A singularidade do sujeito nas pesquisas qualitativas

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024026.id1533

Palabras clave:

Sujeito, Singularidade, Subjetividade, Pesquisa Qualitativa, Significados

Resumen

Os estudos de natureza qualitativa são uma escolha de muitos pesquisadores da área da educação e se configuram como um campo amplo de estudos. Nesse sentido, optamos por focar em um dos aspectos inerentes a pesquisa qualitativa, a singularidade do sujeito. Tal escolha se deu em virtude do entendimento de que os aspectos subjetivos e singulares dos sujeitos são elementos fundamentais para estudos dessa natureza. Considerando tais pressupostos, realizamos uma revisão teórico conceitual acerca dos principais conceitos envolvidos no tema, com o objetivo de compreender os significados da singularidade do sujeito na Pesquisa qualitativa. Para tal, discutimos os conceitos de sujeito, singularidade e intersubjetividade, bem como, tecemos discussões sobre a pesquisa qualitativa, suas características e como estas se relacionam com o sujeito singular. A partir dessa discussão tornou-se evidente que a singularidade do sujeito está estritamente relacionada às características da pesquisa qualitativa e se expressa através de atributos únicos, mas também, carrega traços sociais, históricos e culturais que são de interesse dessa abordagem de pesquisa e requerem um olhar atento e sensível do pesquisador. Acreditamos que o diálogo proferido pode contribuir de maneira significativa para a ampliação do conhecimento nesse campo de estudos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bossi e Ivone Castilho Benedetti. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ALMEIDA, Maria da Conceição de; KNOBBE, Margarida Maria. Ciclos e Metamorfoses: uma experiência de reforma universitária. Porto Alegre: Sulina, 2003.
ANDRADE, D. F.; LUCA, A. Q.; SORRENTINO, M. O diálogo em processos de políticas públicas de educação ambiental no Brasil. Educação & Sociedade, v. 33, p. 613-630, 2012. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200015
ARAÚJO, C. M. de; LOPES DE OLIVEIRA, M. C. S.; ROSSATO, M. O Sujeito na Pesquisa Qualitativa: Desafios da Investigação dos Processos de Desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [S. l.], v. 33, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19506. Acesso em: 17 abr. 2022.
BIRMAN, Joel. Sujeito, singularidade e interpretação em psicanálise. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 1, n. 2, p. 126-142, 1991.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.
CARVALHO, Virgínia Donizete de; BORGES, Livia de Oliveira; RÊGO, Denise Pereira do. Interacionismo simbólico: origens, pressupostos e contribuições aos estudos em Psicologia Social. Psicologia: ciência e profissão, v. 30, p. 146-161, 2010.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista portuguesa de educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
COELHO, Nelson Ernesto; FIGUEIREDO, Luís Cláudio. Figuras da intersubjetividade na constituição subjetiva: dimensões da alteridade. Interações, v. 9, n. 17, p. 9-28, 2004.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
GEERTZ, C. Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura. In C. GEERTZ. A interpretação das culturas. Capítulo 1, Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura, pp 13-4.1 Rio de Janeiro, LTC, 213 p. 1989. Disponível em: http://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/GEERTZ,%20%281989%29%20P.13-41.pdf Acesso: maio 14, 2022.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
GÓES, Maria Cecília Rafael. Os modos de participação do outro nos processos de significação do sujeito. Temas em psicologia, v. 1, n. 1, p. 1-5, 1993.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. Psicologia da Educação, n. 13, p. 9-15, 2001.
GONZÁLEZ REY, Fernando; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Una epistemología para el estudio de la subjetividad: Sus implicaciones metodológicas. Psicoperspectivas, v. 15, n. 1, p. 5-16, 2016
GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Apuntes para una Crítica Pentadimensional de la Investigación Socioeducativa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 32, n. 18, p. 40-78, maio/ago. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3916/3183 Acesso: maio 13, 2022
GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 17, p. 155-183, 2020. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/322/200 Acesso: abril 10, 2022.
GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Uso del enfoque pentadimensional en el análisis interno de productos escritos de investigación. Revista Educação em Questão. 2005; 23(9):7-15.[fecha de Consulta 13 de Mayo de 2022]. ISSN: . Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=563959955002
GONZÁLEZ, Fredy Enrique; VILLEGAS, Maria Margarita. Fundamentos Epistemologicos en la Construccion de una Metodica de Investigacion. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 89-121, ago. 2009. ISSN 1809-0354. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1449. Acesso em: 14 maio 2022. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n1p89-121.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, p. 201-209, 2006. https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010
