Avaliações Externas de Matemática: Implicações no Trabalho de Equipes Pedagógicas em Escolas Estaduais de Janaúba/Mg

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p125-158.id1470

Palabras clave:

Avaliação Externa, Prática Pedagógica, Ensino de Matemática, Ensino Fundamental, Educação Matemática

Resumen

As Avaliações Externas são realizadas por órgãos governamentais buscando aferir o desempenho dos estudantes por meio de provas padronizadas, aplicadas em larga escala. Considerando o desempenho dos estudantes nessas avaliações, a proposta desta pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é problematizar as implicações das Políticas Públicas Educacionais de Avaliação Externa na prática docente em Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Janaúba/MG. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo em duas escolas públicas estaduais da cidade de Janaúba/MG, compreendendo entrevistas, por meio de um roteiro semiestruturado, junto às equipes pedagógicas das escolas – gestores, Especialistas em Educação Básica (EEB) e professores de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que as Avaliações Externas impactam na dinâmica escolar, principalmente no (re) direcionamento da prática pedagógica. Contudo, implicam também no ranqueamento e comparação das escolas pela comunidade escolar, ocasionando, ainda, alterações no fluxo escolar.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Nogueira Rocha Borges, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Inspetora Escolar da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba/MG, Linhas de pesquisa: Processos de Ensino e de Aprendizagem. Gestão e Avaliação Educacionais.

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Linhas de pesquisa: Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem, Currículo, Gestão e Avaliação Educacionais

Kátia Cristina Lima Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Linhas de Pesquisa: Educação Matemática; Currículo de Matemática e Material curricular e Formação de professores

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Publicado

31-08-2023

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Cómo citar

Rocha Borges, A. P. N. ., Castro e Almeida, S. P. N. de ., & Lima Santana, K. C. . (2023). Avaliações Externas de Matemática: Implicações no Trabalho de Equipes Pedagógicas em Escolas Estaduais de Janaúba/Mg. PARADIGMA, 44(5), 125–158. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p125-158.id1470