O Instituto Natura e as Políticas de Colaboração Federativa: implicações para a gestão educacional

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p155-181.id1500

Keywords:

Federalismo. Instituto Natura. Regime de Colaboração. Nova Gestão Pública. Investimento Social Privado.

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar a atuação do Instituto Natura (IN) no que tange à elaboração e implementação de políticas de colaboração para a oferta da educação pública, dentro do desenho do federalismo brasileiro. São analisadas aqui ações de formulação, implementação e assessoramento de novas formas de colaboração intergovernamental, cuja presença do IN é notada em variadas atuações. A pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo, toma como fontes primárias registros eletrônicos de documentos oficiais, notícias veiculadas nas mídias digitais e conteúdo de sites oficiais. Os dados levantados revelam uma ampla e crescente inserção do IN no campo das políticas públicas educacionais, trazendo não apenas aportes ferramentais de apoio pedagógico, formativo e de gestão, mas também atuando na articulação de Arranjos de desenvolvimento da educação (ADE) e outras formas de colaboração intergovernamental ancoradas no investimento social privado e na nova gestão pública.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABRUCIO, Fernando Luiz; SEGATTO, Catarina Ianni; PEREIRA, Maria Cecília Gomes. Regime de Colaboração no Ceará: funcionamento, causas do sucesso e alternativas de disseminação do modelo. Instituto Natura, 2016. Disponível em: http://www.institutonatura.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Relatorio-Ceara-AF-Web.pdf. Acesso em 10 abr. 2023.

ABRUCIO, F. L. et al. Combate à COVID-19 sob o federalismo bolsonarista: um caso de descoordenação intergovernamental. Revista de Administração Pública, v. 54, p. 663-677, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/bpdbc9zSGCKZK55L3ChjVqJ/. Acesso em 10 abr. 2023.

ADRIÃO, Theresa; DOMICIANO, Cassia Alessandra. A Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/79084 Acesso em: 22 de abril de 2023.

ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5692189/mod_resource/content/1/Teresa%20Adriao_Dimens%C3%B5es%20e%20Formas%20da%20Privatiza%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 10 de abril de 2023.

AFONSO, A. J. Novos caminhos para a sociologia: Tecnologias em educação e accountability digital. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, e250099, 2021. Disponível: https://www.scielo.br/j/es/a/CsLPjh5kQQGHbZYLKybK87r/ Acesso em: 10 de abril de 2023.

ARAÚJO, Renan; OLIVEIRA, Helen Cristina de. Qualidade, eficiência e avaliação docente: uma nova pedagogia. Revista Científica. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71550055012. Acesso em: 14 mar. 2023.

ARAUJO, G. C. Federalismo e políticas educacionais no Brasil: equalização e atuação do empresariado como projetos em disputa para a regulamentação do Regime de Colaboração. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 787-802, set./dez. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/PnvpkHJgRr7P4TnsyC6Sb4Q/abstract/?lang=pt>.Acesso em:14 mar. 2023.

BASTOS, P. P. Z. Financeirização, crise, educação: considerações preliminares. Texto para Discussão. IE/UNICAMP, Campinas, n. 217, mar. 2013. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/images/arquivos/artigos/3256/TD217.pdf Acesso em: 14 mar. 2023

BISHOP, Mattew; GREEN, Michael. Philanthrocapitalism: How the Rich Can Save the World. Bloomsbury Press, New York. 2008.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: 1988.

______. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. 1995. Disponível em: <http://bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2023.

______. Parecer 9/2011. Análise de proposta de fortalecimento e implementação do Regime de Colaboração mediante arranjos de desenvolvimento da educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8851-pceb009-11-pdf&category_slug=setembro-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 mar. 2023.

______. Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014.

______. Ministério da Educação. PNE em movimento. Arranjo de desenvolvimento da educação do noroeste do estado de São Paulo – "ADE Noroeste Paulista". Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/17-cooperacao-federativa/33-arranjo-de-desenvolvimento-da-educacao-do-noroeste-do-estado-de-sao-paulo-ade-noroeste-paulista. Acesso em: 05 abri. 2023.

CONVIVA EDUCAÇÃO. Municípios reunidos, melhores resultados. 14/08/2018. Disponível em: https://convivaeducacao.org.br/fique_atento/866. Acesso em: 30 mar. 2023

FILANTROPIA: Contexto atual - questões, atores e instrumentos. IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, São Paulo. 2014. Disponível em https://idis.org.br/wp-content/uploads/2016/05/publi-Filantropia-Contexto-Atual.pdf. Acesso em: 05 abri. 2023.

FUNDAÇÃO ABRINQ. A FUNDAÇÃO. Disponível em: <https://www.fadc.org.br/a-fundacao>. Acesso em: 08 mar. 2023.

G1. Natura conclui a aquisição da The Body Shop. Globo.com, Rio de Janeiro, 08 setembro 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/natura-conclui-a-aquisicao-da-the-body-shop.ghtml. Acesso em: 08 abr. 2023.

INSTITUTO NATURA Instituto Natura realiza encontro da Rede de Apoio à Educação no “Polo Sudeste”, 2015. Disponível em: http://www.institutonatura.org.br/blog/instituto-natura-realiza-encontro-da-rede-de-apoio-a-educacao-no-polo-sudeste. Acesso em: 08 abr. 2023.

