Avaliação para e como Aprendizagem dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática na Educação Básica

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p365-396.id1480

Palabras clave:

Avaliação, Modelagem Matemática, Análise de Conteúdo, Formação Continuada

Resumen

No presente texto refletirmos sobre o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos em atividades de Modelagem Matemática na Educação Básica. A partir dessa motivação, procuramos investigar: Quais são as percepções dos Professores que ensinam Matemática nas Escolas da Educação Básica sobre a avaliação da aprendizagem em atividades de Modelagem Matemática em sala de aula? Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que analisamos as percepções de 39 professores que ensinam Matemática em processos de formação continuada. Os dados foram constituídos a partir dos registros dos participantes em um fórum de discussão no ambiente virtual de aprendizagem. Para analisar os dados, utilizamos alguns procedimentos da Análise de Conteúdo, a qual nos proporcionou constituir duas Categorias de Análise: (I) Tipos de Avaliação Para a Aprendizagem; e (ii) Instrumentos de Avaliação Como Aprendizagem. Com a Análise interpretativa realizada por meio do movimento dialógico entre dados e referencial teórico, compreendemos que os professores utilizam a Modelagem Matemática em sala de aula nas Escolas da Educação Básica consideram a avaliação das atividades de Modelagem Matemática em uma dupla perspectiva: Avaliação Para e Como Aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro, Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul – UNEMAT

Acelmo de Jesus Brito, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) Professor Titular da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul – UNEMAT

Paulo Marcos Ferreira Andrade, Secretaria Municipal de Educação – SMEC

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul UNEMAT- (2020) Professor da Secretaria Municipal de Educação – SMEC

Citas

AFONSO, A. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas educativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.
ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ALMEIDA, L. M. W.; ARAÚJO, J. L.; BISOGNIN, E. Práticas de modelagem matemática: relatos de experiências e propostas pedagógicas. Londrina: Eduel, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BASSO, A. Avaliando em Matemática através das Rubricas. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Anais..., 2017, Curitiba. p. 22568-22576.
BURIASCO, R. L. C. Avaliação em Matemática: um estudo das respostas de alunos e professores. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 1999.
CANEN, A.; SANTOS, Â. R. Educação multicultural: teoria e prática para professores e gestores em educação. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação: reflexos sobre educação e matemática.São Paulo: Summus, 1986.
D’ AMBROSIO, U. Educação pra uma sociedade em transição. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001. 197 p.
DALTO, J. O.; SILVA, K. A. P. Atividade de Modelagem Matemática como Estratégia de Avaliação da Aprendizagem. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 23, n. 57, p. 34-45, jan./mar. 2018.
______. Avaliação Formativa na Construção de um Portfólio de Atividades de Modelagem Matemática. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais..., out. 2018, Cascavel, PR.
DIAS, M. R.; ALMEIDA, L. M. W. de. Formação de professores e modelagem matemática. In: VIII ENEM – ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais... (Comunicação Científica), Recife/PE, 2004, p. 1-18.
FERNANDES, D. Avaliação das aprendizagens: uma agenda, muitos desafios. Portugal: Texto, 2004.
FIGUEIREDO, Denise Fabiana; KATO, Lilian Akemi. Uma Proposta de Avaliação de Aprendizagem em Atividades de Modelagem Matemática na Sala de Aula. Acta Scientiae Canoas v. 14 n.2 p.276-294 maio/ago. 2012.
FIGUEIREDO, Denise. Fabiana. Uma proposta de avaliação de aprendizagem significativa em atividades de modelagem matemática na sala de aula. 2013. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GUÉRIOS Ettiène et al. A avaliação em matemática nas séries iniciais. Coleção Avaliação da Aprendizagem. Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: Ed. da UFPR, 2005. 64p.
LOPES, J.; SILVA, H. S. 50 técnicas de avaliação formativa. Editora Lidel, Lisboa – Portugal, 2012.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. Cortez, São Paulo, 2011.
LUDKE, M. O trabalho com projetos e a avaliação na educação básica. In: SILVA, J. F. da (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.
MAGALHÃES, G. G., & ALMEIDA, L. M. W. de. (2021). Avaliação em Modelagem Matemática: Focos e Modos de Fazer. Revista Paranaense de Educação Matemática, 10(23), 305–327. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.305-327
OLIVEIRA, W. P.; KATO, L. A. A Avaliação em Atividades de Modelagem Matemática na Educação Matemática: o que dizem os Professores? Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 1, p. 49-69, jan/fev. 2017.
PACHECO, S. M. Uma Proposta de Autoavaliação e Avaliação por Pares em Modelagem na Educação Matemática. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR.
PAVANELLO, M. R.; NOGUEIRA, C. M. I. Avaliação em matemática: algumas considerações. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, p. 29-42, jan./abr. 2006.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. Reflexões a respeito do uso da modelagem matemática em aulas nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 237, p. 619-642, 2013.
VELEDA, G. G. Avaliação para a Aprendizagem em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Elementos para uma Teorização. 140 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2018.
VELEDA, G.; BURAK, D. Avaliação em atividades com Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma proposta de instrumento. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 22, n. 2, p. 025-054, 2020.
VELEDA, G. G.; BURAK, D. Modelagem Matemática e o desafio da avaliação: revisitando as propostas nacionais e internacionais. In: VII EPMEM – Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 7., 2016, Londrina. Anais... Londrina: UEL/UTFPR, 2016, p.339-352
ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Descargas

Publicado

31-08-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 183     PDF downloads: 94

Cómo citar

Rodrigues, M. U. ., Brito, A. de J. ., & Andrade, P. M. F. . (2023). Avaliação para e como Aprendizagem dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática na Educação Básica. PARADIGMA, 44(5), 365–396. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p365-396.id1480