ESTADO DEL ARTE A PARTIR DE TESIS Y DISERTACIONES SOBRE EVASIÓN, PERMANENCIA Y ÉXITO EN LA EPT: ENSEÑANZA MEDIA INTEGRADA Y PROEJA
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p802-826.id1294Keywords:
Evasión, Permanencia y Éxito, Educación Profesional y Tecnológica, PROEJA, Enseñanza Media IntegradaAbstract
Presenta el análisis del Estado del Arte relativo a las categorías Educación Profesional y Tecnológica (EPT), Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la Modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (PROEJA) y Enseñanza Media Integrada (EMI), en el cruce con las categorías Evasión y Permanencia y Éxito. Buscamos responder a la pregunta: ¿Sobre qué abordan las investigaciones desarrolladas en Brasil sobre el EMI y el PROEJA y la EPT, entre 2015 y 2019? El intuito fue verificar si constan las categorías evasión y permanencia y éxito mapear asuntos tratados. Encontramos 46 estudios discutiendo una gran diversidad de temáticas relacionadas: derecho a la educación, políticas, vulnerabilidad socioeconómica, acceso, acogida/acompañamiento, abandono, fracaso, asistencia, programas de acción afirmativa, inclusión, entre otros. Verificamos carencia bibliográfica y necesidad de estimular investigaciones en esa temática y en esos ámbitos de oferta, además de favorecer el acceso y la visibilidad a las publicaciones, divulgando la producción, discutiéndola y fomentando el conocimiento de estos procesos. También, los resultados indican que la complejidad del tema requiere acompañamiento y evaluación sistemáticos y la reordenación del banco de datos y de las acciones a ser tomadas en el enfrentamiento de la evasión y de la construcción de estrategias para garantía del derecho a la Educación Básica.Downloads
Download data is not yet available.
References
CARDOSO, C. R. Obstáculos materiais e simbólicos da desistência de estudantes/PROEJA/IFRN: um estudo à luz da teoria das representações sociais e da praxiologia de Pierre Bourdieu. 2018. 132f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25623. Acesso em: 22 mar. 2022.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.xhtml: Acesso em: 22 mar. 2022.
DUARTE, A. M. S. A cartografia da permanência estudantil nos cursos de nível médio da Rede Federal de Educação. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22808. Acesso em: 22 mar. 2022.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.79, pp.257-272. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2022.
FERREIRA, M. J. R. Interdições e resistências: os difíceis percursos da escolarização das mulheres na EPT. 2017. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8529. Acesso em: 22 mar. 2022.
FREIRE, P. C. M. A EJA em uma instituição pública federal de ensino: entre políticas e práticas de uma educação profissional técnica de nível médio. 2017. 204 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3837. Acesso em: 22 mar. 2022.
HEEREN, M. V. A Construção Político e Normativa do IFSP: A Garantia do Direito Constitucional à Educação Básica e o Conflito com a Reforma do Ensino Médio de 2017. 2019. 140 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara). Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br›educacao_escolar. Acesso em: 22 mar. 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Biblioteca Digital de Teses e Dissertação. Brasília, DF. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 7 fev. 2022.
IFRS. Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRS. Resolução CONSUP no 064, de 23 de outubro de 2018.
LÜSCHER, A. Z.; DORE, R. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós Graduação – Políticas, Sociedade e Educação, Brasília, supl. 1, v. 8, p. 147 - 176, 2011. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/244/411. Acesso em: 28 maio 2022.
MACHADO, M. R. L.; MOREIRA, P. R. Educação profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. In: Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 3., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Cefet-MG, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/8118038-Educacao-profissional-no-brasil-evasao-escolar-e-transicao-para-o-mundo-do-trabalho.html. Acesso em: 22 mar. 2022.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução, apresentação e notas de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.
OLIVEIRA, R. G. Pescadoras tradicionais, técnicas em pesca, “entendem-se incluídas” pela política pública do ProEJA? 2016. 213 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2034. Acesso em: 22 mar. 2022.
PFARRIUS, G. S.; ZUCOLOTTO, A. M.; FRANÇA, M. C. C. C. Achados sobre a Educação profissional e tecnológica em Música: Um estudo a partir de teses e dissertações. In: PIZZATO, M.; ESCOTT C.; SOARES, R. Educação Profissional e Tecnológica: Práticas, organização e memórias. Belo Horizonte, MG: Poissson, 2021, p. 124. Disponível em: https://poisson.com.br/2018/produto/educacao-profissional-e-tecnologica-praticas-organizacao-e-memorias/. Acesso em: 22 mar. 2022.
SANTOS, F. P.; Qualidade do atendimento educacional especializado: a instituição, o estudante e sua família. Salvador, BA: UCSAL, 2017. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/396. Acesso em: 22 mar. 2022.
