Subsídios teóricos para o cálculo do custo do aluno com deficiência intelectual em todos os níveis de ensino

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p569-595.id1517

Palabras clave:

Educação Especial. Custo. Recursos. Deficiência Intelectual.

Resumen

Este estudo tem como proposta ampliar as discussões em torno do custo da educação especial e inclusiva e oferecer aos gestores e equipes técnicas possibilidades de uso e gerenciamento das verbas disponibilizadas para esta modalidade de ensino. Tem como objetivo responder a seguinte pergunta central:  considerando que as políticas públicas contemporâneas trazem foco para o processo de inclusão nas classes e escolas regulares (para todos), quais são os recursos pedagógicos, de tecnologia assistiva e humanos iniciais necessários para atender às especificidades dos estudantes com deficiência intelectual da educação infantil à educação superior? Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que teve o enfoque de detalhar os recursos necessários para atender às especificidades dos alunos com deficiência intelectual no ambiente de ensino. Teve-se como lócus escolas regulares (Salas de Recursos Multifuncionais) do município de Rio Bonito e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (Núcleo de Acessibilidade). Como resultado, encontrou-se os recursos (humanos, de tecnologia e pedagógicos) que são necessários para cumprir o papel da escola e da universidade no atendimento a esses alunos que podem servir de base para um futuro cálculo do custo desse público em todos os níveis de ensino.

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Publicado

04-11-2023

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Cómo citar

Freitas, F. V. de ., & Fernandes, E. M. . (2023). Subsídios teóricos para o cálculo do custo do aluno com deficiência intelectual em todos os níveis de ensino. PARADIGMA, 44(5), 569–595. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p569-595.id1517