Pedagogia Universitária: o que indicam as pesquisas?

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1561

Palavras-chave:

Docência universitária., Educação Universitária., Ensino Superior., Metodologia do Ensino Superior., Universidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa do tipo estado da arte sobre a Pedagogia Universitária, e teve o objetivo de mapear as produções científicas que tenham centralidade nessa temática. O estudo foi realizado com base em textos do tipo artigo científico publicados em duas bases de dados, considerando esse último decênio. Os resultados apontam uma ampliação com relação aos estudos sobre esse tema, bem como reconhece a necessária reconfiguração do papel docente e das práticas de ensinar e aprender no ensino superior. No entanto, é importante destacar que este estudo, da mesma forma, aponta caminhos esperançosos diante desse contexto marcado pelas mudanças paradigmáticas e reconhecem a universidade como essencial para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento, ainda que assolada pelas exigências mercadológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Docente no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Graduação em Teologia, Mestrado e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST). Docente nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Sidnei Gripa, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Graduação em Administração, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) Mestrado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Tupy - (UNISOCIESC) Doutorado em Ciências Contábeis e Administração - Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pró-reitor de graduação – Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Brusque, Santa

Referências

ÁLVAREZ, P. La función tutorial en la universidad; una apuesta por la mejora de lacalidad de la enseñanza. Madrid: EOS, 2002.

ÁLVAREZ, P. Estrategias de intervencion tutorial en la universidad: una experiencia para la formación integral del alumnado de nuevo ingresso. In: Tendencias Pedagógicas, Madrid, v.1, nº 16, 2010.

ANASTASIOU, L. G. C. Metodologia de ensino na universidade brasileira: elementos de uma trajetória. p.57-70. In: CASTANHO, M. E.; CASTANHO, S. Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001, p. 126-148.

ARALDI, F.; FARIAS, F. M. A.; FOLLE, A. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: CONTEXTOS, CONCEPÇÕES, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO DOCENTE. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 36, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1512. Acesso em: 5 fev. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASTOS, M. H. C. Do Curso de Pedagogia à Faculdade de Educação/PUCRS: (Porto Alegre/RS - 1942-2015). Educação Real, v.41, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623667732. Acesso em: 15 dez. 2023.

CANTANO, M. M. R.; SCORZONI, M. F. M.; RIVAS, N. P. P.; LIMA, B. P. da S.; BATISTA, S. H. S. da S. Pedagogia Universitária no Brasil: O que revela a produção bibliográfica?. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 34, n. 67, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17940. Acesso em: 15 abr. 2024.

CORRÊA, S. S.; THIESEN, J. S.; HENTZ, I. C.. Contribuições para o estado da arte: O que apontam as pesquisas sobre a reforma do ensino médio? Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 31. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55052. Acesso em: 16 dez. 2023.

CYRINO, M.; SOUZA Neto, S. D.; SARTI, F. M.. Concepção, implementação e análise de um dispositivo de acompanhamento de estagiários como parte de uma pesquisa colaborativa. Educação em Revista, São Paulo, v. 36, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698228755. Acesso em: 15 dez. 2023.

COULON, A. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, 2017. https://www.scielo.br/j/ep/a/Y8zKhQs4W7NYgbCtzYRP4Tb/abstract/?lang=pt#ModalHowcite. Acesso em: 22 jan. 2024.

CUNHA, M. I. da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/xR9JgbzxJggqLZSzBtXNQRg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2024.

FELDEN E. de L. Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, São Paulo, v. 98, n. 250, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2858. Acesso em: 1º abr. 2024.

FERREIRA, N. S. de A. Pesquisas intituladas estado da arte: em foco. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, São Paulo, v. 2, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/524. Acesso em: 2 abr. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 31, n. 113, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/#. Acesso em: 19 fev. 2024.

GEOCAPES. Sistema de dados estatísticos da Capes. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes. Acesso em: 15 abr. 2024.

LOPES P., Carbinatto MV. Princípios da pedagogia freiriana na extensão universitária em Ginástica para Todos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 28, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280008. Acesso em: 19 fev. 2024.

MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. As pesquisas do tipo “estado da arte” em educação: sinalizações teórico-metodológicas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/980. Acesso em: 5 abr. 2024.

MELLO, E. M. B.; FREITAS, D. P. S. de. Possibilidades formativas para os docentes universitários: compromisso institucional. Educar em Revista, São Paulo, v. 34, n. 67, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.51483. Acesso em: 5 abr. 2024.

MILANI C. S., SOARES D. B., SCHIAVON L.M. “Olha o que eu aprendi na ginástica”: Impactos afetivos de aulas de ginástica em crianças pequenas na perspectiva de familiares. Journal Physic Educacion, v. 32, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/JPHYSEDUC.V32I1.3245. Acesso em: 1º abr. 2024.

MOITA, F.; ANDRADE, F. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 14, n. 41, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/41392946_Ensino-pesquisa-extensao_um_exercicio_de_indissociabilidade_na_pos-graduacao. Acesso em: 1º abr. 2024.

MORIN, E.; DÍAZ, C. J. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.

MOROSINI, M. (org.). Enciclopédia brasileira de educação superior (EBES) [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora PUCRS, 2021. Disponível em: https://editora.pucrs.br/livro/1563. Acesso em: 15 abr. 2024.

NÓVOA, A. Profissão professor. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 2014.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da Escola. Educação & Realidade, São Paulo, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 1º abr. 2024.

NÖRNBERG L, RESCHKE M. J. D., GARCIA J. B. Impactos dos contextos emergentes na aula universitária: tensões e perspectivas. Educação em revista, v. 39, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469838758. Acesso em: 1º abr. 2024.

SACRISTÀN, J.G; GÓMEZ, A.I. Compreender e transformar o ensino. Tradução Ernani F. da. Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANTOS, M. A. R.; SANTOS, C. A. F.; SERIQUE, N. P.; LIMA, R. R. Estado da arte: aspectos históricos e fundamentos teórico-metodológicos. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 17, 2015. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/215. Acesso em: 2 fev. 2024.

SOARES, S. R. Pedagogia Universitária: campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (org.). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 93 -108.

SOARES S. R., CUNHA M. I. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000200003. Acesso em: 18 fev. 2024.

SORDI M. R. L. D. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educação em revista, São Paulo, v. 35, n. 75. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67031. Acesso em: 15 fev. 2024.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.

PIMENTA, S. G. Apresentação da Coleção Docência em Formação. In: ALMEIDA, M. I. de. Formação de Professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

RAUPP, B. Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 27, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270043. Acesso em: 12 fev. 2024.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

VIEIRA, R. A.; ALMEIDA, M. I.. Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 2, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201605141169. Acesso em: 12 fev. 2024.

XAVIER A. R. C, AZEVEDO M. A. R. D. Assessoria pedagógica universitária no contexto da universidade nova: mapeamento e reflexões. Educação em revista, São Paulo, v. 36, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698232232. Acesso em: 17 fev. 2024.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 78     PDF downloads: 56

Como Citar

Corrêa, S. de S., Baade, J. H., & Gripa, S. (2024). Pedagogia Universitária: o que indicam as pesquisas?. PARADIGMA, 45(1), e2024016. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1561