JACOB, E. Clarifying Qualitative Research: A Focus on Traditions. Educational Researcher, Vol. 17, No. 1, 16-24, 1998. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271332787_Boys_in_white_A_classic_of_qualitative_research_turns_50/fulltext/55f309ae08ae1d980393a8f3/Boys-in-white-A-classic-of-qualitative-research-turns-50.pdf
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 2. Ed. São Paulo: Paulus, 2010.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2015.
MAHEIRIE, Kátia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, v. 7, n. 13, p. 31-44, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Limitada, 2011.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de saúde pública, v. 9, p. 237-248, 1993.
MOLON, Susana Inês. Notas sobre constituição do sujeito, subjetividade e linguagem. Psicologia em estudo, v. 16, p. 613-622, 2011.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 8ª ed. 2003.
NOGUEIRA-MARTINS, Maria Ceriza Fantini; BÓGUS, Cláudia Maria. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para estudo das ações e humanização em saúde. Saúde e sociedade, v.13, p 44-57, 2004.
OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias, v. 2, n. 3, 2008.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: Um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: Ed. UFG; 2011.
PATIAS, Naiana Dapieve; VON HOHENDORFF, Jean. Critérios de Qualidade para Artigos de Pesquisa Qualitativa. Psicologia em Estudo, v. 24, 21 nov. 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/43536/751375148997 DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.43536
PINHEIRO, Marina Assis; MEIRA, Luciano R. Psicologia discursiva e o sujeito do conhecimento: a singularidade como questão. Psicologia em Estudo, v. 15, p. 603-611, 2010.
PRIBERAM, "singularidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2021, Disponível em: https://dicionario.priberam.org/singularidade. Acesso em 09 ago. 2021.
RIBAS, Adriana Ferreira Paes; MOURA, Maria Lucia Seidl. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. Psicologia em estudo, v. 11, n. 1, p. 129-138, 2006.
SOUZA, E. M. (org.), “Metodologias e analíticas qualitativas em pesquisa organizacional,” EDUFES, acesso em 12 de março de 2022, disponível em <<http://www.edufes.ufes.br/items/show/26.>
SPINK, Mary Jane P. Pessoa, indivíduo e sujeito: notas sobre efeitos discursivos de opções conceituais. Psicologia social e pessoalidade, p. 1-22, 2011. Disponivel em: https://books.scielo.org/id/xg9wp/pdf/spink-9788579820571-03.pdf
TACCA, María Carmen Villela Rosa; GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicologia: ciência e profissão, v. 28, p. 138-161, 2008
TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde pública, v. 39, p. 507-514, 2005.
VILLEGAS, Maria Margarita; GONZÁLEZ, Fredy Enrique. La investigación cualitativa de la vida cotidiana: Medio para la construcción de conocimiento sobre lo social a partir de lo individual. Psicoperspectivas, v. 10, n. 2, p. 35-59, 2011.
ZANELLA, Andréa Vieira. Sujeito e alteridade: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia & Sociedade, v. 17, p. 99-104, 2005.
ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil. Educar em Revista, [S.l.], v. 33, n. 65, p. p. 149-166, ago. 2017. ISSN 1984-0411. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47454 . Acesso em: 17 abr. 2022.
BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2.ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, 160 p..
ALMEIDA, Gabriela. A Singularidade Filosófica: Uma Reflexão Semblante Substancial. In: Rabisco da História (https://rabiscodahistoria.com/). Junho, 2023. Disponível em: https://rabiscodahistoria.com/a-singularidade-filosofica-uma-reflexao-semblante-substancial/. Acesso em: 30 dez. 2023.
RIBEIRO, Arthur. Abstração, Permanência e Singularidade: Desvendando o universo da filosofia. In: Rabisco da História (https://rabiscodahistoria.com/). Agosto, 2023. Disponível em: https://rabiscodahistoria.com/abstracao-permanencia-e-singularidade-desvendando-o-universo-da-filosofia/
SEIDEL, Verônica Franciele. Da singularidade à polifonia: uma proposta de releitura da teoria bakhtiniana. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso 17 (1) • Jan-Mar 2022 • https://doi.org/10.1590/2176-457352595
BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. A ontologia da singularidade e a educação em Hannah Arendt: Uma preparação para o mundo. Revista Portuguesa de Educação, vol. 31, núm. 1, january-june, 2018, pp. 79-93. Disponível in: https://www.redalyc.org/pdf/374/Resumenes/Resumen_37454959008_1.pdf
RIBEIRO, Osvaldo Marba. Intersubjetividade ou inter-relação. Rev. bras. psicanál, São Paulo , v. 49, n. 1, p. 207-220, mar. 2015 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0486-641X2015000100014&lng=pt&nrm=iso . acessos em 30 dez. 2023.

Publicado

30-01-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 306     PDF (Português (Brasil)) downloads: 146

Cómo citar

Almeida, D. P. de, Villegas Graterol, M. M., & González, F. E. (2024). A singularidade do sujeito nas pesquisas qualitativas. PARADIGMA, 45(1), e2024026. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024026.id1533

Número

Sección

Artículos