DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A CARREIRA DOCENTE EM UM CENÁRIO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p102-121.id1010Palabras clave:
Carreira Docente. Educação a distância. Educação superior privada. Políticas públicas em educação.Resumen
Segundo o último censo feito pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em 2018/2019 foram contabilizados 9 milhões de alunos em cursos livres, de graduação e pós-graduação oferecidos nesta modalidade, indicando um crescimento exponencial da EaD. Pelo Censo Inep/2019, há 2.450.264 matriculados nos cursos de graduação em EaD. Diante dessa expansão, como fica a carreira docente? Este estudo buscou investigar a visão e perspectiva de carreira do professor da educação superior presencial de uma instituição privada na cidade de São Paulo, considerando o impacto da expansão da EaD em sua vida profissional, além de mapear os novos papéis que surgiram na área, confirmar as tensões provocadas pela expansão da EaD e verificar o que os professores têm feito para se prepararem para esta nova realidade. A coleta de dados feita pela aplicação de questionários, com perguntas objetivas e dissertativas, utilizou formulários do Google Forms, enviados a professores atuantes nos cursos presenciais. Observou-se que os professores apostam na formação continuada para manter sua empregabilidade, mesmo com as ameaças e tensões, tais como diminuição de espaços de atuação, perdas salariais, uso intensivo da tecnologia, entre outras mencionadas pelos docentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
Abed. (2017). CENSO EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2017. Curitiba: InterSaberes. Disponible en: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/1554/2018/10/censoeadbr_-_2017/2018
Arroyo, M. G (2000). Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes.
Balbinot, A. B.; Bulegon, A. M.; Oliveira, E. H. T.; Behar, P. A.; Portella, V. C. C. (2010). A prática docente em educação a distância: o uso do modelo metodológico dos três momentos pedagógicos. UFRGS, 8 (3). Disponible en: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/18108
Brasil. (1998). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Congresso Nacional. Disponible en: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9601.htm
Brasil. (1943). Consolidação das Leis de Trabalho. Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943.
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponible en: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (2017). Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília, DF, 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponible en: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm
Brasil. (2018) Portaria n. 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Disponible en: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251
Brasil. (2019). Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponible en: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913
Brasil. MEC/INEP. (2019). Censo da Educação Superior. Disponible en: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados
Brasil. MEC/INEP. (2018). Censo da Educação Superior. Disponible en http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados
Brasil. TRT-23 - RO: 00007194720165230004, Relator: NICANOR FAVERO FILHO, 1ª Turma-PJe, Data de Publicação: 17/05/2017. Disponible em: https://www.tst.jus.br/sumulas
Calderon, A. I.; Martins, F.; Lourenço, H. S.; Moraes, R. (2008). Terceirização na educação superior: o trabalho docente por meio de cooperativas de mão-de-obra. Eccos Revista Científica. São Paulo, 10 (1), pp.189-212. Disponible en: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1057/1011
Cardozo, E. N. R., Miranda, A. L. F., Santos, M. S.; Pessoa, L. N. F. (2017). Educação e Neoliberalismo em contexto brasileiro: elementos introdutórios à discussão. Curitiba: Educere. Disponible en: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25724_12514.pdf
Davoglio, T.C.; Spagnolo, C.; Santos, B. S. (2017). Motivação para a permanência na profissão: a percepção dos docentes universitários. Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, 21 (2), pp. 175-182. Disponible en: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n2/2175-3539-pee-21-02-00175.pdf
Dias Sobrinho, J. (2010). Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Revista Educação e Sociedade. [online]. 31 (113), pp.1223-1245. Disponible en: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/10.pdf
Gatti, B. A.; Barreto, E. S. S.; André, M. E. D. A. (2011). Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO.
