A emergência da Pedagogia Neoliberal: entremeios na educação brasileira

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024002.id1547

Palavras-chave:

Neoliberalismo., Educação., Pedagogia neoliberal., Organismos Internacionais., Empreendedorismo.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a constituição da pedagogia neoliberal orientada por uma racionalidade empresarial que permeia a realidade da educação nacional. O campo analítico se baseou, centralmente, em textos e documentos de organismos internacionais tendo em vista a ausência do debate no país. Os fundamentos teóricos e metodológicos se ancoram em bases marxistas, com ênfase para a compreensão histórico-dialética do liberalismo e do neoliberalismo; dos limites históricos de proposições sobre teorias pedagógicas e as finalidades educativas das demandas atuais do capitalismo; assim como em aspectos emergentes das novas demandas da racionalidade empresarial na formação escolar. Os achados do estudo apontam que, em âmbito internacional, o debate se apresenta bastante consolidado, mas ainda é incipiente sobre a emergência, no cenário brasileiro, de uma pedagogia que se propõe a formar o sujeito-empreendedor de si, responsável por sua própria performance em que o individualismo é a tônica evidenciada no cenário atual do neoliberalismo. Tal hiato dificulta e reflete, em certa medida, a secundarização de reflexões dessa natureza no campo crítico da educação.  

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Biografia do Autor

Miryan Cruz Debiasi, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE

Licenciatura em Pedagogia - Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) Mestrado em Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Doutorado em Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA)

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduação em Administração - Universidade Regional de Blumenau (FURB) Mestrado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Doutorado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA)

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Publicado

2024-09-30

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Como Citar

Debiasi, M. C., & Mueller, R. R. (2024). A emergência da Pedagogia Neoliberal: entremeios na educação brasileira. PARADIGMA, 45(1), e2024002. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024002.id1547