APRENDIZAJE DE LA ENSEÑANZA EN EL PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p200-224.id1305

Palabras clave:

Formación del profesorado, Residencia Pedagógica, Saberes Docentes, Profesionalización Docente, Educación Física

Resumen

Este artículo aborda el aprendizaje de la enseñanza en el Programa Residencia Pedagógica (PRP), en el contexto de una alianza entre la universidad y la escuela. El objetivo es analizar el aprendizaje de saberes docentes por parte de los residentes del PRP. Metodología: investigación cualitativa que involucró a miembros de un núcleo PRP en asociación entre una Institución de Educación Superior (IES) pública y tres escuelas estatales de Educación Básica en São Carlos (SP - Brasil). Son participantes: 24 residentes (R) de la Licenciatura en Educación Física (EF); una docente (D) de la IES y tres profesores de Educación Física preceptores (P) en las escuelas. La recopilación de datos implicó: observación de las reuniones del PRP; grupo focal y cuestionario. Se utilizó el Análisis de Contenido, del cual surgieron los ejes temáticos: 1) El entrelugar entre la universidad y la escuela; 2) Proceso de aprendizaje, movilización y / o constitución de saberes docentes; y 3) Principales agentes mediadores en el aprendizaje. Conclusión: el PRP puede configurar el entrelugar de la inducción profesional de los docentes, favoreciendo el aprendizaje de los saberes docentes y contribuyendo a la construcción de la profesión docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, P. C. A., & BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 2, p. 281-295, 2007.

ALTET, M. As competências do professor profissional: Entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L., PERRENOUD, P., ALTET, M. & CHARLIER, E. Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001; p.23-35.

AQUINO, J. G. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educação, v. 24, n 2, p. 181-204; 1998.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3a. reimp. da 1a. ed.. São Paulo: Edições 70; 2016.

BATISTA, P.M.F., PEREIRA, A.L., & GRAÇA, A. A(re)configuração da identidade profissional no espaço formativo. In: NASCIMENTO, J.V.; FARIAS, G.D. Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à intervenção. Florianópolis: UDESC; 2012; p. 81-112.

BATISTA, P.M.F., & GRAÇA, A. B. Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade. Pro-Posições [online], v. 32, 2021. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8666759 Acesso: 18 jan. 2022.

BENITES, L. C., SOUZA NETO, S., BORGES, C., & CYRINO, M. Qual o papel do professor-colaborador no contexto do estágio curricular supervisionado na educação física? Rev. Bras. Ciência e Movimento, v. 20, n. 4, p. 13-25; 2021.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educação, v.19, p. 20-28, 2002.

BORGES, C. A formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES, C, & DESBIENS, J.F. Saber, formar e intervir para uma Educação Física em mudança. Campinas: Autores Associados, 2005. p.157-190.

BORGES, C, & DESBIENS, J.F. Saber, formar e intervir para uma Educação Física em mudança. Campinas: Autores Associados, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Residência Pedagógica. Brasília (DF), 2018.

CARDOSO, M.I.S.T., BATISTA, P., & GRAÇA, A.B.S. Aprender a ser professor em comunidade de prática: um estudo com estudantes estagiários de educação física. In: O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em educação física (127-131). Portugal: UPORTO, 2014.

CARDOSO, M.I.S.T., BATISTA, P., & GRAÇA, A.B.S. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Rev. Bras. Educação, v. 21, n. 65, p. 371-390; 2016-a.

CARDOSO, M.I.S.T., BATISTA, P., & GRAÇA, A.B.S. A identidade do professor de Educação Física: um processo simultaneamente biográco e relacional. Movimento, v. 22, n. 2, p. 523-538; 2016-b.

CARDOSO, I., BATISTA, P., & GRAÇA, A. Narrativas acerca da formação de professores de Educação Física em contexto de prática supervisionada. Rev. Fac. Letras da Universidade do Porto, v. 32, p.125-145; 2016-c.

CARVALHO FILHO, J., BATISTA, P., & SOUZA NETO, S. O estágio supervisionado em educação física no brasil: uma scoping review de teses e dissertações. Movimento, v. 27, 2021. e27055. doi: https://doi.org/10.22456/1982-8918.112069

CRUZ, G. B., FARIAS, I. M. S., & HOBOLD, M.S. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Rev. Eletrônica de Educação, v.14, p. 1-15, 2020. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149 Acesso: 18 jan. 2022.

CYRINO, M. Do acolhimento ao acompanhamento compartilhado: a construção colaborativa de uma proposta para o estágio curricular no curso de pedagogia (tese). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2016.

FARIA, J. B., & DINIZ-PEREIRA, J. E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Educação Pública Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356; 2019. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393 Acesso: 18 jan. 2022.

