Gestão em espaços de Educação Profissional potiguar: atuação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p395-412.id1510

Palabras clave:

Ensino Médio Integrado; Educação Profissional, ICE.

Resumen

O estudo objetiva refletir sobre a gestão e a organização dos espaços educacionais na Educação Profissional e debater a atuação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) na implantação da Educação em Tempo Integral dos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) do Rio Grande do Norte (RN). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que se utiliza da pesquisa bibliográfica e documental, ancorando-se no materialismo histórico-dialético como lente metodológica. Para proceder às análises, utilizamos a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI. 2016). O trabalho foi desenvolvido com base nas abordagens de Moura (2013), Morais, Monteiro e Henrique (2022), Rosar (2012), além dos Cadernos de Formação e site do ICE e legislação pertinente sobre o assunto. Constatou-se que o ICE atua utilizando mecanismos da racionalidade neoliberal, garantindo a formação contrária àquela da perspectiva omnilateral e operando em prol da manutenção do sistema vigente utilizando-se do equipamento público para implantação de lógica empresarial na educação pública, caracterizando uma forma de privatização da educação pública (PERONI, 2018).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 01 ago. 2019.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 01 ago. 2019.

BRASIL. Decreto n. 6032, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6302.htm. Acesso em: 01 ago. 2019.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 18. ed. São Paulo: Cortez, 1987.

FRIGOTTO, G. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462009000400004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 ago. 2017.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, 2019. Disponível em: https://icebrasil.org.br/. Acesso em: 15 ago. 2019.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Introdução às bases teóricas e metodológicas do modelo da Escola da Escolha. 2.ed. Recife: ICE, 2016a.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Tecnologia de Gestão Educacional. 2.ed. Recife: ICE, 2016b.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: Princípios Educativos. 2.ed. Recife: ICE, 2016c.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: Conceitos. 2.ed. Recife: ICE, 2016d.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: Metodologias de Êxito da Parte Diversificado do Currículo: Componentes Curriculares do Ensino Médio. 2.ed. Recife: ICE, 2016e

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: Instrumentos e Rotinas. 2.ed. Recife: ICE, 2016f

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: Ambiente de Aprendizagem. 2.ed. Recife: ICE, 2016g

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: Metodologias de Êxito da Parte Diversificado do Currículo: Práticas Educativas. 2.ed. Recife: ICE, 2016h.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Recife. [201-?]. Disponível em: https://docplayer.com.br/48595779-Ice-instituto-de-corresponsabilidade-pela-educacao.html. Acesso em: 20 nov. 2022.

MORAES. R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3ª ed. Ver. E ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. (Coleção Educação em Ciências).

MORAIS, J. K. C. de; MONTEIRO, L. de F.; HENRIQUE, A. L. S. A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47313, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7313. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7313. Acesso em: 15 nov.2022.

MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. HOLOS, [S. l.], v. 2, p. 4–30, 2008. DOI: 10.15628/holos.2007.11. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 01 ago. 2019.

MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013.

PERONI, V. M. V. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 212-238, jan./abr., 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/peroni.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 02 ago. 2019.

RIO GRANDE DO NORTE. Lei n. 10.049, de 27 de janeiro de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (2015 -2025) e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 28 fev. 2016. Disponível em:http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000103587.PDF.Acesso em: 01 ago. 2019.

RIO GRANDE DO NORTE. Portaria n. 104/2017-SEEC/GS. Instituiu, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, a Equipe de Implantação do Programa de Educação em Tempo Integral, responsável pela implantação do Programa de Educação em Tempo Integral nas Escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 08 fev. 2017. Disponível em: http://www.diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20170916&id_doc=585556 Acesso em: 31 jul. 2019.

ROSAR, M. F. F. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial? Campinas: Autores Associados, 2012.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C.M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Publicado

04-11-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 91     PDF (Português (Brasil)) downloads: 69

Cómo citar

Souza, R. M. M. de ., & Ferreira, M. A. dos S. . (2023). Gestão em espaços de Educação Profissional potiguar: atuação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) . PARADIGMA, 44(5), 395–412. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p395-412.id1510