Reflexões Internacionais sobre as Características Decolonizadoras do Programa Etnomatemática
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025014.id1604Keywords:
Características Decolonizadoras, Decolonização, Etnomatemática, Glocalização, ReflexõesAbstract
Uma tendência comum em Educação Matemática é valorizar e respeitar os saberes e fazeres matemáticos locais em seu paradigma de pesquisas, que é um dos objetivos de processos decolonizadores. Assim, para melhor compreender como a etnomatemática se relaciona com a perspectiva decolonial do conhecimento matemático eurocêntrico, esse estudo objetivou compreender as reflexões de 12 participantes, que são investigadores brasileiros e internacionais, sobre essa relação, por meio da elaboração de categorias analíticas para um entendimento holístico desse fenômeno. Os resultados desta pesquisa qualitativa mostram que o processo decolonizador desencadeado pela Etnomatemática evoca um distúrbio que causa uma revisão de normas e regulamentos no processo de ensino e aprendizagem em Matemática ao propor um diálogo decolonizador do conhecimento matemático.Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Arturo Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo, SP: Edições 70, 1977.
BAUER, M.; GASKELL G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.
BERRY, J. W. On cross-cultural comparability. International Journal of Psychology, v. 4, p. 119-128, 1969.
BISHOP, A. J. Western mathematics: the secret weapon of cultural imperialism. Race & Class, v. 32, n. 2, p. 51-65, 1990.
BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. J. D. An invitation of reflexive sociology. Chicago, IL: University of Chicago, 1992.
BRANDES, G. M.; KELLY, D. M. Teaching for social justice: teachers inquire into their practice. Educational Insights, v. 8, n. 3, p. 1-7, 2004.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo, SP: UNESP, 2011.
CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomatemática. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Editora Ática, 1990.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 189-194, 2018.
D’Ambrosio, U.; D’Ambrosio, B. S. The role of ethnomathematics in curricular leadership in mathematics education. Journal of Mathematics Education at Teachers College, v. 4, p. 19-25, 2013.
DEHLER, G. E.; WELSH R. W. Problematizing deviance in contemporary organizations: a critical perspective. Stamford, CT: JAI Press, 1998.
EGLASH, R., BENNETT, A., O’DONNELL, C., JENNINGS, S.; CINTORINO, M. Culturally situated designed tools: ethnocomputing from field site to classroom. American Anthropologist, v. 108, n. 2, 347-362, 2006.
GIULIANOTTI, R., ROBERTSON, R. Recovering the social: globalization, football, and transnationalism. Global Networks, v. 7, n. 2, p. 144–186, 2007.
GUDYKUNST, W. B. Cultural variability in communication. Communication Research, v. 24, n 4, p. 327-348, 1997.
HARRIS, M. The epistemology of cultural materialism. In: HARRIS, M. (Ed.). Cultural materialism: the struggle for a science of culture. New York, NY: Random House, 1980. pp. 29-45.
HEADLAND, T. N., PIKE, K. L.; MARVIN, H. Emics and etics: the insider/outsider debate. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1990.
HUTCHINSON S. A. Responsible subversion: a study of rule-bending among nurses. Scholarly Inquiry for Nursing Practice, v. 4, n. 1, p. 3-17, 1990.
ISEKE-BARNES, J. M. Ethnomathematics and language in decolonizing mathematics. Race, Gender & Class in Education, v. 7, n, 3, p. 133–149, 2000.
ISER, W. On translatability. Surfaces, v. 4307, p. 5-13, 1994.
LAENUI P. Processes of decolonization. In: BATTISTE M. A. (Ed.). Reclaiming Indigenous voice and vision. Vancouver, Canada: UBC Press, 2000. pp. 150-160.
LYMAN, L. L., ASHBY, D. E.; TRIPSES, J. S. Leaders who dare: pushing the boundaries. Lanham, MD: Rowman & Littlefield Education, 2005.
MARZANO, R. J., WATERS, T.; MCNULTY, B. A. School leadership that works: from research to results. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Developments, 2005.
PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods. 3rd Edition. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2002.
PELTO, P. J.; PELTO, G. H. Anthropological research: the structure of inquiry. New York, NY: Cambridge University Press, 1978.
ROBERTSON, R. Globalization: social theory and global culture. London, England: Sage Publications, 1992.
ROBERTSON, R. Glocalization: time-space and homogeneity-heterogeneity. In: FEATHERSTONE, M. (Ed.). Global modernities. London, England: Sage, 1995. pp. 25-44.
ROBINS K. Tradition and translation: national culture in its global context. In: CORNER J.; HARVEY S. (Orgs.). Enterprise and heritage: crosscurrents of national culture. Londres, England: Routledge, 1991. pp.21-45.
ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELL) students: the case of Mathematics. Doctorate dissertation in Education (Educational Leadership). College of Education, California . Sacramento, California: California State University, Sacramento (CSUS), 2010.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling: an ethnomathematical holistic tool. Academic Exchange Quarterly, v. 14, n. 3, p. 191-195, 2010.
ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomatemática: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 4, 865-879, 2012.
ROSA, M.; OREY, D. C. Evidence of creative insubordination in the research of pedagogical action of ethnomathematics program. In: D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Orgs.). Creative insubordination in Brazilian mathematics education research. Raleigh, NC: Lulu Press, 2015a. pp. 131-146
ROSA, M.; OREY, D. C. Three approaches in the research field of ethnomodelling: emic (local), etic (global), and dialogical (glocal). Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 8, n. 2, p. 364-380, 2015b.
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelación como un proceso de glocalización y decolonización. Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática - REVIEM, v. 4, n. 2, p. 1-23, 2024
WALKER, M. Race is nowhere, and race is everywhere: narratives from black and white South African university students in post-apartheid. South Africa: British Journal of Sociology of Education, v. 26, n. 1, p. 41‒54, 2005.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 43 PDF (Português (Brasil)) downloads: 27
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Milton Rosa, Daniel Clark Orey

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.