GATTI, B. Formação de professores no brasil: políticas e programas. Paradigma, v. 42, n. e2, p. 01-17; 2021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p01-17.id1044 Acesso: 18 jan. 2022.

GATTI, B. A., BARRETTO, E. S. S., ANDRÉ, M. E. D. A., & ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, P. M. S., FERREIRA, C. P. P., PEREIRA, A. L., & BATISTA, P. M. F. A identidade profissional do professor: Um estudo de revisão sistemática. Rev. Bras. Educação Física Esporte, v. 27, n. 2, p. 247-67; 2013.

IZA, D.F.V., & SOUZA NETO, S. Por uma revolução na prática de ensino: o estágio curricular supervisionado. Curitiba: CRV, 2015.

LÜDKE, M., & ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELLO, D. E. DE, MORAES, D. A. F. DE, FRANCO, S. A. P., ASSIS, E. F. DE, & POTOSKI, G. O programa residência pedagógica - experiências formativas no curso de pedagogia. Rev. Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 2, p. 518–535; 2020. https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13631 Acesso: 18 jan. 2022.

NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208.; 2019-a.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educ. Realidade, v. 44, n. 3; 2019-b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt. Acesso: 18 jan. 2022.

PEREIRA, J. A. O papel do professor colaborador nos estágios curriculares supervisionados no curso de educação física (dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Carlos, 2021.

PIRES, V., NASCIMENTO, J.V., FARIAS, J.O., & SUZUKI, C.C.M. Identidade docente e educação física: um estudo de revisão sistemática. Rev. Port. Educação, v. 30, n. 1, p. 35-60; 2017.

RIBEIRO, R.C. & VEDOVATTO, D. Estágio supervisionado em Educação Física: processos de iniciação à docência. Curitiba: CRV; 2019-a.

RIBEIRO, R.C. & VEDOVATTO, D. Iniciação docente e constituição da identidade do professor de educação física. Rev. Fórum Identidades, v. 29, n 1, p. 9-27; 2019-b.

SARTI, F. M. Parceria intergeracional e formação docente. Educação em Revista, v. 25, n. 2, p. 133-152; 2009.

SARTI, F. M. O triângulo da formação docente: seus jogadores e configurações. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 323-338; 2012.

SARTI, F.M. Relações intergeracionais e alternância na formação docente: considerações a partir de proposta de estágio supervisionado. Cad. Educação, v. 46, p. 83-89; 2013-a.

SARTI, F.M. Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses. Educ. em Revista, v. 29, n. 4, p. 215-244, 2013-b.

SARTI, F. M. Relações intergeracionais no mercado brasileiro de formação docente: antigos e novos desafios a considerar. Pro-Posições v.32, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8666749 Acesso: 18 jan. 2022.

SARTI, F. M., & BUENO, M. C. Relação intergeracional e aprendizagem docente. Rev. Educação em Questão, v. 55, n. 45, p. 227-253; 2017.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In. NÓVOA, A. Os professores e sua formação, p.78-93. Lisboa: Dom Quixote; 1992.

SCHÖN, D. Le praticien réflexif. À la recherche du savoir caché dans l'agir professionnel, Montréal, Éditions Logiques; 1994.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, p. 196-229; 2014.

SOUSA, M. DO C. DE, & GAMA, R. P. Programas nacionais de iniciação à docência no Brasil. Paradigma, v. 42 (e2), p. 135-151; 2021. http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1002/948 Acesso: 18 jan. 2022.

SOUZA NETO, S., SARTI, F.M., & BENITES, L.C. Entre o ofício de aluno e o habitus de professor: os desafios do estágio supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento, v. 22, n.1, p. 311-324; 2016.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, v.34, n. 123, p. 551-571; 2013.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional (17a ed.). Petrópolis: Vozes, 2016.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Rev. Bras. Educação, v.13, n.3, p. 5-24; 2000.

TARDIF, M. & LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão das interações humanas (2a ed.). Petrópolis: Vozes, 2005.

TARDIF, M. & MOSCOSO, J. N. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cad. Pesquisa, v. 48, n. 168, p. 388-411; 2018.

TARDIF, M. & RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, v. 23, n. 73, p. 209-244; 2000.

VEDOVATTO, D. F., & SOUZA NETO, S. Os desafios do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na parceria entre Universidade e Escola. Rev. Movimento, v.21, n.1, p. 111-124; 2015.

Descargas

Publicado

01-01-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 115     PDF downloads: 96

Cómo citar

Vedovatto, D., Penteado, R. Z., & Sims, D. S. (2023). APRENDIZAJE DE LA ENSEÑANZA EN EL PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA. PARADIGMA, 44(1), 200–224. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p200-224.id1305

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a