Indicaciones histórico-epistemológicas del uso de tecnologías digitales en la Educación Matemática brasileña

Autores/as

  • Victor Hugo Ricco Bone Antunes antunesvictorh@gmail.com
    Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel.
    https://orcid.org/0000-0002-4755-7645
  • Clodis Boscarioli clodis.boscarioli@unioeste.br
    Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
    https://orcid.org/0000-0002-7110-2026
  • Tiago Emanuel Klüber tiagokluber@gmail.com
    Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
    https://orcid.org/0000-0003-0971-6016

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p01-27.id789

Palabras clave:

Educação Matemática, Mudanças histórico-epistemológicas, Tecnologias Digitais.

Resumen

Este artigo aponta as mudanças que ocorreram ao longo dos anos em pesquisas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais publicadas no ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) a partir de seus Anais. Foram analisados 421 artigos publicados nas 12 edições do evento que ocorreram entre os anos de 1987 e 2016, divididos em comunicações científicas, relatos de experiência e pôsteres. Após a leitura, realizou-se uma análise isolada, apresentando o foco das pesquisas publicadas em cada edição. Na sequência, foi possível comparar as edições, de modo a observar as mudanças mais acentuadas que ocorreram nas publicações ao longo da história do evento. A principal mudança observada se refere ao foco das pesquisas, que nas primeiras edições centrava-se em mostrar formas de utilizar, de forma pedagógica, as novas tecnologias, ou apresentar novos sistemas, e nas últimas edições, mais voltado a discutir como as tecnologias digitais estão sendo inseridas em sala de aula  e como os professores estão sendo preparados para tal utilização, analisando desde a formação inicial à continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Hugo Ricco Bone Antunes, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel.

Mestrando em Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Suas pesquisas centram-se na área de Educação Matemática, com ênfase em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Integrante Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino.  antunesvictorh@gmail.com. (44) 99823-3462. R. Universitária, 2069 – Universitário, Cascavel – PR, 85819-110.Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, e Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Suas pesquisas centram-se, de forma interdisciplinar, em Tecnologias Digitais na Educação Matemática, Banco de Dados e Inteligência Computacional. clodis.boscarioli@unioeste.br. (45) 3220-7245. R. Universitária, 2069 – Universitário, Cascavel – PR, 85819-110.

Clodis Boscarioli, Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, e Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Suas pesquisas centram-se, de forma interdisciplinar, em Tecnologias Digitais na Educação Matemática, Banco de Dados e Inteligência Computacional. clodis.boscarioli@unioeste.br. (45) 3220-7245. R. Universitária, 2069 – Universitário, Cascavel – PR, 85819-110.

Tiago Emanuel Klüber, Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC e Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.  Pesquisa no campo da Educação Matemática, mais especificamente Modelagem Matemática, Epistemologia e Filosofia da Educação Matemática. tiagokluber@gmail.com. (45) 3220 7284. R. Universitária, 2069 – Universitário, Cascavel – PR, 85819-110.

Citas

ANDRADE, José Antônio Araújo; NACARATO, Adair Mendes. Atuais tendências didático-pedagógicas no ensino de geometria: um olhar sobre os anais dos ENEM’s. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 8., 2004, Recife. Anais.... Recife: Sbem, 2004. p. 1-13. Disponível em: http://bit.ly/31QWdKM. Acesso em: 12 fev. 2020.

ANTUNES, Victor Hugo Ricco Bone; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales. Tecnologias da Informação e Comunicação: Um Diagnóstico acerca de seu uso por docentes de Matemática. Educação Matemática em Revista – RS, n.19, v.1, p. 80-92. EMR – RS, 2018. Disponível em: http://bit.ly/2YBp30r. Acesso em: 12 fev. 2020.

ARAÚJO, Antônio Pinheiro de. A informática no Ensino da Matemática: uma questão em discussão. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 2., 1988, Maringá. Anais.... Maringá: Sbem, 1988. p. 3. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.

BARBOSA, Geovane Carlos; SANTOS, Sidney Silva; LOPES, Celi Espasandin. Um cenário das pesquisas envolvendo educação estatística na edição do XII ENEM. Reincima: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Cruzeiro do Sul, v. 10, n. 6, p.391-339, 2019. Disponível em: http://bit.ly/39t9DPL. Acesso em: 12 fev. 2020.

