FORMACIÓN HUMANA INTEGRAL EN LAS PESQUISAS SOBRE LA FORMACIÓN TECNOLÓGICA DE LOS INSTITUTOS FEDERALES

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p316-339.id1272

Palabras clave:

Formación tecnológica, EPT, Formación Humana Integral

Resumen

Los cursos de Formación Profesional de Grado Superior ocupan un lugar de relevancia en el área de la Educación Profesional. En el presente trabajo buscamos desarrollar un “estado del conocimiento” sobre la pesquisa acerca de la formación de los tecnólogos (Técnico Superior) en Brasil, en lo que concierne a la Formación Humana Integral (FHI) dentro de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IFs). De esta forma, realizamos una búsqueda por producciones en la Biblioteca Digital Brasilera de Tesis y Disertaciones del Instituto Brasilero de Información en Ciencias y Tecnología (BDTD/IBICT), a partir de criterios preestablecidos (aproximación con el objeto de pesquisa y presencia de los descriptores “Graduação Tecnológica”, “Educação Profissional Tecnológica”, “Formação Humana Integral”, “Instituto Federal” y “Currículo”). Los materiales seleccionados (un total de 22) han sido analizados en conjunto con un referencial teórico incluyendo textos de Antunes (1999), Machado (2008), Kuenzer (2006, 2007), entre otros que sirvieron de base para la pesquisa bibliográfica cualitativa, posibilitando, de ese modo, la reflexión y síntesis sobre la producción científica en el área del estudio. Al final hemos identificado que apenas 5 producciones hacen alguna inferencia a la FHI en la formación tecnológica de los IFs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kleiton Cassemiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte

Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP/IFRN.

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN (PPGEP/IFRN), orientando trabalhos na linha de pesquisa de Práticas pedagógicas e Formação docente para a Educação Profissional.

Citas

ALVES, N. B. A formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais: uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicos. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração, 2019.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 30 mar. 2022.

FERNANDES, J. C. DA C. Educação tecnológica e empregabilidade: revelação de egressos. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012.

FIGUEIREDO, S. G. A Educação Profissional e Tecnológica nas políticas públicas de educação: análise crítica de seus princípios, finalidades e objetivos. Dissertação (mestrado profissional em políticas públicas e gestão da educação superior) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2008.

GOMES, S. S. DA S. Políticas educacionais para a educação tecnológica: a proposta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FAP e o histórico dualismo da educação brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém: Universidade Federal do Pará, 2009.

KUENZER, A. Z. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Revista Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, p. 877–910, out. 2006.

MACHADO, L. O profissional tecnólogo e sua formação. 2008. Revista da RET - Rede de Estudos do Trabalho, v. Ano II, p. 20, 2008.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação (UFSM), v. 40, n. 1, p. 101–116, 24 dez. 2014.

MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057–1080, dez. 2015.

NASCIMENTO, A. R. O. Criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: implicações no campo da educação superior. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2017.

NASCIMENTO, L. DE L. A. Formação superior e inserção no mundo do trabalho: da brevidade de sonhar em tempos de precarização estrutural do trabalho. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

PEDRO, J. G. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial: uma análise da formação superior tecnológica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Presidente Prudente - SP: Universidade do Oeste Paulista, 2010.

PEREIRA, F. (Im)possibilidades da construção de uma educação emancipadora em cursos tecnológicos. Dissertação (mestrado em educação) - Departamento de Educação: Universidade Católica de Goiás, 2008.

PRAXEDES, L. A. A formação para o trabalho em cursos superiores de tecnologia: uma análise a partir da perspectiva da ontologia do ser social marxiana. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação, 2014.

SANTOS, D. Graduação tecnológica no Brasil: crítica à expansão de vagas no ensino superior não universitário. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza: Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Educação, 2009.

SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 131–152, mar. 2003.

Descargas

Publicado

25-09-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 138     PDF downloads: 95

Cómo citar

Cassemiro, K. ., & Sarmento Henrique, A. L. . (2022). FORMACIÓN HUMANA INTEGRAL EN LAS PESQUISAS SOBRE LA FORMACIÓN TECNOLÓGICA DE LOS INSTITUTOS FEDERALES. PARADIGMA, 43(3), 316–339. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p316-339.id1272