Avaliações Externas de Matemática: Implicações no Trabalho de Equipes Pedagógicas em Escolas Estaduais de Janaúba/Mg
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p125-158.id1470Palabras clave:
Avaliação Externa, Prática Pedagógica, Ensino de Matemática, Ensino Fundamental, Educação MatemáticaResumen
As Avaliações Externas são realizadas por órgãos governamentais buscando aferir o desempenho dos estudantes por meio de provas padronizadas, aplicadas em larga escala. Considerando o desempenho dos estudantes nessas avaliações, a proposta desta pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é problematizar as implicações das Políticas Públicas Educacionais de Avaliação Externa na prática docente em Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Janaúba/MG. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo em duas escolas públicas estaduais da cidade de Janaúba/MG, compreendendo entrevistas, por meio de um roteiro semiestruturado, junto às equipes pedagógicas das escolas – gestores, Especialistas em Educação Básica (EEB) e professores de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que as Avaliações Externas impactam na dinâmica escolar, principalmente no (re) direcionamento da prática pedagógica. Contudo, implicam também no ranqueamento e comparação das escolas pela comunidade escolar, ocasionando, ainda, alterações no fluxo escolar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
AFONSO, A. J. Avaliação Educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. – São Paulo: Cortez, 2000.
ALAVARSE, O. M. CHAPPAZ, R. O. FREITAS, P. F. Avaliações da aprendizagem e em larga escala e gestores escolares: características, controvérsias e alternativas. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, jan./mar. 2021.
ALAVARSE, O. M. MACHADO, C. ARCAS, P. H. Avaliação Externa e qualidade da educação: formação docente em questão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 54, p. 1353-1375, jul./set. 2017.
ARAÚJO, G. C. FERNANDES, C. F. R. F. Qualidade do Ensino e Avaliações em Larga Escala no Brasil: Os Desafios do Processo e do Sucesso Educativo na Garantia do Direito à Educação. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 2(2). Recuperado a partir de https://revistas.uam.es/riee/article/view/4562.
BARBOSA, L. C. M. VIEIRA, L. F. Avaliações externas estaduais: possíveis implicações para o trabalho docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 2, n.11, ago. 2013, ISSN: 1809-3876. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.
BONAMINO, A. SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.
BRASIL. Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a Covid-19. Brasília, 2021.
GENTILI, P.; SILVA, T. T. (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões criticas. 10. ed. Petropolis: Vozes, 2001. 204 p. ISBN 853261308X.
GENTILI, P.; SILVA, T. T.. Escola S. A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. CNTE, 1999.
HOFFMAN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1991.
HORTA NETO, J. L. Avaliação Externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 84-104, jan./abr. 2010.
HORTA NETO, J. L. Um olhar retrospectivo sobre a Avaliação Externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o SAEB de 2005. Revista Iberoamericana de Educación. Madri, v. 42, n. 5, p. 1-14, abr. 2007.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. 2017. Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb> Acesso em: 12 set. 2019.
JÜRGENSEN, B. D. C. P. SORDI, M. R. L. Percepções de professores de Matemática sobre a qualidade da Educação e da Educação Matemática. In.: ORTIGÃO, I. R. SANTOS, J. R. V. Avaliação e educação matemática: pesquisas e delineamentos [livro eletrônico] – Brasília: SBEM, 2020.
