LAS EDITORIALES DE LOS INSTITUTOS FEDERALES Y SU PRODUCCIÓN EDITORIAL: POSIBILIDADES Y PERSPECTIVAS

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p340-362.id1273

Keywords:

Institutos Federales, Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Editoriales universitarias, Producción editorial

Abstract

Este artículo pretende trazar una panorámica de las editoriales de los Institutos Federales que integran la Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), resaltando aspectos relacionados con su producción, líneas editoriales y obras publicadas. Destacaremos la importancia que asumen estas editoriales, relacionándolas tanto con el conjunto de editoriales universitarias brasileñas como con las especificidades internas, refiriéndonos, por ejemplo, a su política editorial, relación con el territorio en el que se insertan los Institutos y con las poblaciones e instituciones con las que interactúan. Finalmente, reflexionaremos sobre las posibilidades y perspectivas de estas editoriales, en diálogo con la producción editorial que ejecutan, en consonancia con los propósitos, características y objetivos de los institutos federales.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Inez Barcellos de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bibliotecária e Coordenadora da Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Editora assistente da revista Vértices, da Essentia Editora. Tem experiência com Leitura, Discurso, Formação docente, Produção editorial e científica.

Paula Aparecida Martins Borges Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense e Licenciada em Letras Literatura com Especialização em Leitura e Produção de Texto pela Universidade de Nova Iguaçu Campus Itaperuna. Médica Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Pró-Reitora de Extensão e Cultura (2012-2016), Membro do Conselho Editorial e Conselho Editorial Especializado da Série Memórias Fluminenses, da Essentia Editora. Tem experiência nas áreas de Educação, Agrárias e Cultura, além de Produção Editorial e Divulgação Científica.

Raimundo Helio Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Doutor em História pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc/FGV). Professor de História do campus Quissamã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Membro do Conselho Editorial e Conselho Editorial Especializado da Série Memórias Fluminenses, da Essentia Editora. Tem experiência na área de História Política Republicana Brasileira, com ênfase nos temas referentes à Primeira República e ao Governo Provisório de Getúlio Vargas.

References

ABEC. Associação Brasileira de Editores Científicos. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/novo/abec-brasil/. Acesso em: 9 abr. 2020.

ABEU. Associação Brasileira de Editoras Universitárias. Disponível em: https://www.abeu.org.br/ Acesso em: 9 abr. 2020.

ALEXANDRIA, A. R.; SBARAINI, F. B.; ALVES, C. H. A. Periódicos da Rede Federal. In: SOUZA, R. R. (Org.). Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Goiânia: Editora IFG, 2017.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 29 jun. 2020.

BRASIL. MEC. SETEC. Instituições da Rede Federal. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em: 29 jun. 2020.

BUFREM, L. S. Ação didática das editoras universitárias. Educar, Curitiba, n.9, p. 33-38, 1993.

BUFREM, L. S. Edição universitária no Brasil. In: CANOSSA-MENDES, J. C.; RESTREPO, J. F. C. (Eds.). Edición universitaria em América Latina: debates, retos, experiencias. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2011. p. 132-149.

COUTO, M. V. A indústria editorial brasileira trajetória, problemas e panorama atual. 2006. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – UFRJ, 2006.
ENCONTRO NACIONAL DE EDITORES DA REDE FEDERAL, 23 e 24 de junho de 2016, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. Disponível em: http://w2.ifg.edu.br/index.php/component/content/article/1-news/90077-enedif-2016. Acesso em: 30 jun. 2020.

ENCONTRO NACIONAL DE EDITORES DA REDE FEDERAL, 2., 2017, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Disponível em: https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/enedif/ENEDIF2017. Acesso em: 30 jun. 2020.

ENCONTRO NACIONAL DE EDITORES DA REDE FEDERAL, 3., 12 a 14 de novembro de 2019, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: https://2019enedif.wixsite.com/enedif. Acesso em: 30 jun. 2020.

ENCONTRO NACIONAL DE EDITORES DA REDE FEDERAL, 4., 28 a 30 de outubro de 2020, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, PI, Brasil. [online]. Disponível em: https://www.even3.com.br/ivenedif2020/. Acesso em: 01 abr. 2022.

ENCONTRO NACIONAL DE EDITORES DA REDE FEDERAL, 5., 17 a 19 de novembro de 2021, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Amapá, Macapá, AP, Brasil. [online]. Disponível em: https://eventos.ifap.edu.br/evento/encontro-nacional-dos-editores-da-rede-federal-ene. Acesso em: 01 abr. 2022.

FRANCHETTI, P. Razão de ser das editoras universitárias. Comciência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, SP, n. 103, 10 nov. 2008. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=40&id=486.
Acesso em: 16 dez. 2019.

GIANOTTI, M.; MAGADAN, G. Um livro: do autor ao leitor. São Paulo: ABEU, 2018.

GRUPO DE TRABALHO PARA ASSUNTOS EDITORIAIS DO FORPOG. Apresentação. Disponível em: https://editoras.conif.org.br/gteditoras/apresentacaogt. Acesso em: 1 abr. 2022.

GUEDES, M. C.; PEREIRA. M. E. M. Editoras universitárias uma contribuição à indústria ou à artesania cultural? São Paulo em Perspectiva, v. 14, n.1, 2000. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000100009

MARTINS FILHO, P. Missão Formadora. Verbo, Revista da ABEU, n.4, ago. 2008. Disponível em: https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/revistaverbo2008_8-38445.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.

PARKER, A. L. Prefácio. In: GOULART, F. G. R.; ARGOLLO, R. V. (orgs.). Editoras Universitárias: estratégias de gestão. São Paulo: ABEU, 2019. Disponível em https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/editoras-universitarias.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

QUEIROZ, V. R. F. et al. O trabalho editorial na rede federal: das oficinas gráficas às editoras. In: SOUZA, R. R. (org.). Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Goiânia: Editora IFG, 2017.

SOARES, D. R. Editora UFMG: avaliação de sua trajetória. 2016. Dissertação (Mestrado) - Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, 2016.

VIRGINIO, D. F. et al. O papel e a importância das editoras em um instituto federal: os casos das editoras IFRN e IFPB. In: PEREIRA, M. V.; RÔÇAS, G. (org.). As nuances e o papel social dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: lugares a ocupar. João Pessoa: IFPB, 2018.

VOGT, C. O livro e as editoras universitárias. Comciência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, SP, n. 103, 10 nov. 2008. Disponível em:
http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=40&id=478.
Acesso em: 26 dez. 2019.

VOLPATO, G. Método lógico para redação científica. 2. ed. São Paulo: Best Writing, 2017.

Published

2022-09-25

Métricas


Visualizações do artigo: 86     PDF (Español (España)) downloads: 86

How to Cite

Barcellos de Andrade, I. ., Martins Borges Bastos, P. A., & Helio Lopes, R. . (2022). LAS EDITORIALES DE LOS INSTITUTOS FEDERALES Y SU PRODUCCIÓN EDITORIAL: POSIBILIDADES Y PERSPECTIVAS. PARADIGMA, 43(3), 340–362. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p340-362.id1273