______. Relatório anual Natura 2017. Disponível em: http://sites.natura.com.br/sites/default/files/media/natura-ra-gri-2017.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023.

______. Relatório anual Natura 2020. Disponível em: https://static.rede.natura.net/html/sitecf/br/05_2021/relatorio_anual/Relatorio_Anual_Natura_GRI_2020.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

______. Relatório anual Natura 2021. Disponível em: https://www.institutonatura.org/wp-content/uploads/2022/06/Relatorio-Anual-iN-2021.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

______. Relatório Integrado Natura &Co América Latina 2021. Disponível em: Relatório Integrado Natura &Co América Latina 2021. Acesso em: 10 abr. 2023.

______. Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Mosaico das APAS do baixo sul realizou sua primeira Assembleia ordinária. 2018. Disponível em: http://institutonatura.org.br/blog/camara-tecnica-de-educacao-do-consorcio-intermunicipal-do-mosaico-das-apas-do-baixo-sul-realizou-sua-primeira-assembleia-ordinaria. Acesso em: 30 mar. 2023.

______. Plataforma Conviva Educação. Disponível em: https://www.convivaeducacao.org.br/platform. Acesso em: 05 mar. 2023.

______. Rede de Apoio à Educação (RAE). Disponível em: http://www.institutonatura.org.br/iniciativa/rede-de-apoio-a-educacao. Acesso em: 17 mar. 2023.

______. Termo de Referência para Contratação de Serviços Analista de Projetos Área: Produção de Conhecimento, Advocacy e Avaliação Projeto: Índice de Qualidade da Gestão Pública da Educação Municipal – IQGPEM, Disponível em: http://redebrasileirademea.ning.com/group/Oportunidades/forum/topics/instituto-natura-contrata-analista-de-projetos-tempor-rio. Acesso em: 05 abri. 2023.

KINGDON, J. W. Agendas, Alternatives, and Public Policies.Ä2nd Edition. Harper Collins College Publishers.1995.

MACEDO, E. Base Nacional Curricular Comum: Novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76632904006. Acesso em: 17 mar. 2023.

MAIA, Vânia Roseane Pascoal; MACHADO, Carlos R. S. As crianças e a educação ambiental: discursos sobre “gerações do futuro” e apontamentos sobre uma possível contribuição na área. EccoS Revista Científica 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71548306011. Acesso em: 17 mar. 2023.

MEDEIROS, I. M. S. A atuação do Instituto Natura na educação pública brasileira (2010-2014). 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

MESQUITA, C. Estado apresenta resultados do primeiro ano do Colabora Amapá Educação. Amapá Governo do Estado, 27 de novembro de 2018. Disponível em: https://www.portal.ap.gov.br/noticia/2711/estado-apresenta-resultados-do-primeiro-ano-do-colabora-amapa-educacao. Acesso em: 08 abr. 2023.

NATURA COSMÉTICO S/A. Nossa história. Disponível em: https://www.natura.com.br/a-natura/nossa-historia. Acesso em: 05 de mar. 2023.

______. (2021) Relatório Integrado Natura &Co América Latina 2021. Disponível em: https://www.natura.com.br/a-natura/nossa-historia. Acesso em: 30 de mar. 2023.

OLIVEIRA, D. A. Das políticas de governo à política de estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação & Sociedade, vol. 32, núm. 115, abril-junho, 2011, pp. 323-337. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hMQyS6LdCNDK8tHk8gL3Z6B/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 de mar. 2023.

OLIVEIRA, R. P. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sM4kwNzqZMk5nsp8SchmkQD/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 de abr. 2023.

PORTAL TRILHAS. Plataforma colaborativa. Disponível em: https://www.portaltrilhas.org.br. Acesso em: 12 mar. 2023.

PROGEP. Relatório de pesquisa: As melhores empresas para você trabalhar. Disponível em: http://progep.fia.com.br/melhores-empresas. Acesso em: 12 mar. 2023

RIBEIRO, William de Goes; CRAVEIRO, Clarissa Bastos. Precisamos de uma Base Nacional Comum Curricular? Linhas Críticas 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193552559004. Acesso em: 01 mar. 2023.

SANTOS, P. S. Investimento Social Privado e políticas educacionais: um olhar sobre as organizações brasileiras. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

SOARES, Danielle de Queiroz; JÚNIOR, Gentil Cutrim Serra. Capitalismo de plataforma: uma análise da expansão das relações de trabalho mediadas por aplicativos hoje. X jornada internacional de políticas públicas. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2021/images/trabalhos/trabalho_submissaoId_933_933612bb211d43ff.pdf. Acesso em: 20 mar 2023.

SHIROMA. E. O. O estado como cliente: interesses empresariais na Coprodução da inspeção escolar. Revista Trabalho Necessário, Ano 13, N. 22/2015.

SOUZA, J. Bahia é líder em consórcios municipais. A Tarde, Bahia, 28 abr. 2016. Disponível em: http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1766285-bahia-e-lider-em-consorcios-municipais. Acesso 30 mar 2023.

Published

2023-11-04

Métricas


Visualizações do artigo: 163     PDF (Português (Brasil)) downloads: 98

How to Cite

Araujo, G. C. de ., Freguete, L. M. ., & Nascimento, R. P. do . (2023). O Instituto Natura e as Políticas de Colaboração Federativa: implicações para a gestão educacional. PARADIGMA, 44(5), 155–181. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p155-181.id1500