HISTORIA Y MATEMÁTICAS INTEGRADAS A TRAVÉS DE UN DIAGRAMA METODOLÓGICO

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p197-211.id838

Palabras clave:

istoria de las matemáticas. La historia como recurso didáctico. Historia de la enseñanza de la matemática. Elaboración de textos con Historia y Matemáticas

Resumen

La propuesta presentada surge de las preocupaciones de enseñar el curso de Historia de las Matemáticas en el curso de pregrado en Matemáticas, en 2005, y estudios relacionados con el doctorado, de 2009 a 2012, y evaluado en el curso de posgrado al enseñar el curso de Historia de las Matemáticas. como recurso didáctico. Después de revisar la literatura sobre el uso de la historia en la enseñanza y varios estudios empíricos utilizando el diagrama de pregrado y posgrado, cuyos resultados rentables fueron expuestos en libros, inicialmente en 2015, reestructurados en 2016 y refinados en 2017, me propuse presentar el diagrama, reflexiones sobre el texto marcado por el diagrama y el público objetivo, así como ejemplos y percepciones de los estudiantes sobre el diagrama.  Los experimentos señalan que el diagrama puede ser un elemento guía importante en la composición de textos que relacionan la historia y las matemáticas en función de la elección del tema/contenido.  Además, la composición del diagrama se ha configurado como un espléndido ejercicio de investigación en la búsqueda de información en diversos contextos y, más aún, la composición textual se ha convertido en un ejercicio admirable ante la necesidad de articular y dar forma a diferentes coyunturas y contenidos en el mismo.Palabras clave: Historia de las matemáticas. La historia como recurso didáctico. Historia de la enseñanza de la matemática. Elaboración de textos con Historia y Matemáticas. HISTORY AND MATHEMATICS INTEGRATEDTHROUGH A METHODOLOGICAL DIAGRAM AbstractThe proposal presented emerges from the concerns of teaching the History of Mathematics course in the undergraduate course in Mathematics, in 2005, and studies related to the doctorate, from 2009 to 2012, and appraised in the postgraduate course when teaching the course History of Mathematics. as a didactic resource.  After reviewing the literature on the use of history in teaching and various empirical studies using the undergraduate and postgraduate diagram, which profitable results were exposed in books, initially in 2015, restructured in 2016 and refined in 2017, I set out to present the diagram, reflections about the text marked by the diagram and the target audience, as well as example and students' perceptions of the diagram.  Experiments point out that the diagram can be an important guiding element in the composition of texts that relate history and mathematics based on the choice of theme/content.  Moreover, the composition of the diagram has been configured as a splendid research exercise in the search for information in various contexts and, more, the textual composition has become an admirable exercise in the face of the need to articulate and shape different conjunctures and contents in the same.Keywords: History of Mathematics. History as a didactic resource. History for Mathematics Teaching. Text Writing with History and Mathematics. HISTÓRIA E MATEMÁTICA INTEGRADASPOR MEIO DE UM DIAGRAMA METODOLÓGICO ResumoA proposta apresentada emerge a partir das inquietações ao ministrar a disciplina História da Matemática no curso de licenciatura em Matemática, em 2005, e de estudos relativos ao doutoramento, de 2009 a 2012, e aquilatada na pós-graduação ao ministrar a disciplina História da Matemática como recurso didático.  Após revisões da literatura sobre o uso da história no ensino e de diversas empirias utilizando o diagrama na graduação e na pós-graduação, cujos resultados proveitosos foram expostos em livros, inicialmente em 2015, reestruturados em 2016 e afinados em 2017, estabeleci como objetivo apresentar o diagrama, reflexões acerca do texto balizado pelo diagrama e do público alvo, bem como exemplo e percepções de alunos em relação ao diagrama.  As experimentações apontam que o diagrama pode ser um importante elemento balizador na composição de textos que relacionam história e matemática a partir da eleição de tema/conteúdo. Além disso, a composição do diagrama tem se configurado como um esplêndido exercício de pesquisa na busca de informações em diversos contextos e, mais, a composição textual tem se tornado um admirável exercício frente a necessidade de se articular e amoldar diferentes conjunturas e conteúdos num mesmo texto.Palavras-chave: História da Matemática. História como recurso didático. História para o Ensino de Matemática. Elaboração de texto com História e Matemática. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Miguel Chaquiam, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001). Licenciado em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1984). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA/PA/Brasil) e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM/UEPA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Computacional, Álgebra Linear; Estruturas Algébricas, Análise Real, História da Matemática, História das Ciências e Formação de Professores. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ). Tem interesse Matemática, Ensino de Matemática e História da Matemática. Mais informações no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9356361533701895

Citas

CHAQUIAM, M. Uso e Implicações das Linguagens no Ensino de Matemática. Coleção Educação Matemática na Amazônia, v. 4. Belém: SBEM-PA, 2015.

CHAQUIAM, M. História da matemática em sala de aula: proposta para integração aos conteúdos matemáticos. Natal: Livraria da Física, 2015.

CHAQUIAM, M. Um diagrama, um texto. In: MENDES, I. A. & CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016, p. 77 - 125.

CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2017.

MENDES, I. A. História da Matemática no Ensino: Entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

MENDES, I. A. & CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.

MENDES, I, A. O uso da história no ensino da Matemática: reflexões teóricas e experiências. Belém (PA): EDUEPA, 2001.

MOURA, Breno Arisoli; SILVA, Cibelle Celestino. A abordagem Multicontextual da História da Ciência na Formação de Professores de Física: análise de um estudo de caso. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 336-348.

DIAS, Marisa da Silva; SAITO, Fumikazu. Interface entre História e Ensino de Matemática: Aspectos Teóricos e Metodológicos. In. Actas del VII CIBEM. Pp. 7502 – 7509. ISSN 2301-0797. Montevideo, setembro, 2013.

DIAS, Marisa da Silva; SAITO, Fumikazu. Interface entre História da Matemática e Ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. In. Ciência &Educação, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.

Descargas

Publicado

21-04-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 260     PDF downloads: 230

Cómo citar

Chaquiam, M. (2020). HISTORIA Y MATEMÁTICAS INTEGRADAS A TRAVÉS DE UN DIAGRAMA METODOLÓGICO. PARADIGMA, 197–211. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p197-211.id838