Posibilidades y limitaciones de una propuesta de aplicación de la metodología del aula invertida con el uso de TDIC en la enseñanza de las matemáticas

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p573-606.id921

Palabras clave:

TICs no ensino de matemática, Metodologias ativas de aprendizagem, Sala de aula invertida.

Resumen

O presente artigo, com o uso da abordagem qualitativa, apresenta alguns resultados da investigação sobre possibilidades e limitações da utilização da metodologia Sala de Aula Invertida em aulas de matemática para turmas do 8º ano do E.F., mediante a produção e aplicação de uma proposta de ensino envolvendo o uso de TICs. Nessa abordagem de ensino, o aluno tem contato com informações sobre os conteúdos em estudo antes da aula; e de forma online. Asim, amplia-se o tempo do espaço escolar para atividades práticas de compreensão e de resolução de problemas bem como para o atendimento personalizado do aluno. O estudo justificou-se devido à escassez de trabalhos relacionados à Sala de Aula Invertida, em nível nacional, no que tange o ensino de Matemática na Educação Básica. Por meio das percepções de pais, alunos, equipe pedagógica e professor pesquisador, buscou-se investigar as possibilidades e limitações da metodologia Sala de Aula Invertida, adaptada em uma proposta de ensino e à realidade do professor. Os resultados foram obtidos a partir de questionários, gravações de áudio dos encontros, folhas de registros, anotações de campo e relatórios, e foram submetidos à análise de conteúdo, conforme Bardin (2006), que possibilitou identificar as compreensões manifestadas pelos participantes.

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Biografía del autor/a

Braian Lucas Camargo Almeida, Universidade Federal do Paraná / Curitiba-PR

Doutorando em Educação Matemática - PPGECM/UFPR. Mestre em Matemática - PROFMAT/UTFPR - Câmpus Pato Branco. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UTFPR - Pato Branco/PR (2013). Técnico em Informática pela ETEC. Dr. Demétrio Azevedo Júnior - Itapeva/SP (2009). Tem experiência como Professor de Matemática e de Robótica no Ensino Fundamental, Médio e como Professor de Magistério superior na UTFPR - Câmpus Pato Branco/PR (2014-2015). Atualmente sou professor orientador no curso de Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade, promovido pela UTFPR Câmpus Dois Vizinhos, e é professor Substituto do Magistério Superior na UTFPR - Campus Dois Vizinhos/PR, atuando nas disciplinas relacionadas ao Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear e Matemática Discreta.

Janecler Aparecida Amorin Colombo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná / Pato Branco-PR

Possui graduação em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997), especialização em Educação Matemática, Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora Nível Associado II no Departamento de Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, representação semiótica, resolução de problemas, metodologias de ensino, processos de ensino e aprendizagem da matemática.

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Publicado

03-09-2020

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Cómo citar

Almeida, B. L. C., & Colombo, J. A. A. (2020). Posibilidades y limitaciones de una propuesta de aplicación de la metodología del aula invertida con el uso de TDIC en la enseñanza de las matemáticas. PARADIGMA, 573–606. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p573-606.id921