História da Educação na formação em Pedagogia: análise dos planos de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil, 1969-2024)

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024017.id1562

Palabras clave:

Ensino de História da Educação., Planos de Ensino., Curso de Pedagogia., UFRGS.

Resumen

Este artigo coloca em evidência o entrecruzamento de tensões que representa a presença da disciplina História da Educação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De um lado, encontra-se o movimento de uma área disciplinar que se consolida em torno da pesquisa acadêmica sobre a História da Educação brasileira. De outro, encontram-se pressões sobre o Curso de Pedagogia que tendem a impor um viés mais “prático” ao currículo e reduzir a carga horária das disciplinas de fundamentos da educação. Mediante a análise de 48 planos de ensino, referentes ao período que se estende entre 1969 e 2024, procedeu-se ao escrutínio dos temas propostos para as aulas, a bibliografia indicada e as práticas de ensino e avaliativas. Os resultados da análise apontam para a evidência de que as aulas de História da Educação na UFRGS estiveram na vanguarda do debate que articula ensino e pesquisa, e permitem observar uma preocupação recorrente com a finalidade desse conhecimento na formação docente.

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Biografía del autor/a

Dóris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Grupo de Pesquisa GARPE – Arquivos pessoais, Patrimônio e Educação

Natália Natália Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP) Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Grupo de Pesquisa HISTEB – História da Escolarização no Brasil: políticas e discursos especializados

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Almeida, D. B., & Natália Gil, N. (2024). História da Educação na formação em Pedagogia: análise dos planos de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil, 1969-2024). PARADIGMA, 45(1), e2024017. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024017.id1562