LAS EDITORIALES DE LOS INSTITUTOS FEDERALES Y SU PRODUCCIÓN EDITORIAL: POSIBILIDADES Y PERSPECTIVAS

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p340-362.id1273

Keywords:

Institutos Federales, Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Editoriales universitarias, Producción editorial

Abstract

Este artículo pretende trazar una panorámica de las editoriales de los Institutos Federales que integran la Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), resaltando aspectos relacionados con su producción, líneas editoriales y obras publicadas. Destacaremos la importancia que asumen estas editoriales, relacionándolas tanto con el conjunto de editoriales universitarias brasileñas como con las especificidades internas, refiriéndonos, por ejemplo, a su política editorial, relación con el territorio en el que se insertan los Institutos y con las poblaciones e instituciones con las que interactúan. Finalmente, reflexionaremos sobre las posibilidades y perspectivas de estas editoriales, en diálogo con la producción editorial que ejecutan, en consonancia con los propósitos, características y objetivos de los institutos federales.

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Author Biographies

Inez Barcellos de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bibliotecária e Coordenadora da Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Editora assistente da revista Vértices, da Essentia Editora. Tem experiência com Leitura, Discurso, Formação docente, Produção editorial e científica.

Paula Aparecida Martins Borges Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense e Licenciada em Letras Literatura com Especialização em Leitura e Produção de Texto pela Universidade de Nova Iguaçu Campus Itaperuna. Médica Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Pró-Reitora de Extensão e Cultura (2012-2016), Membro do Conselho Editorial e Conselho Editorial Especializado da Série Memórias Fluminenses, da Essentia Editora. Tem experiência nas áreas de Educação, Agrárias e Cultura, além de Produção Editorial e Divulgação Científica.

Raimundo Helio Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Doutor em História pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc/FGV). Professor de História do campus Quissamã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Membro do Conselho Editorial e Conselho Editorial Especializado da Série Memórias Fluminenses, da Essentia Editora. Tem experiência na área de História Política Republicana Brasileira, com ênfase nos temas referentes à Primeira República e ao Governo Provisório de Getúlio Vargas.

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Published

2022-09-25

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How to Cite

Barcellos de Andrade, I. ., Martins Borges Bastos, P. A., & Helio Lopes, R. . (2022). LAS EDITORIALES DE LOS INSTITUTOS FEDERALES Y SU PRODUCCIÓN EDITORIAL: POSIBILIDADES Y PERSPECTIVAS. PARADIGMA, 43(3), 340–362. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p340-362.id1273