AS PERCEPCIONES DE LOS PROFESORES DE LAS REDES ESTATALES DE MATO GROSSO Y RIO GRANDE DO SUL FRENTE DE EDUCACIÓN A DISTANCIA Y HERRAMIENTAS DIGITALES PARA EL CURSO ESCOLAR 2020
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p242-266.id1095Palabras clave:
Tecnologias digitais; Ensino remoto; Recursos digitais.Resumen
Frente à pior pandemia do último século, a estratégia viável para os sistemas de ensino foi realizar atividades educacionais por aplicativos e plataformas que facilitem a comunicação entre a escola e estudantes. Diante deste cenário, a presente pesquisa qualitativa objetivou analisar as percepções dos professores, das redes estaduais de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, nos municípios de Querência e Arroio do Sal respectivamente, em relação ao ensino remoto e as tecnologias digitais. Foi realizada entre no mês de novembro de 2020, por meio de formulário eletrônico encaminhado para unidades escolares de Querência e de Arroio do Sal. Foram 82 respondentes que consentiram e responderam na íntegra ao solicitado. Como maiores dificuldades encontradas pelos professores com o retorno às aulas, sobrecarga de trabalho – 93,80% para Querência e 82,40% para Arroio do Sal – a falta de acesso e de conhecimento por parte dos estudantes – 79,30% em Querência e 73,30% em Arroio do Sal. Todavia, o que se pode constatar é que a falta de formação foi maior em Querência – 41,70% – reflexo da não atenção devida pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso, que se soma a falta de conhecimento sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Descargas
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