Ideias matemáticas híbridas em vídeos digitais na promoção e na construção da consciência crítica
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025012.id1602Palabras clave:
Educação Matemática, Consciência Crítica, Interdisciplinaridade, Vídeos Digitais, MultimodalidadeResumen
Este trabalho tem como objetivo mostrar como o discurso do vídeo MathNews pode favorecer a promoção da Consciência Crítica. Estudantes do Ensino Médio, no contexto pandêmico, criam significados sobre a pandemia, o crescimento do Coronavírus e Fake News no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Utilizando uma Análise do Discurso Multimodal baseada na Semiótica Social, a narrativa do vídeo foi segmentada em cinco momentos, nos quais recursos multimodais, como metáforas e deslocamentos semióticos, articulam o cotidiano com o discurso matemático. A análise, apoiada nas metafunções ideacionais, interpessoais e textuais, revelou como esses recursos são usados para construir significados complexos e reflexivos, facilitando a compreensão dos conceitos matemáticos e sua conexão com questões sociais. Os resultados mostram que os seres humanos-com-mídias, ao exercerem agency na produção de discursos, criam significados reflexivos, frequentemente articulando menos estruturas matemáticas formais e mais interações que ligam o saber matemático à prática cotidiana. Conclui-se que o discurso do vídeo manifesta responsividade e responsabilidade social, destacando a importância de práticas educativas que integrem a análise crítica das mídias digitais para o desenvolvimento da Consciência Crítica.Descargas
Citas
BORBA, M. C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, v. 108, n. 1-2, p. 385–400, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2. Acesso em: 02 dez. 2024.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. Cham: Springer, 2005.
BORBA, M. C.; O'HALLORAN, K. L.; NEVES, L. X. Multimodality, Systemic Functional-Multimodal Discourse Analysis and Production of Videos in Mathematics Education. In: Handbook of Cognitive Mathematics. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 909-938.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CUNHA, J. F. T.; DOMINGUES, N. S. Humans-with-Media: Twenty-Five Years of a Theoretical Construct in Mathematics Education. In: PEPI, B.; GUEUDET, G.; CHOPPIN, J. (eds.). Handbook of Digital Resources in Mathematics Education. Cham: Springer, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-95060-6_7-1. Acesso em: 02 dez. 2024.
CUNHA, J. F. Licenciatura híbrida em matemática: quais são os papéis dos vídeos digitais. 2023. Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2023.
CARVALHO, G. S. Festival de vídeos digitais e educação matemática crítica. 2023. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/250946. Acesso em: 02 dez. 2024.
CARVALHO, Geciara da Silva; BORBA, Marcelo de Carvalho. Cultura e tecnologias digitais: análise de um círculo de conhecimento. In: Anais do Encontro dos Professores, Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp de Rio Claro, Rio Claro, SP, 2024. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/40-anos-do-ppgem/786853-CULTURA-E-TECNOLOGIAS-DIGITAIS--ANALISE-DE-UM-CIRCULO-DE-CONHECIMENTO. Acesso em: 02 dez. 2024.
CARVALHO, G. S.; COSTA, R. F.; BORBA, M. C. O Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma “cultura” em movimento. Anais do Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática - SITEM, Rio Claro, SP, 06 a 08 de outubro, 2022a.
CARVALHO, G. S.; GIMENEZ, H.; BORBA, M. C. Ciclo do conhecimento e a ação das mídias: o que o vídeo “A geometria das abelhas” pode expressar. Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), on-line, julho, 2022b.
D'AMBROSIO, U. Investigações EtnoMatemaTicas: Programa Etnomatemática por Ubiratan D'Ambrosio. In: SOUSA, O. S. (Org.). e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis. Teresina: IFPI, 2020. p. 40-80. Disponível em: https://doi.org/10.51361/9786586592139. Acesso em: 02 dez. 2024.
D'AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 jun. 2023.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Ação cultural: para a liberdade e outros escritos. 19. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 74. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
GIMENEZ, H. Vídeos digitais e Educação Matemática: uma possibilidade de pesquisa educacional baseada em arte. 2023. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/242350. Acesso em: 02 dez. 2024.
IEDEMA, R. Multimodality, resemiotization: Extending the analysis of discourse as multi-semiotic practice. Visual Communication, v. 2, n.1, p. 29-57. 2003.
GPIMEM. Ensino Fundamental - Mar de Lama: Modelagem na Educação Matemática - III FVDEM (Legends in English). 2020. [Vídeo]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YpCteGqjxd0&t=5s. Acesso em: 02 dez. 2024.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: The social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
O’HALLORAN, K. L. Mathematical discourse: language, symbolism and visual images. London: Continuum, 2005.
O’HALLORAN, K. L. Mathematics as Multimodal Semiosis. In Davis and Davis. Mathematics, Substance, and Surmise, Berlin: Springer, 2015, p. 287-303.
O'HALLORAN, K. L. Visual semiosis in film. In: Multimodal discourse analysis: Systemic functional perspectives, p. 109-130. Add publisher, 2004.
OECHSLER, V. Comunicação Multimodal: produção de vídeos em aulas de Matemática. 2018. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/154093. Acesso em: 02 dez. 2024.
TAYLOR, C. J. Multimodality and audiovisual translation. In: GAMBIER, Y.; VAN DOORSLAER, L. (eds.). Handbook of Translation Studies, v. 4, p. 98-104, 2013.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 40 PDF (Português (Brasil)) downloads: 18
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Geciara da Silva Carvalho, Marcelo de Carvalho Borba

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.