Indicaciones histórico-epistemológicas del uso de tecnologías digitales en la Educación Matemática brasileña
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p01-27.id789Palabras clave:
Educação Matemática, Mudanças histórico-epistemológicas, Tecnologias Digitais.Resumen
Este artigo aponta as mudanças que ocorreram ao longo dos anos em pesquisas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais publicadas no ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) a partir de seus Anais. Foram analisados 421 artigos publicados nas 12 edições do evento que ocorreram entre os anos de 1987 e 2016, divididos em comunicações científicas, relatos de experiência e pôsteres. Após a leitura, realizou-se uma análise isolada, apresentando o foco das pesquisas publicadas em cada edição. Na sequência, foi possível comparar as edições, de modo a observar as mudanças mais acentuadas que ocorreram nas publicações ao longo da história do evento. A principal mudança observada se refere ao foco das pesquisas, que nas primeiras edições centrava-se em mostrar formas de utilizar, de forma pedagógica, as novas tecnologias, ou apresentar novos sistemas, e nas últimas edições, mais voltado a discutir como as tecnologias digitais estão sendo inseridas em sala de aula e como os professores estão sendo preparados para tal utilização, analisando desde a formação inicial à continuada.Descargas
Citas
ANDRADE, José Antônio Araújo; NACARATO, Adair Mendes. Atuais tendências didático-pedagógicas no ensino de geometria: um olhar sobre os anais dos ENEM’s. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 8., 2004, Recife. Anais.... Recife: Sbem, 2004. p. 1-13. Disponível em: http://bit.ly/31QWdKM. Acesso em: 12 fev. 2020.
ANTUNES, Victor Hugo Ricco Bone; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. Tecnologias da Informação e Comunicação: Um Diagnóstico acerca de seu uso por docentes de Matemática. Educação Matemática em Revista – RS, n.19, v.1, p. 80-92. EMR – RS, 2018. Disponível em: http://bit.ly/2YBp30r. Acesso em: 12 fev. 2020.
ARAÚJO, Antônio Pinheiro de. A informática no Ensino da Matemática: uma questão em discussão. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 2., 1988, Maringá. Anais.... Maringá: Sbem, 1988. p. 3. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.
BARBOSA, Geovane Carlos; SANTOS, Sidney Silva; LOPES, Celi Espasandin. Um cenário das pesquisas envolvendo educação estatística na edição do XII ENEM. Reincima: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Cruzeiro do Sul, v. 10, n. 6, p.391-339, 2019. Disponível em: http://bit.ly/39t9DPL. Acesso em: 12 fev. 2020.
BROLEZZI, Antonio Carlos. Uso de Novas Tecnologias para o estudo e o Uso da História da Matemática em Sala de Aula. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 7., 2001, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro: Sbem, 2001. p. 1-7. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.
CARPINTEIRO, Maria Rosa Salgado et al. Metodologia de Planejamento e avaliação de software educacional de Matemática. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 4., 1992, Blumenau. Anais... Blumenau: Sbem, 1992. p. 126-126. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.
CARVALHO, Juliano Maurício de; ARITA, Carmem Harumi; NUNES, Alesse de Freitas. A política de implantação da Internet no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 22, 1999, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro, 1999. v. 1, p. 1 - 15. CD-ROOM. Acesso em: 12 fev. 2020.
CHIARI, Aparecida Santana de Souza; BORBA, Marcelo de Carvalho. Possibilidades comunicacionais na disciplina de álgebra linear a distância a partir do uso de tecnologias digitais. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Sbem, 2016. p. 1 - 13. Disponível em: http://bit.ly/34dKUfD. Acesso em: 12 fev. 2020.
DAMASCENO, Luiz Gonzaga. Aplicação de linguagens de programação em gráficos: de funções, figuras planas e espaciais. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 3, 1990, Natal. Anais... Natal: Editora Universitária, 1993. p. 63. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.
FARIAS, Margarete do Rosário; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. As representações semióticas como abordagem para o ensino da matemática mediante uso de softwares educativos. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: Sbem, 2013. p. 1-16. Disponível em: http://bit.ly/36qQIDX. Acesso em: 12 fev. 2020.
GOMES, Midiele Dantas. Tecnologia da informação e comunicação - da origem da palavra à interação do professor de matemática. In: ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Sbem, 2016. p. 1-10. Disponível em: http://bit.ly/39zrwwB. Acesso em: 12 fev. 2020
MORAES, Maria Candida. Informática Educativa no Brasil: um pouco de história... Em Aberto, v. 12, n. 57, p.17-26, jan/mar., 1993. Disponível em: http://bit.ly/2oIHQsH. Acesso em: 12 fev. 2020.
PEIXOTO, Luciana Santos; NOTARE, Márcia Rodrigues. Educação Matemática e Internet: uma proposta inovadora. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 6., 1998, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Sbem, 1998. p. 351-351. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.
SALLES, Aline Terra; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Interações e aprendizagem Matemática: um estudo de interlocuções em VMT-Chat. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador: Sbem, 2010. p. 1-11. Disponível em: http://bit.ly/2P82kFR. Acesso em: 12 fev. 2020.
SILVA, Paulo Afonso Lopes da. As novas tecnologias e a Educação Matemática. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 4, 1992, Blumenau. Anais... Blumenau: Sbem, 1992. p. 106-106. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020
SILVA, Jean Carlos da; SOUZA JUNIOR, Arlindo José de. Trabalhando com Projetos e Informática: em busca de um caminho para o ensino com pesquisa. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 7, 2001, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sbem, 2001. p. 1-19. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.
SOUZA, Heitor Gurgulino de. Informática na Educação e Ensino de Informática: algumas Questões. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 2, p.1-8, jul. 1983. Disponível em: http://bit.ly/2DIOXW8. Acesso em: 12 fev. 2020.
SOUZA JUNIOR, Arlindo José de; SILVA, Miriam Godoy Penteado da. O computador como uma ferramenta. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 3., 1990, Natal. Anais... Natal: Editora Universitária, 1993. p. 74. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020
VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED/Unicamp, 1999. Disponível em: https://bit.ly/2HWyJMq. Acesso em: 12 fev. 2020.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 298 PDF downloads: 250