desconsidera o sentido ampliado de Educação, Pedagogia e da própria profissão. A discussão pode contribuir para repensar a organização do curso já que os dados indicaram que, embora haja múltiplos espaços em que a educação ocorre, a(o) pedagoga(o) não tem sido formada(o) para atuar em espaços de educação não escolar, pois forma-se o docente.

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Biografía del autor/a

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Técnico administrativo em Educação do Setor Educativo do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Grupo Formação e Profissão Docente e a Linha de Pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Pedagogia (Universidade de Santa Úrsula/RJ); mestre em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos/SP); doutorado em Educação Brasileira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/RJ). Docente da Universidade Federal de Ouro Preto. Integra o Grupo Formação e Profissão Docente e a Linha de Pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Pedagogia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); mestrado em Educação (Universidade Federal de Juiz de Fora); doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas); pós-doutoramento pela UFSCar e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Docente da Universidade Federal de Ouro Preto. Integra o Grupo Formação e Profissão Docente e a Linha de Pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Lucindo, N. I., Nunes, C. M. F., & Araújo, R. M. B. de. (2024). Lugar de pedagoga(o) não é somente na escola: notas para repensar a profissão e a formação de pedagogas(os) no Brasil. PARADIGMA, 45(1), e2024009. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024009.id1554