Estado da Arte: Pesquisas Sobre Licenciatura(s) no Contexto dos Institutos Federais (2011 – 2021)

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p87-112.id1342

Palabras clave:

Formação de professores. Educação Profissional e Tecnológica. Ciências.

Resumen

Pesquisa de cunho bibliográfico e do tipo estado da arte, a partir da qual se busca um panorama sobre a temática em determinado período e área. Tendo como foco estudos sobre a formação de professores em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, investigamos produções sobre licenciaturas oferecidas nessa instituição. Assim, a problemática foi: o que pesquisas recentes sobre as licenciaturas em Institutos Federais indicam sobre consensos, controversas e lacunas da formação de professores nessas instituições? O recorte temporal foi de teses e dissertações publicadas entre 2011 e 2021. Com o uso de banco de dados e de critérios de seleção, foram selecionados 29 trabalhos, os quais foram organizados e analisados a partir de categorias emergentes: currículo; evasão; formação docente; criação, implantação e implementação; consolidação e expansão; professores formadores. A abordagem de análise foi qualitativa e o corpus textual foi analisado segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva, seguindo o ciclo de desconstrução, unitarização, de categorização emergente e comunicação por meio do metatexto. Diante dos resultados, percebe-se um tema em evidência e que, sendo multifacetado, contempla diferentes focos de investigação; que esses cursos possuem especificidades que precisam ser [re]conhecidas, debatidas e enfrentadas; e que a pesquisa contribui para esse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Batista de Godoi Branco, Universidade Estadual de Maringá / Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). É especialista em: Coordenação Pedagógica; Métodos e Técnicas de Ensino - Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino e Comunicação e Artes; Neuropedagogia na Educação e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Possui licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Ocupa o cargo efetivo de pedagoga e atua na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí-PR. Atua no Grupo de estudos e Pesquisa em Formação de Professores de Ciências e Matemática - ForPCIM.

Andre Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto Não-Titular efetivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), lotado no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de biologia, ensino de Ciências por Investigação, formação de professores e, identidades docentes. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2001), especialista em Educação, Planejamento e Gerenciamento do Meio Ambiente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Campo Mourão-PR (2003), Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutor pelo mesmo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2013), da Universidade Estadual de Maringá. Estágio de Pós-Doutorado/PNPD-Programa de Pós-Doutorado CAPES, no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino: Formação Docente interdisciplinar - PPIFOR, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Paranavaí-PR (2019)

Citas

ANDRADE, Joze Medianeira dos Santos. Por uma docência institucionária: professores(as)-formadores(as) dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha e seus processos auto(trans)formativos. 2019. 336 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ASSIS, Maria Celina. Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: sua implantação, resultados e desafios. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

AQUINO, Iná Jana Souza de. A formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma faceta da política nacional da formação de professores. 2016. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) — Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

ARANTES, Fabiano José Ferreira. Formação de professores nas licenciaturas do Instituto Federal Goiano: políticas, currículos e docentes. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2013.

ARAUJO, Osmar Hélio A. Araújo; FORTUNATO, Ivan. De professor formador para professor formador: quatro desafios para formar para a docência nas licenciaturas. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 11, n. 00, p. e020004, 2020.

ARAUJO, Adriana Valeria Barreto de; SANCHEZ, Liliane Barreira. Avanços e desafios da expansão dos cursos de licenciaturas no Instituto Federal do Amapá no período de 2011 - 2019. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 72–84, 2020.

BARBOSA, Josâne Geralda. Os cursos de Licenciatura em Matemática ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais: seus desafios e particularidades. 2017. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2017.

BAVARESCO, Delair. Política de formação de professores nos Institutos Federais e a licenciatura em matemática do IFRS – Câmpus Bento Bonçalves. 2014. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.

BIDO, José Mateus. Formação de professores no Instituto Federal do Paraná à luz da Teoria Crítica. 2018. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Estadual de Maringá, 2018.

BOURSCHEID, Jacinta Lourdes Weber. A Educação Ambiental para a Sustentabilidade na formação docente em um curso em Ciências Biológicas de um Instituto Federal de Educação situado na Região Sul do Rio Grande do Sul. 2016. 207 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2016.

BRASIL. Poder Legislativo. Ministério da Educação. Lei nº 11.982, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, p. 1, 30 dez. 2008.

CAMPOS, Daniela Furtado. A história da ciência nas licenciaturas em Ciências da Natureza no Instituto Federal de Goiás. 2016. 159 p. Dissertação (mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

CASTRO, Tatiana Lage de. Evasão nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2019. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

DUELI, Leandro de Jesus; PORTUGAL, Maria Jesus Salinas; SOUZA, Simone Ariomar de. O estado do conhecimento sobre a formação de professores de Matemática nos Institutos Federais. Revista RBBA, Vitória da Conquista, v. 9, n. 1, p. 183—212, jul., 2020.

