Ideias matemáticas híbridas em vídeos digitais na promoção e na construção da consciência crítica

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025012.id1602

Palabras clave:

Educação Matemática, Consciência Crítica, Interdisciplinaridade, Vídeos Digitais, Multimodalidade

Resumen

Este trabalho tem como objetivo mostrar como o discurso do vídeo MathNews pode favorecer a promoção da Consciência Crítica. Estudantes do Ensino Médio, no contexto pandêmico, criam significados sobre a pandemia, o crescimento do Coronavírus e Fake News no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Utilizando uma Análise do Discurso Multimodal baseada na Semiótica Social, a narrativa do vídeo foi segmentada em cinco momentos, nos quais recursos multimodais, como metáforas e deslocamentos semióticos, articulam o cotidiano com o discurso matemático. A análise, apoiada nas metafunções ideacionais, interpessoais e textuais, revelou como esses recursos são usados para construir significados complexos e reflexivos, facilitando a compreensão dos conceitos matemáticos e sua conexão com questões sociais. Os resultados mostram que os seres humanos-com-mídias, ao exercerem agency na produção de discursos, criam significados reflexivos, frequentemente articulando menos estruturas matemáticas formais e mais interações que ligam o saber matemático à prática cotidiana. Conclui-se que o discurso do vídeo manifesta responsividade e responsabilidade social, destacando a importância de práticas educativas que integrem a análise crítica das mídias digitais para o desenvolvimento da Consciência Crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geciara da Silva Carvalho, Universidade Estadual Paulista

Professora Doutora em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"  (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil. Professor Adjunto na Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua/Av. Alphaville I, 855, Apart. 108, Alphaville, Salvador, Bahia, Brasil, CEP: 41701-015.

Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista

Professor Doutor em Educação Matemática na Cornell University, CORNELL, Estados Unidos. Professor Associado na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"  (UNESP).  cidade, estado, país. Endereço para correspondência: Endereço, Depto de Matemática, UNESP, AV 24A, 1515 - 13506-900 Rio Claro, SP.

Citas

BORBA, M. C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, v. 108, n. 1-2, p. 385–400, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2. Acesso em: 02 dez. 2024.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. Cham: Springer, 2005.

BORBA, M. C.; O'HALLORAN, K. L.; NEVES, L. X. Multimodality, Systemic Functional-Multimodal Discourse Analysis and Production of Videos in Mathematics Education. In: Handbook of Cognitive Mathematics. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 909-938.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CUNHA, J. F. T.; DOMINGUES, N. S. Humans-with-Media: Twenty-Five Years of a Theoretical Construct in Mathematics Education. In: PEPI, B.; GUEUDET, G.; CHOPPIN, J. (eds.). Handbook of Digital Resources in Mathematics Education. Cham: Springer, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-95060-6_7-1. Acesso em: 02 dez. 2024.

CUNHA, J. F. Licenciatura híbrida em matemática: quais são os papéis dos vídeos digitais. 2023. Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2023.

CARVALHO, G. S. Festival de vídeos digitais e educação matemática crítica. 2023. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/250946. Acesso em: 02 dez. 2024.

CARVALHO, Geciara da Silva; BORBA, Marcelo de Carvalho. Cultura e tecnologias digitais: análise de um círculo de conhecimento. In: Anais do Encontro dos Professores, Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp de Rio Claro, Rio Claro, SP, 2024. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/40-anos-do-ppgem/786853-CULTURA-E-TECNOLOGIAS-DIGITAIS--ANALISE-DE-UM-CIRCULO-DE-CONHECIMENTO. Acesso em: 02 dez. 2024.

CARVALHO, G. S.; COSTA, R. F.; BORBA, M. C. O Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma “cultura” em movimento. Anais do Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática - SITEM, Rio Claro, SP, 06 a 08 de outubro, 2022a.

CARVALHO, G. S.; GIMENEZ, H.; BORBA, M. C. Ciclo do conhecimento e a ação das mídias: o que o vídeo “A geometria das abelhas” pode expressar. Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), on-line, julho, 2022b.

D'AMBROSIO, U. Investigações EtnoMatemaTicas: Programa Etnomatemática por Ubiratan D'Ambrosio. In: SOUSA, O. S. (Org.). e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis. Teresina: IFPI, 2020. p. 40-80. Disponível em: https://doi.org/10.51361/9786586592139. Acesso em: 02 dez. 2024.

D'AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022005000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 jun. 2023.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Ação cultural: para a liberdade e outros escritos. 19. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 74. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GIMENEZ, H. Vídeos digitais e Educação Matemática: uma possibilidade de pesquisa educacional baseada em arte. 2023. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/242350. Acesso em: 02 dez. 2024.

IEDEMA, R. Multimodality, resemiotization: Extending the analysis of discourse as multi-semiotic practice. Visual Communication, v. 2, n.1, p. 29-57. 2003.

GPIMEM. Ensino Fundamental - Mar de Lama: Modelagem na Educação Matemática - III FVDEM (Legends in English). 2020. [Vídeo]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YpCteGqjxd0&t=5s. Acesso em: 02 dez. 2024.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: The social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

O’HALLORAN, K. L. Mathematical discourse: language, symbolism and visual images. London: Continuum, 2005.

O’HALLORAN, K. L. Mathematics as Multimodal Semiosis. In Davis and Davis. Mathematics, Substance, and Surmise, Berlin: Springer, 2015, p. 287-303.

O'HALLORAN, K. L. Visual semiosis in film. In: Multimodal discourse analysis: Systemic functional perspectives, p. 109-130. Add publisher, 2004.

OECHSLER, V. Comunicação Multimodal: produção de vídeos em aulas de Matemática. 2018. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/154093. Acesso em: 02 dez. 2024.

TAYLOR, C. J. Multimodality and audiovisual translation. In: GAMBIER, Y.; VAN DOORSLAER, L. (eds.). Handbook of Translation Studies, v. 4, p. 98-104, 2013.

Publicado

20-01-2025

Métricas


Visualizações do artigo: 40     PDF (Português (Brasil)) downloads: 18

Cómo citar

Carvalho, G. da S., & Borba, M. de C. (2025). Ideias matemáticas híbridas em vídeos digitais na promoção e na construção da consciência crítica. PARADIGMA, 46(1), e2025012. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025012.id1602

Número

Sección

Artículos