CONCEPTOS DE LA EVOLUCIÓN BIOLÓGICA Y LA LAICIDAD EN LA PRÁCTICA DOCENTE

Autores/as

  • Caroline Oenning de Oliveira (UNESPAR-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR; Paranavaí, Brasil)
    http://orcid.org/0000-0001-7363-060X
  • Lucila Akiko Nagashima (UNESPAR-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR; Paranavaí, Brasil)
  • Marcia Regina Royer (UNESPAR-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR; Paranavaí, Brasil)

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2017.p91 - 104.id622

Resumen

A lo largo de su historia evolutiva, los seres humanos comenzaron a realizar actividades cada vez más complejas, tales como el desarrollo de herramientas de caza sofisticados, la mejora del habla y la escritura, la experiencia del grupo, la domesticación de animales, dominio de técnicas de plantación y de la cosecha de alimentos para su sustento, así como adquirir la capacidad de modificar por completo el entorno en que viven. En la enseñanza de la biología, estos procesos evolutivos se abordan y cuando estas visiones establecen contrastes con lo que se transmite en el aula pueden experimentar interferencias, incluyendo los obstáculos para considerar la plausibilidad de lo que se enseña, incluso en relación con las hipótesis científicas. El objetivo de este trabajo es promover una discusión sobre la postura del profesor de biología en la caracterización de los procesos evolutivos y sus teorías, así como dilucidar la importancia de la laicidad en su práctica docente. La investigación bibliográfica ayudó a entender la necesidad de la utilización de la laicidad en el aula con el fin de promover el respeto de las ideologías personales y la calidad deseada de la educación.Palabras clave: enseñanza de la biología, la evolución, la práctica secular, la práctica docente.AbstractThroughout their evolutionary history, humans began to perform increasingly complex activities, such as the development of sophisticated hunting tools, improvement of speech and writing, group experience, domestication of animals, knowledge of the subsistence farming methods, as well as acquire the ability to completely change the environment where they live. These evolutionary processes are discussed in teaching biology, and when these ideals establish contrasts with what is transmitted in the classroom, Interference and even impediments in relation to the consideration of the plausibility of what is taught may occur, including with respect to scientific hypotheses. The aim of this work is perform a discussion about the conduct of teachers of biology during the characterization of evolutionary processes and its theories, as well as elucidates the importance of laïcité during teaching practice. The bibliographical research contributed to understand the necessity of employing laïcité in the classroom in order to promote respect for personal ideologies and the desired quality education.Keywords: biology teaching, evolution, laïcité, teaching practice.ResumoNo decorrer de sua história evolutiva, o Homem passou a realizar atividades cada vez mais complexas, tais como a elaboração de sofisticadas ferramentas de caça, aperfeiçoamento da fala e escrita, vivência em grupo, domesticação de animais, domínio das técnicas de plantio e colheita de alimentos para sua subsistência, bem como adquirir a capacidade de modificar completamente o ambiente em que vive. No ensino de Biologia são abordados esses processos evolutivos e quando essas visões estabelecem contrastes com o que é transmitido em sala de aula, podem ocorrer interferências e, até mesmo, impedimentos à consideração da plausibilidade do que se ensina, inclusive no que se refere às hipóteses científicas. O objetivo deste trabalho é promover uma discussão a respeito da postura do professor de Biologia durante a caracterização dos processos evolutivos e suas teorias, bem como elucidar a importância da laicidade durante sua prática docente. As pesquisas bibliográficas contribuíram para compreendermos a necessidade do emprego da laicidade em sala de aula a fim de promover o respeito às ideologias pessoais e o almejado ensino de qualidade.Palavras-chave: ensino de biologia, evolução, laicidade, prática docente.

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Biografía del autor/a

Caroline Oenning de Oliveira (UNESPAR-Brasil), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR; Paranavaí, Brasil)

Licenciada em Ciências Biológicas, Estudante de Pós-Graduação lato sensu em MBA em Auditoria, Perícia e Educação Ambiental, na Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (FATECIE) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, PR. Brasil. E mail: oenningcaroline@hotmail.com

Lucila Akiko Nagashima (UNESPAR-Brasil), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR; Paranavaí, Brasil)

Graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá; Graduação em Ciências de Primeiro Grau pela Universidade Estadual do Paraná; Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, PR. Brasil, do Colegiado de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Ensino:Formação Docente Interdisciplinar. E mail: lucilanagashima@uol.com.br

Marcia Regina Royer (UNESPAR-Brasil), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR; Paranavaí, Brasil)

Graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado); Mestrado e Doutorado em Agronomia (melhoramento genético vegetal), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Professora adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, PR. Brasil, do Colegiado de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Ensino:Formação Docente Interdisciplinar. E mail: marciaroyer@yahoo.com.br

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Publicado

04-12-2017

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Cómo citar

Oenning de Oliveira (UNESPAR-Brasil), C., Nagashima (UNESPAR-Brasil), L. A., & Royer (UNESPAR-Brasil), M. R. (2017). CONCEPTOS DE LA EVOLUCIÓN BIOLÓGICA Y LA LAICIDAD EN LA PRÁCTICA DOCENTE. PARADIGMA, 38(2), 91–104. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2017.p91 - 104.id622

Número

Sección

DOSSIER: Enseñanza de la física, la matemática y las ciencias naturales y sociales

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