FORMACIÓN CONTINUA EN UNA PROPUESTA PARA UTILIZAR METODOLOGIAS ACTIVAS EN LA PERSPECTIVA DEL APRENDIZAJE CREATIVO
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p177-199.id1146Palabras clave:
Metodologias ativas. Aprendizagem criativa. Formação de professores.Resumen
Este artigo trata de uma pesquisa de mestrado sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de ciências com a implementação de um curso de formação continuada para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizou-se para tal uma sequência didática adaptada ao ensino remoto para o quinto ano do ensino fundamental sob a perspectiva da aprendizagem criativa. O objetivo da pesquisa foi o de identificar de que forma fatores como o conhecimento das abordagens de ensino, o papel da metacognição e da experiência, que permeiam a utilização de metodologias ativas, impactam na escolha dos docentes para o emprego de metodologias ativas em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo partiu da implementação do curso de qualificação docente em ambiente virtual com a participação de treze professores dos anos iniciais do ensino fundamental das redes pública municipal e particular que atuam no município de Ponta Grossa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários com questões abertas e fechadas, além de discussões através do Google Classroom e Google Meet. A análise de dados foi baseada na Análise Textual Discursiva das produções dos participantes. Percebeu-se que a pesquisa contribuiu para a discussão de elementos importantes no ensino de ciências, uma vez que os participantes demonstraram a reflexão sobre a própria prática e a realização do curso pode contribuir para subsidiar teoricamente a práxis dos docentes e provocar mudanças significativas no ensino de ciências.Descargas
Citas
BRUNER, J. The process of education. Cambridge: Harvard University, 1960
BRUNER, J. Uma nova teoria de aprendizagem. Cambridge: Harvard University, 1976
DEWEY, J. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978
FLAVELL, J.H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 5. ed. 1996
GONÇALVES, F. B. M. APLEWICZ, P. S. MATOS, E. A. S. A. de. Utilização de metodologias ativas e tecnologias digitais por professores da Educação Básica no município de Ponta Grossa, Paraná. In: Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Ano 16. Coletâneas. 2020. p..35-43 Disponível em: https://periodicos.uff.br/querubim/issue/view/2110/288 Acesso em: 27/03/2021
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/Inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em:24 07. 2021
MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986
MORAES, R. GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso (2018)
RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: cultivating creativity though projects, passion, peers, and play. Cambridge, MA: MIT Press, 2017
ROSA, C. T. W. da. Metacognição no ensino de física. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2014
SILVA, E. L. da, MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005
TEIXEIRA, A. A pedagogia de Dewey. In: DEWEY, J. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978
VICKERY, A. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 144 PDF downloads: 146