KOSÍK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, C. FREITAS, P. F. Gestão escolar e Avaliação Externa: Experiências de escolas da Rede Municipal de São Paulo. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 113-126, 2014.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Avaliação Diagnóstica auxilia escolas estaduais no planejamento pedagógico. Belo Horizonte, SEE/MG, 2020. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/10773-avaliacao-diagnostica-auxilia-escolas-estaduais-no-planejamento-pedagogico. Acesso em: 26 jul. 2021
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Conheça o programa. Belo Horizonte, SEE/MG, 2021. Disponível em: https://simave.educacao.mg.gov.br/#!/programa. Acesso em 03 dez. 2021.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Conhecendo as avaliações e os Indicadores Educacionais. Belo Horizonte, SEE/MG, 2020. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Simave%20-%20Conhecendo%20as%20Avalia%C3%A7%C3%B5es%20e%20os%20Indicadores%20Educacionais.pdf. Acesso em: 3 dez. 2021.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Ofício-Circular GS nº 2.663, de 13 de setembro de 2016. Belo Horizonte, SEE/MG. Disponível em: https://escoladeformacao.educacao.mg.gov.br/index.php/21-portal-especialista/em-foco/98-atividades-extraclasse-modulo-ii. Acesso em: 24 ago. 2021
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE nº 4.524, de 11 de março de 2021. Belo Horizonte, SEE/MG, 2021. Disponível em: http://resultados.caedufjf.net/resultados/publicacao/publico/escola.jsf . Acesso em: 26 jul. 2021.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE. Resultado por escola (acesso público). Belo Horizonte, SEE/MG, 2021. Disponível em: http://resultados.caedufjf.net/resultados/publicacao/publico/escola.jsf. Acesso em: 26 jul. 2021.
MOURA, A. R. L.; PALMA, R. C. D. A Avaliação em Matemática: lembranças da trajetória escolar de alunos de pedagogia. In: BURIASCO, R. L. C. (Org.). Avaliação e Educação Matemática. Recife: SBEM, 2008. p. 11-28.
PAVANELLO, R. M. NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006.
SACRISTÁN, J. G. Saberes e Incertezas do Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS FILHO, J. C. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade/José Camilo dos Santos Filho; Sílvio Sánchez Gamboa (org.) – 5. ed. – São Paulo, Cortez, 2002.
SHAMESHIMA, D. C. T. Compreendendo a avaliação da aprendizagem matemática. In: BURIASCO, R. L. C. (Org.). Avaliação e Educação Matemática. Recife: SBEM, 2008. p. 109-119.
SOARES, C. R. Sistemas de avaliações em larga escala na perspectiva histórico-cultural: o caso do sistema mineiro de avaliação da educação pública – SIMAVE. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.
TORRES, R. M. Melhorar a qualidade da Educação Básica? As estratégias do Banco Mundial. In.: TOMMASI, Lívia de. WARDE, Mirian Jorge, HADDAD, Sérgio. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. – 2. ed. – São Paulo: Cortez, 1998.
VIEIRA, I. S. Oportunidades Educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 30, n. 75, p. 748-778, set./dez. 2019, ISSN 0103-6831 e ISSN 1984-932X.
ALAVARSE, O. M. CHAPPAZ, R. O. FREITAS, P. F. Avaliações da aprendizagem e em larga escala e gestores escolares: características, controvérsias e alternativas. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, jan./mar. 2021.
ALAVARSE, O. M. MACHADO, C. ARCAS, P. H. Avaliação Externa e qualidade da educação: formação docente em questão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 54, p. 1353-1375, jul./set. 2017.
ARAÚJO, G. C. FERNANDES, C. F. R. F. Qualidade do Ensino e Avaliações em Larga Escala no Brasil: Os Desafios do Processo e do Sucesso Educativo na Garantia do Direito à Educação. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 2(2). Recuperado a partir de https://revistas.uam.es/riee/article/view/4562.
BARBOSA, L. C. M. VIEIRA, L. F. Avaliações externas estaduais: possíveis implicações para o trabalho docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 2, n.11, ago. 2013, ISSN: 1809-3876. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.
BONAMINO, A. SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.
BRASIL. Lei n.º 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a Covid-19. Brasília, 2021.
GENTILI, P.; SILVA, T. T. (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões criticas. 10. ed. Petropolis: Vozes, 2001. 204 p. ISBN 853261308X.
GENTILI, P.; SILVA, T. T.. Escola S. A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. CNTE, 1999.
HOFFMAN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1991.
HORTA NETO, J. L. Avaliação Externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 84-104, jan./abr. 2010.
HORTA NETO, J. L. Um olhar retrospectivo sobre a Avaliação Externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o SAEB de 2005. Revista Iberoamericana de Educación. Madri, v. 42, n. 5, p. 1-14, abr. 2007.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. 2017. Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb> Acesso em: 12 set. 2019.