SANTOS, D. S. Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP: o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas. Campinas, SP: [s.n.], 2018. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Disponível em: https://1library.org/document/y4964x9z-democratizacao-acesso-ensino-medio-integrado-contexto-implementacao-reserva.html. Acesso em: 22 mar. 2022.
SERRA, M. H. M. D. Os estruturantes do processo de escolarização na idade adulta: um estudo a partir do PROEJA do IFMT, campus Cuiabá-Octayde Jorge da Silva. Rio Claro, 2017. 294 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/151321. Acesso em: 22 mar. 2022.
ZIBENBERG, I. G. S. Das disposições sociais aos habitus estudantis: as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado. 2019. 211f. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, Brasil, BR-RS, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/203807. Acesso em: 22 mar. 2022.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.xhtml: Acesso em: 22 mar. 2022.
DUARTE, A. M. S. A cartografia da permanência estudantil nos cursos de nível médio da Rede Federal de Educação. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22808. Acesso em: 22 mar. 2022.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.79, pp.257-272. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2022.
FERREIRA, M. J. R. Interdições e resistências: os difíceis percursos da escolarização das mulheres na EPT. 2017. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8529. Acesso em: 22 mar. 2022.
FREIRE, P. C. M. A EJA em uma instituição pública federal de ensino: entre políticas e práticas de uma educação profissional técnica de nível médio. 2017. 204 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3837. Acesso em: 22 mar. 2022.
HEEREN, M. V. A Construção Político e Normativa do IFSP: A Garantia do Direito Constitucional à Educação Básica e o Conflito com a Reforma do Ensino Médio de 2017. 2019. 140 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara). Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br›educacao_escolar. Acesso em: 22 mar. 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Biblioteca Digital de Teses e Dissertação. Brasília, DF. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 7 fev. 2022.
IFRS. Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRS. Resolução CONSUP no 064, de 23 de outubro de 2018.
LÜSCHER, A. Z.; DORE, R. Política educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós Graduação – Políticas, Sociedade e Educação, Brasília, supl. 1, v. 8, p. 147 - 176, 2011. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/244/411. Acesso em: 28 maio 2022.
MACHADO, M. R. L.; MOREIRA, P. R. Educação profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. In: Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 3., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Cefet-MG, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/8118038-Educacao-profissional-no-brasil-evasao-escolar-e-transicao-para-o-mundo-do-trabalho.html. Acesso em: 22 mar. 2022.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução, apresentação e notas de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.
OLIVEIRA, R. G. Pescadoras tradicionais, técnicas em pesca, “entendem-se incluídas” pela política pública do ProEJA? 2016. 213 f. Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2034. Acesso em: 22 mar. 2022.
PFARRIUS, G. S.; ZUCOLOTTO, A. M.; FRANÇA, M. C. C. C. Achados sobre a Educação profissional e tecnológica em Música: Um estudo a partir de teses e dissertações. In: PIZZATO, M.; ESCOTT C.; SOARES, R. Educação Profissional e Tecnológica: Práticas, organização e memórias. Belo Horizonte, MG: Poissson, 2021, p. 124. Disponível em: https://poisson.com.br/2018/produto/educacao-profissional-e-tecnologica-praticas-organizacao-e-memorias/. Acesso em: 22 mar. 2022.
SANTOS, F. P.; Qualidade do atendimento educacional especializado: a instituição, o estudante e sua família. Salvador, BA: UCSAL, 2017. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/396. Acesso em: 22 mar. 2022.
SANTOS, D. S. Democratização do acesso ao ensino médio integrado no IFSP: o contexto da implementação da Lei de reserva de vagas. Campinas, SP: [s.n.], 2018. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Disponível em: https://1library.org/document/y4964x9z-democratizacao-acesso-ensino-medio-integrado-contexto-implementacao-reserva.html. Acesso em: 22 mar. 2022.
SERRA, M. H. M. D. Os estruturantes do processo de escolarização na idade adulta: um estudo a partir do PROEJA do IFMT, campus Cuiabá-Octayde Jorge da Silva. Rio Claro, 2017. 294 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/151321. Acesso em: 22 mar. 2022.
ZIBENBERG, I. G. S. Das disposições sociais aos habitus estudantis: as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado. 2019. 211f. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, Brasil, BR-RS, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/203807. Acesso em: 22 mar. 2022.
Downloads
Published
2022-09-25
Métricas
Visualizações do artigo: 112 PDF (Español (España)) downloads: 97
How to Cite
Silveira Pfarrius , G. ., & Monteiro Escott, C. . (2022). ESTADO DEL ARTE A PARTIR DE TESIS Y DISERTACIONES SOBRE EVASIÓN, PERMANENCIA Y ÉXITO EN LA EPT: ENSEÑANZA MEDIA INTEGRADA Y PROEJA. PARADIGMA, 43(3), 802–826. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p802-826.id1294
Issue
Section
Artículos