TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS, CONSTRUCTIVISMO Y ENSEÑANZA POR PROYECTOS: PERSPECTIVAS DE FORMAÇIÓN INICIAL PARA PROFESORES DE MATEMÁTICA

Authors

  • Adriana Richit (UNESP-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade Estadual Paulista – UNESP Rio Claro, SP, Brasil
  • Marcus Vinicius Maltempi (UNESP-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidade Estadual Paulista – UNESP Rio Claro, SP, Brasil

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2009.p183-204.id431

Abstract

Presentamos, en este artículo, parte de los resultados de una investigación que buscó describir y analizar la forma de trabajo con proyectos en geometría analítica, utilizando software de geometría dinámica, con el objetivo de favorecer la formación de futuros profesores de matemáticas. La investigación, de naturaleza cualitativa (Borba y Araújo, 2004; Denzin y Lincoln, 2000 y Goldenberg, 2003), se desarrolló con estudiantes en el primer año de licenciatura en matemáticas de UNESP de Rio Claro, Brasil, con quienes se prepararon actividades didácticas de geometría analítica, utilizando un software de geometría dinámica (Geometricks); actividades éstas que se constituyeron en proyectos temáticos en matemáticas. Los resultados señalan que la combinación de trabajo con proyectos y tecnología fue una estrategia que favoreció la formación docente en relación con los conocimientosespecíficos de la disciplina y permitió la adquisición de nociones pedagógicas en la utilización de los programas informáticos apoyados con investigación aplicadas a situaciones propias de la prácticadocente de los futuros profesores de matemáticas. Los resultados también destacan aspectos del trabajocon proyectos los cuales se ajustan a los preceptos del constructivismo.Palabras Clave: Tecnologías Informáticas. Constructivismo. Pedagogía de ProyectosEDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CONSTRUCIONISMO E PEDAGOGIA DE PROJETOS:PERSPECTIVAS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESResumoNeste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa, a qual buscou descrever e analisar comotrabalhar com projetos em geometria analítica, usando software de geometria dinâmica, visando a favorecer a formação de futuros professores de Matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa (Borba e Araújo, 2004; Denzin e Lincoln, 2000 e Goldenberg, 2003), foi desenvolvida com alunos do primeiro ano da Licenciatura em Matemática da UNESP de Rio Claro, Brasil, os quais se engajaram na elaboração de atividades didáticas de geometria analítica, utilizando um software de geometria dinâmica (Geometricks), atividades estas que se constituíram em projetos temáticos em Matemática.Os dados do estudo sinalizam que a combinação do trabalho com projetos e tecnologia mostrou-se umaestratégia pedagógica favorável à formação inicial docente em Matemática, a apropriação de conhecimentos específicos, a aquisição de noções de uso didático do software e o envolvimento dos licenciandos com situações da prática docente. Ressaltam, também, aspectos do trabalho com projetos que se coadunam aos preceitos do Construcionismo.Palavras-chave: Tecnologias Informáticas. Construcionismo. Pedagogia de Projetos.INFORMATICS TECHNOLOGIES, CONSTRUCTIONISM AND PROJECTSPEDAGOGY: PERSPECTIVES TO MATHEMATICS TEACHERS PRE-SERVICEEDUCATIONAbstractIn this paper we present some results of a study by the Graduate Program in Mathematics Education of UNESP at Rio Claro, Brazil. The purpose was to describe and analyze how to work with analytical geometry projects using dynamic geometry software, benefiting the education of future mathematics teachers. The study, of qualitative nature (Borba and Araújo, 2004; Denzin and Lincoln, 2000 and Goldenberg, 2003), was conducted with first year undergraduate students of Mathematics from UNESP, and developed teaching activities of analytic geometry using a dynamic geometry software (Geometricks). These activities composed the thematic projects in mathematics. The data from the study indicated that the combination of projects and technology favored teacher training, mathematic learning, acquisition of pedagogical notions, use of software supported by research and involvement of future mathematics teachers with situations of teaching practice. It also shows aspects of work with projects that are in line with the requirements of Constructionism.Key words: Informatics Technologies. Constructionism, Pedagogy of Projects.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Richit (UNESP-Brasil), Universidade Estadual Paulista – UNESP Rio Claro, SP, Brasil

Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática daUNESP de Rio Claro-SP, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias eEducação Matemática (GPIMEM). Bolsista CNPq. E-mail: adrianarichit@gmail.com. Rio Claro, SP

Marcus Vinicius Maltempi (UNESP-Brasil), Universidade Estadual Paulista – UNESP Rio Claro, SP, Brasil

Professor Doutor do Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação (DEMAC) e doPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP. Membro do GPIMEM. E-mail:maltempi@rc.unesp.br., Rio Claro, SP.

Published

2015-02-24

Métricas


Visualizações do artigo: 76     PDF (Español (España)) downloads: 35

How to Cite

Richit (UNESP-Brasil), A., & Vinicius Maltempi (UNESP-Brasil), M. (2015). TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS, CONSTRUCTIVISMO Y ENSEÑANZA POR PROYECTOS: PERSPECTIVAS DE FORMAÇIÓN INICIAL PARA PROFESORES DE MATEMÁTICA. PARADIGMA, 30(1), 183–204. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2009.p183-204.id431