FERREIRA, Gustavo Lopes. Pesquisa-formação com professoras de Ciências e Biologia: uma perspectiva hermenêutico-narrativa. 2020. 271 f. Tese (Doutorado Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educ. Soc., Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 257—272, ago. 2002.

FLACH, Angela. Formação de professores nos Institutos Federais: estudo sobre a implantação de um curso de licenciatura em um contexto de transição institucional. 2014. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.

FONSECA, Greice Lopes Maria. Indicadores de evasão e baixa procura nos cursos de licenciatura do IFFAR — Campus São Vicente do Sul: rearticulações na gestão. 2018 268 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

GANDELMAN, Fani Sihel. Evasão de Estudantes em cursos de licenciatura do Instituto Federal de São Paulo. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

GATTI, Bernardete. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33 – 46, dez./jan./fev., 2013—2014.

IFPR Instituto Federal do Paraná. IFPR em Números: Indicadores. Curitiba: Reitoria, 2017. Disponível em: http://info.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/ifpr-em-numeros.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019.

IMBERNÓN MUÑOZ, Francisco. A formação dos professores e o desenvolvimento do currículo. In: GIMENO SACRISTÁN, José. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra; revisão técnica: Miguel González Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013. P. 494 – 507.

LIMA, Maria Flávia Batista. A expansão das licenciaturas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: percursos e características. 2015. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

MAGELA, Wesley Falcão. Educação Ambiental nas Licenciaturas em Química dos Institutos Federais no Brasil. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

MENDES, Maria Aparecida Lucio. Ser professor nos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS: concepções e práticas. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) — Centro Federal de Educação Tecn. de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciênc. Educ., Bauru, v. 9, n. 2, p. 191—210, 2003.

MOTA, Rejane Dias Pereira. Identidades em Trânsito: a pesquisa nas licenciaturas em Química dos Institutos Federais de Goiás. 2015. 168 f. Tese (Doutorado em Química) — Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

NARDOTO, Caroline Araujo Costa. Permanência em cursos de licenciaturas do IFES:

problematizações e possibilidades. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2021.

NOGUEIRA, Camila Gomes. As licenciaturas em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) — Centro Federal de Educação Tecn. de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

OLIVEIRA, Denise Lima de. O Instituto Federal do Tocantins e a formação de professores: caminhos, contradições e possibilidades. 2019. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: PACHECO, Eliezer. (org.). Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Editora Moderna, 2011. p. 13 – 32.

PAES, Edalma Ferreira. Mobilizações no Processo de Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores: reflexos de experiências no Instituto Federal Fluminense. 2017, 158 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

PENHA, Maranei Rohers. A implantação e implementação de licenciaturas de Ciências da Natureza no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia – IFRO. 2018. 309 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.

PEREIRA, Cláudio Wilson dos Santos. Política e concepção de Formação de Professores nos cursos de Licenciatura dos Institutos Federais. 2017. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017.

RANGEL, Flaminio de Oliveira. et al. Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura. Ciênc. Educ., Bauru, v. 25, n. 1, p. 25-42, 2019.

SECCO, Daiane; REBEQUE, Paulo Vinícius; DE SOUZA, Josiane. Análise da evolução dos projetos pedagógicos de um curso de formação inicial de professores de Física. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 6, n. 2, 2017.

SILVA, Iraci Balbina G. Contexto da Educação Profissional Tecnológica no Brasil: olhares sobre licenciaturas. 2017. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2017.

SILVA, Suselaine da Fonseca. Licenciatura em Matemática à Distância do Instituto Federal de Triângulo Mineiro: entre o pensado e o realizado. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) — Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

SILVA NETO, Oscar. A formação dos professores de matemática no Instituto Federal Catarinense. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SLONGO, Iône Inês Pinsson; DELIZOICOV, Nadir Castilho; ROSSET, Jéssica Menezes. A formação de professores enunciada pela área de educação em ciências. Alexandria, Florianópolis, v. 3, n. 3, p. 97—121, 2010.

SOARES, Sara José. A trajetória de formação dos professores da licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

TORQUATO, Kelly Aparecida D. A formação do professor de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo, pelas narrativas de professores formadores. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2016.

ZABIELA, Fernanda Ponticelli. A concepção do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre. 2021. 119 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

ZACARIA, Edemmar Guilherme D.; REBEQUE, Paulo Vinícius; LIMA, Fernanda Bartoly G. Dez anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: sobre a oferta de licenciaturas nas áreas de Ciências e Matemática, # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.9, n.1, p. 1—17, 2020.

ZEICHNER, Kenneth M. Tradução: Cristina Antunes. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Form. Doc., Belo Horizonte, v.1, n. 1, p. 13—40, ago./dez., 2009.

Descargas

Publicado

07-07-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 59     PDF downloads: 54

Cómo citar

Branco, A. B. de G., & Oliveira, A. L. de . (2023). Estado da Arte: Pesquisas Sobre Licenciatura(s) no Contexto dos Institutos Federais (2011 – 2021). PARADIGMA, 44(3), 87–112. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p87-112.id1342

Número

Sección

Artículos