NARRATIVAS DE VIDA Y FORMACIÓN: UN ESTUDIO CON PROFESORES DE LIBRAS, SORDOS Y OYENTES, DE LA ENSEÑANZA SUPERIOR

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p23-42.id1244

Palabras clave:

Trajetos formativos. Docência de Libras. Ensino superior

Resumen

Este artigo tem o objetivo de conhecer os trajetos formativos de docentes de Libras do ensino superior. Para tanto, trabalhou-se com narrativas orais com colaboradores docentes de Libras surdos e ouvintes. A investigação parte do fato de que a temática da formação de professores de Libras é relativamente recente. Refere-se a uma profissão que passou a existir no Brasil com o reconhecimento da Libras em 2002, e que passa a ser disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores e Fonoaudiologia, a começar no ano de 2006. Trabalhar com as narrativas de vida e formação desafia a revisitar memórias formativas e refletir sobre elas (JOSSO, 2004). Através de uma metodologia qualitativa, foram entrevistados professores colaboradores surdos e ouvintes, e a análise das narrativas foi através da análise de conteúdo de Bardin (2016).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBRES, N. A. Ensino de Libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016.

ALVES, C. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. A constituição da profissionalidade docente: os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPEd, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2640_texto.pdf. Acesso em: 12 mar. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016.

BENINI, M. M. G.; BRANCHER, V. R. Saber ser, saber fazer: a formação de professores num complexo processo de conhecimento de si. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 28, 23 dez. 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 16 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 23, 25 abr. 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 06 mar. 2022.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. Tradução: Narrative Inquiry Group and Teacher Education ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES; CNPQ, 2010.

JOSSO, M. C. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MAROSTEGA, V. L. Os currículos de formação de professores para surdos na UFSM: a educação especial como campo de saber (1962-2009). 2015. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/04/Tese-Final-Vera-Lucia-Marostega.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, V. Imaginário social e a escola de ensino médio. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2005.

PEREIRA, M. C. P. Proficiência linguística e fluência em Língua de Sinais: uma necessária revisão teórica. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 6., 2006, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Unifor. 2006. Disponível em: https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=9&idart=64. Acesso em: 01 mar. 2022.

SOARES, M. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 2001.

Descargas

Publicado

01-01-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 206     PDF downloads: 131

Cómo citar

Corrêa, L. B., Roberto Brancher, V., & Cassol Bortolin, L. (2023). NARRATIVAS DE VIDA Y FORMACIÓN: UN ESTUDIO CON PROFESORES DE LIBRAS, SORDOS Y OYENTES, DE LA ENSEÑANZA SUPERIOR . PARADIGMA, 44(1), 23–42. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p23-42.id1244

Número

Sección

Artículos