JÜRGENSEN, B. D. C. P. SORDI, M. R. L. Percepções de professores de Matemática sobre a qualidade da Educação e da Educação Matemática. In.: ORTIGÃO, I. R. SANTOS, J. R. V. Avaliação e educação matemática: pesquisas e delineamentos [livro eletrônico] – Brasília: SBEM, 2020.
KOSÍK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, C. FREITAS, P. F. Gestão escolar e Avaliação Externa: Experiências de escolas da Rede Municipal de São Paulo. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 113-126, 2014.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Avaliação Diagnóstica auxilia escolas estaduais no planejamento pedagógico. Belo Horizonte, SEE/MG, 2020. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/10773-avaliacao-diagnostica-auxilia-escolas-estaduais-no-planejamento-pedagogico. Acesso em: 26 jul. 2021
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Conheça o programa. Belo Horizonte, SEE/MG, 2021. Disponível em: https://simave.educacao.mg.gov.br/#!/programa. Acesso em 03 dez. 2021.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Conhecendo as avaliações e os Indicadores Educacionais. Belo Horizonte, SEE/MG, 2020. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Simave%20-%20Conhecendo%20as%20Avalia%C3%A7%C3%B5es%20e%20os%20Indicadores%20Educacionais.pdf. Acesso em: 3 dez. 2021.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Ofício-Circular GS nº 2.663, de 13 de setembro de 2016. Belo Horizonte, SEE/MG. Disponível em: https://escoladeformacao.educacao.mg.gov.br/index.php/21-portal-especialista/em-foco/98-atividades-extraclasse-modulo-ii. Acesso em: 24 ago. 2021
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE nº 4.524, de 11 de março de 2021. Belo Horizonte, SEE/MG, 2021. Disponível em: http://resultados.caedufjf.net/resultados/publicacao/publico/escola.jsf . Acesso em: 26 jul. 2021.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE. Resultado por escola (acesso público). Belo Horizonte, SEE/MG, 2021. Disponível em: http://resultados.caedufjf.net/resultados/publicacao/publico/escola.jsf. Acesso em: 26 jul. 2021.
MOURA, A. R. L.; PALMA, R. C. D. A Avaliação em Matemática: lembranças da trajetória escolar de alunos de pedagogia. In: BURIASCO, R. L. C. (Org.). Avaliação e Educação Matemática. Recife: SBEM, 2008. p. 11-28.
PAVANELLO, R. M. NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em Matemática: algumas considerações. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006.
SACRISTÁN, J. G. Saberes e Incertezas do Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS FILHO, J. C. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade/José Camilo dos Santos Filho; Sílvio Sánchez Gamboa (org.) – 5. ed. – São Paulo, Cortez, 2002.
SHAMESHIMA, D. C. T. Compreendendo a avaliação da aprendizagem matemática. In: BURIASCO, R. L. C. (Org.). Avaliação e Educação Matemática. Recife: SBEM, 2008. p. 109-119.
SOARES, C. R. Sistemas de avaliações em larga escala na perspectiva histórico-cultural: o caso do sistema mineiro de avaliação da educação pública – SIMAVE. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.
TORRES, R. M. Melhorar a qualidade da Educação Básica? As estratégias do Banco Mundial. In.: TOMMASI, Lívia de. WARDE, Mirian Jorge, HADDAD, Sérgio. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. – 2. ed. – São Paulo: Cortez, 1998.
VIEIRA, I. S. Oportunidades Educacionais no Brasil: o que dizem os dados do Saeb. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 30, n. 75, p. 748-778, set./dez. 2019, ISSN 0103-6831 e ISSN 1984-932X.
Descargas
Publicado
31-08-2023
Métricas
Visualizações do artigo: 143 PDF downloads: 82
Cómo citar
Rocha Borges, A. P. N. ., Castro e Almeida, S. P. N. de ., & Lima Santana, K. C. . (2023). Avaliações Externas de Matemática: Implicações no Trabalho de Equipes Pedagógicas em Escolas Estaduais de Janaúba/Mg. PARADIGMA, 44(5), 125–158. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p125-158.id1470
Número
Sección
Artículos