Avaliação em Matemática Partindo do Paradigma da Complexidade - O Princípio de uma Ação Contra Hegemônica
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p88-101.id1468Palabras clave:
olhar conjuntural, deslocamento de paradigma, paradigma da complexidade, avaliação em matemáticaResumen
Este artigo faz parte de uma pesquisa, a nível de doutorado, intitulada “Avaliação em Matemática partindo do Paradigma da Complexidade”, desenvolvida no Programa de Pós- graduação para Estrangeiros da Universidade Nacional de Rosario - ARG. Entendemos que o ato de avaliar na disciplina de Matemática carece urgentemente de um olhar conjuntural. Compreendemos também, que isto só é tangível através de um deslocamento de paradigma: da Simplicidade para a Complexidade. Logo, nos propomos a estruturar e executar um curso de formação inicial e continuada (FIC) visando oportunizar, aos colegas desta área, um (re)pensar sobre o ato de avaliar sob uma perspectiva complexa (balizado em Edgar Morin). Este foi o pano de fundo para que desenvolvêssemos uma investigação com abordagem qualitativa, definida quanto a sua natureza como aplicada, classificada segundo seus objetivos como descritiva e enquadrada segundo os procedimentos, como Estudo de caso. Para a análise e interpretação das informações obtidas utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Dela emergiram cinco (5) metatextos; um destes dá nome a este artigo.Descargas
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Citas
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Publicado
02-09-2023
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Cómo citar
Euzébio Bastos, V. ., & Medeiros Alves, A. M. . (2023). Avaliação em Matemática Partindo do Paradigma da Complexidade - O Princípio de uma Ação Contra Hegemônica. PARADIGMA, 44(5), 88–101. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p88-101.id1468
Número
Sección
Artículos