BROLEZZI, Antonio Carlos. Uso de Novas Tecnologias para o estudo e o Uso da História da Matemática em Sala de Aula. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 7., 2001, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro: Sbem, 2001. p. 1-7. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.

CARPINTEIRO, Maria Rosa Salgado et al. Metodologia de Planejamento e avaliação de software educacional de Matemática. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 4., 1992, Blumenau. Anais... Blumenau: Sbem, 1992. p. 126-126. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.

CARVALHO, Juliano Maurício de; ARITA, Carmem Harumi; NUNES, Alesse de Freitas. A política de implantação da Internet no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 22, 1999, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro, 1999. v. 1, p. 1 - 15. CD-ROOM. Acesso em: 12 fev. 2020.

CHIARI, Aparecida Santana de Souza; BORBA, Marcelo de Carvalho. Possibilidades comunicacionais na disciplina de álgebra linear a distância a partir do uso de tecnologias digitais. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 12, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Sbem, 2016. p. 1 - 13. Disponível em: http://bit.ly/34dKUfD. Acesso em: 12 fev. 2020.

DAMASCENO, Luiz Gonzaga. Aplicação de linguagens de programação em gráficos: de funções, figuras planas e espaciais. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 3, 1990, Natal. Anais... Natal: Editora Universitária, 1993. p. 63. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.

FARIAS, Margarete do Rosário; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. As representações semióticas como abordagem para o ensino da matemática mediante uso de softwares educativos. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: Sbem, 2013. p. 1-16. Disponível em: http://bit.ly/36qQIDX. Acesso em: 12 fev. 2020.

GOMES, Midiele Dantas. Tecnologia da informação e comunicação - da origem da palavra à interação do professor de matemática. In: ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Sbem, 2016. p. 1-10. Disponível em: http://bit.ly/39zrwwB. Acesso em: 12 fev. 2020

MORAES, Maria Candida. Informática Educativa no Brasil: um pouco de história... Em Aberto, v. 12, n. 57, p.17-26, jan/mar., 1993. Disponível em: http://bit.ly/2oIHQsH. Acesso em: 12 fev. 2020.

PEIXOTO, Luciana Santos; NOTARE, Márcia Rodrigues. Educação Matemática e Internet: uma proposta inovadora. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 6., 1998, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Sbem, 1998. p. 351-351. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.

SALLES, Aline Terra; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Interações e aprendizagem Matemática: um estudo de interlocuções em VMT-Chat. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador: Sbem, 2010. p. 1-11. Disponível em: http://bit.ly/2P82kFR. Acesso em: 12 fev. 2020.

SILVA, Paulo Afonso Lopes da. As novas tecnologias e a Educação Matemática. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 4, 1992, Blumenau. Anais... Blumenau: Sbem, 1992. p. 106-106. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020

SILVA, Jean Carlos da; SOUZA JUNIOR, Arlindo José de. Trabalhando com Projetos e Informática: em busca de um caminho para o ensino com pesquisa. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 7, 2001, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sbem, 2001. p. 1-19. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020.

SOUZA, Heitor Gurgulino de. Informática na Educação e Ensino de Informática: algumas Questões. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 2, p.1-8, jul. 1983. Disponível em: http://bit.ly/2DIOXW8. Acesso em: 12 fev. 2020.

SOUZA JUNIOR, Arlindo José de; SILVA, Miriam Godoy Penteado da. O computador como uma ferramenta. In: ENEM - Encontro Nacional De Educação Matemática, 3., 1990, Natal. Anais... Natal: Editora Universitária, 1993. p. 74. Disponível em: http://bit.ly/2naWWGX. Acesso em: 12 fev. 2020

VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED/Unicamp, 1999. Disponível em: https://bit.ly/2HWyJMq. Acesso em: 12 fev. 2020.

Descargas

Publicado

03-09-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 298     PDF downloads: 250

Cómo citar

Antunes, V. H. R. B., Boscarioli, C., & Klüber, T. E. (2020). Indicaciones histórico-epistemológicas del uso de tecnologías digitales en la Educación Matemática brasileña. PARADIGMA, 1–26. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p01-27.id789