Hagemeyer, R. C. C. (2004). Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Revista Educar, Curitiba, n. 24, pp. 67-85. Disponible en: http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a04.pdf
Hardaugh, C. C. e Camas, N. P. V. (2017). (De)formando o educador: uma discussão teórica acerca do tutor na EaD. Laplage em Revista, 3 (2), pp.94-108. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6193626
Nascimento, F. P.; Carnielli, B. L. (2008). Educação a distância no ensino superior: expansão com qualidade? Campinas: Educação Temática Digital, 9 (1), pp. 84-98. Disponible en: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/740
Negrão, J. J. O. (1996). O governo FHC e o neoliberalismo. Lutas Sociais. São Paulo: Neils/Xamã, n. 1, pp. 103-111.
Nunes A. K. F.; Oliveira A. V. B.; Sabino, R. F. (2019). Docência na educação a distância: abordagem sobre o perfil professional. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, SP, v. 5. Disponible en:
Arroyo, M. G (2000). Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes.
Balbinot, A. B.; Bulegon, A. M.; Oliveira, E. H. T.; Behar, P. A.; Portella, V. C. C. (2010). A prática docente em educação a distância: o uso do modelo metodológico dos três momentos pedagógicos. UFRGS, 8 (3). Disponible en: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/18108
Brasil. (1998). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Congresso Nacional. Disponible en: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9601.htm
Brasil. (1943). Consolidação das Leis de Trabalho. Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943.
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponible en: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (2017). Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília, DF, 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponible en: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm
Brasil. (2018) Portaria n. 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Disponible en: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251
Brasil. (2019). Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponible en: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913
Brasil. MEC/INEP. (2019). Censo da Educação Superior. Disponible en: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados
Brasil. MEC/INEP. (2018). Censo da Educação Superior. Disponible en http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados
Brasil. TRT-23 - RO: 00007194720165230004, Relator: NICANOR FAVERO FILHO, 1ª Turma-PJe, Data de Publicação: 17/05/2017. Disponible em: https://www.tst.jus.br/sumulas
Calderon, A. I.; Martins, F.; Lourenço, H. S.; Moraes, R. (2008). Terceirização na educação superior: o trabalho docente por meio de cooperativas de mão-de-obra. Eccos Revista Científica. São Paulo, 10 (1), pp.189-212. Disponible en: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1057/1011
Cardozo, E. N. R., Miranda, A. L. F., Santos, M. S.; Pessoa, L. N. F. (2017). Educação e Neoliberalismo em contexto brasileiro: elementos introdutórios à discussão. Curitiba: Educere. Disponible en: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25724_12514.pdf
Davoglio, T.C.; Spagnolo, C.; Santos, B. S. (2017). Motivação para a permanência na profissão: a percepção dos docentes universitários. Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, 21 (2), pp. 175-182. Disponible en: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n2/2175-3539-pee-21-02-00175.pdf
Dias Sobrinho, J. (2010). Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Revista Educação e Sociedade. [online]. 31 (113), pp.1223-1245. Disponible en: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/10.pdf
Gatti, B. A.; Barreto, E. S. S.; André, M. E. D. A. (2011). Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO.
Hagemeyer, R. C. C. (2004). Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Revista Educar, Curitiba, n. 24, pp. 67-85. Disponible en: http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a04.pdf
Hardaugh, C. C. e Camas, N. P. V. (2017). (De)formando o educador: uma discussão teórica acerca do tutor na EaD. Laplage em Revista, 3 (2), pp.94-108. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6193626
Nascimento, F. P.; Carnielli, B. L. (2008). Educação a distância no ensino superior: expansão com qualidade? Campinas: Educação Temática Digital, 9 (1), pp. 84-98. Disponible en: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/740
Negrão, J. J. O. (1996). O governo FHC e o neoliberalismo. Lutas Sociais. São Paulo: Neils/Xamã, n. 1, pp. 103-111.
Nunes A. K. F.; Oliveira A. V. B.; Sabino, R. F. (2019). Docência na educação a distância: abordagem sobre o perfil professional. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, SP, v. 5. Disponible en:
Descargas
Publicado
09-05-2021
Métricas
Visualizações do artigo: 218 PDF downloads: 170
Cómo citar
Haas, C. M., & Garcia, G. R. (2021). DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A CARREIRA DOCENTE EM UM CENÁRIO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS. PARADIGMA, 42(e2), 102–121. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p102-121.id1010
Número
Sección
Artículos