Articulando saberes sobre genética no ensino médio: experiência didática em Educação Biológica, no âmbito da educação para a solidariedade
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024020.id1372Palabras clave:
Educação Biológica, Genética, Ensino Médio, SolidariedadeResumen
Na complexa função social de educar importa refletir sobre o envolvimento dos estudantes em experiências de aprendizagem, de modo que percebam o sentido e o significado do que se aprende para a vida. O objetivo deste estudo é analisar os relatos de duas experiências didáticas, no âmbito da educação biológica, identificando as experiências de aprendizagem em genética e sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e emocional de estudantes, para além do espaço escolar. Trata-se de um estudo descritivo numa abordagem qualitativa de pesquisa. As experiências didáticas foram vivenciadas numa escola pública, na cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, em turmas da 3ª série do ensino médio. A primeira foi em 2018: Aprendendo genética para além dos muros da escola: uma ação educativa, solidária e inclusiva. E, a segunda em 2019: Compartilhando saberes sobre saúde com deficientes intelectuais. Na análise dos relatos consideramos quatro dimensões: Contextualização; Conhecendo a realidade; Planejando ações para compartilhar saberes; e Socializando vivências e conhecimentos. Evidenciou-se a importância de promover a articulação entre conceitos genéticos e a realidade de pessoas com deficiência visual e intelectual. Os estudantes ampliaram seu repertório de saberes em Biologia e despertaram para valores humanos, como a solidariedade no âmbito da educação biológica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
Não há agendamentos.
Descargas
Publicado
01-07-2024
Métricas
Visualizações do artigo: 51 PDF (Português (Brasil)) downloads: 48
Cómo citar
Rodrigues, E. C., Freitas, F. M. de, & Marcia Adelino da Silva Dias. (2024). Articulando saberes sobre genética no ensino médio: experiência didática em Educação Biológica, no âmbito da educação para a solidariedade. PARADIGMA, 45(2), e2024020. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024020.id1372
Número
Sección
Artículos