Unidades de Ensino Potencialmente Significativas no Ensino de Matemática: Contribuições da Aprendizagem Significativa

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025013.id1603

Keywords:

Aprendizagem significativa, UEPS, Educação Financeira, Metodologias ativas

Abstract

Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa realizada no contexto de uma dissertação de mestrado intitulada “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em Matemática”. A investigação analisou o desenvolvimento e a implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) a partir da perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O estudo foi conduzido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública, utilizando metodologias ativas e tecnologias digitais como estratégias para aprimorar o ensino e a aprendizagem em Matemática. Os resultados indicaram que as UEPS contribuíram para a construção de aprendizagens mais aprofundadas e para a superação de dificuldades em conteúdos como números irracionais e matemática financeira. Apesar das limitações de infraestrutura tecnológica enfrentadas durante a pesquisa, foram identificadas evidências claras de aprendizagens significativas, o que reforça a importância das UEPS como uma ferramenta pedagógica inovadora e eficaz no enfrentamento dos desafios da educação contemporânea.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pâmela Veridiane da Silva Damian, Universidade Luterana do Brasil

Máster en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas por la Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Doctoranda en el Programa de Posgrado en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (PPGECIM) de la Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Dirección para correspondencia: Av. Farroupilha, 8001, Edificio 14, Sala 338, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 92425-900.

Carmen Teresa Kaiber, Universidad Luterana de Brasil

Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad Pontificia de Salamanca, España. Profesora en el Programa de Posgrado en Enseñanza de Ciencias y Matemática (PPGECIM) de la Universidad Luterana de Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Dirección para correspondencia: Av. Farroupilha, 8001, Edificio 14, Sala 338, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 92425-900.

References

Almeida, M. E. B. de. (2018). Apresentação. In L. Bacich & J. Moran (Orgs.), Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.

Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo.

Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1980). Psicologia educacional (2. ed.). Rio de Janeiro: Interamericana.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.

Damian, P. V. S. (2023). Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática. Dissertação de Mestrado, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS.

Damian, P. V. S., & Kaiber, C. T. (2022). Caderninho de matemática: experiências e percepções no pós-ensino remoto. In Anais do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília, DF: Online. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483984-CADERNINHO-DE-MATEMATICA--EXPERIENCIAS-E-PERCEPCOES-NO-POS-ENSINO--REMOTO. Acesso em: 29 out. 2024.

Dewey, J. (1979). Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Editora Nacional.

Freire, P. (1970). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (Orgs.). (2009). Métodos de pesquisa (1. ed.). Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Godino, J. D., Batanero, C., Contreras, A., Estepa, A., Lacasta, E., & Wilhelmi, M. R. (2013). Engenharia didática como pesquisa baseada em design. Comunicação apresentada no CERME 8 (Turquia). Disponível em: http://cerme8.metu.edu.tr/wgpapers/WG16/WG16_Godino.pdf. Acesso em: 06 jan. 2023.

Moreira, M. A. (2011). Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS. Original não publicado. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.

Ponte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2016). Investigação baseada em design para compreender e melhorar práticas educativas. Quadrante, 25(2). Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28786/1/Ponte%2C%20Carvalho%2C%20MataPereira%2C%20Quaresma%20Quadrante_25%282%29_2016.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.

Published

2025-01-20

Métricas


Visualizações do artigo: 27     PDF (Português (Brasil)) downloads: 40

How to Cite

Damian, P. V. da S., & Kaiber, C. T. (2025). Unidades de Ensino Potencialmente Significativas no Ensino de Matemática: Contribuições da Aprendizagem Significativa. PARADIGMA, 46(1), e2025013. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025013.id1603