Hipertextos digitales como material de enseñanza para el estudio previo sobre la metodología de aula invertida: percepciones de académicos de salud

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p668-692.id884

Palabras clave:

Sala de aula invertida. Pré-aula. Estudo prévio. Hipertexto digital. Material didático.

Resumen

As transformações que vêm ocorrendo no ensino têm impactado as práticas pedagógicas e metodologias, sendo uma delas a sala de aula invertida. Um dos momentos desta metodologia é a pré-aula, para a qual é necessário a elaboração de materiais didáticos. Este estudo de caso, de natureza quantitativa-qualitativa, teve como objetivo investigar as percepções de acadêmicos da área da saúde sobre a utilização de hipertextos digitais como material de estudo prévio na sala de aula invertida e sugeri-los como possibilidade de material didático prévio. Os participantes foram acadêmicos de anatomia humana de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Foram realizadas seis aulas invertidas, para as quais foram elaborados hipertextos digitais para estudo prévio. Os dados foram coletados por um questionário em anexo a cada hipertexto disponibilizado e as questões foram analisadas através dos escores das respostas e da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para maior acesso aos hipertextos digitais por telefone celular, com dificuldades principalmente nas primeiras aulas, em aspectos técnicos e didáticos; os hipertextos digitais foram considerados adequados por serem completos e de fácil entendimento, e o seu item constituinte que mais auxiliou foram os textos.

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Biografía del autor/a

Camila Maria Bandeira Scheunemann, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2013). Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2016). Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2015). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2018). Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil.

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com período sanduíche pelo PDSE/CAPES na Universidade do Porto - Portugal (2018). Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, integrando a linha de pesquisa Gestão Escolar e Universitária. Participa do setor da Formação Docente, no Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação - NIAF na UNISINOS.

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Publicado

03-09-2020

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Cómo citar

Bandeira Scheunemann, C. M., & de Almeida, C. M. M. (2020). Hipertextos digitales como material de enseñanza para el estudio previo sobre la metodología de aula invertida: percepciones de académicos de salud. PARADIGMA, 668–692. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p668-692.id884