Uma análise das reflexões promovidas por um estudante de Licenciatura em Matemática em um Vaivém

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p448-468.id1483

Palabras clave:

Educação Matemática, Avaliação da Aprendizagem Escolar, Instrumentos de Avaliação, Vaivém

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar, analisar e discutir trechos do Vaivém de um estudante, evidenciando as reflexões propostas por seus questionamentos. Esse instrumento de avaliação pode ser utilizado em um processo de avaliação como uma prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, dessa forma, apresentamos os aspectos essenciais desse processo. O Vaivém é apresentado como um instrumento de avaliação que pode ser utilizado com o intuito de potencializar as interações entre estudante e professor. Para a análise, foi escolhido o Vaivém de um estudante, participante de uma disciplina de Estágio Supervisionado, em um curso de Licenciatura em Matemática, que realizou perguntas em quase todas as semanas do desenvolvimento da dinâmica com esse instrumento, diferente dos colegas de turma. Os trechos analisados continham questionamentos realizados pelo estudante e foram agrupados em quatro temas, discutidos no decorrer do artigo. Foi possível observar que o Vaivém proporciona momentos de diálogos entre professor e estudante, promovendo um momento formativo de discussão individual e seguro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel dos Santos e Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do GEPEMA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação.

Vanessa Kishi Sampel, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Atualmente é estudante do Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) e membra do GEPEMA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação.

Thiago Trombini, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é estudante do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) e membro do GEPEMA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, São Paulo, 2016.
ESTEBAN, Maria Tereza. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 129-137, 2002.
FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática. 2009. 166f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.
______. Enunciados de Tarefas de Matemática: um estudo sob a perspectiva da Educação Matemática Realística. 2013. 121f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
HADJI, Charles. A Avaliação, Regras do Jogo. Portugal: Porto Editora, 1994. 190 p.
______. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PEDROCHI JUNIOR, Osmar. Avaliação como oportunidade de aprendizagem em matemática. 2012. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
RODRIGUES, Paulo Henrique. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. 2019. 193 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
RODRIGUES, Paulo Henrique; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. Zetetiké, v. 28, p. 1-56, 2020.
SILVA, Gabriel dos Santos e; INNOCENTI, Mariana Souza; ZANQUIM, Jessica Aparecida Borssoi. Um estudo sobre intenções de intervenções feitas por uma professora em um Vaivém. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022041, 10 jun. 2022.
SILVA, Gabriel dos Santos e. Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação. 2018. 166f. Tese de Doutorado (Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
SILVA, Gabriel dos Santos e.; BARDAÇON, Ana Carolina.; VENTURINI, Lucas de Souza. Um estudo de um Vaivém à luz da Educação Matemática Realística. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15, 2019, Londrina. Anais [...]. Londrina: SBEM, 2019. p. 1-14.

Descargas

Publicado

05-09-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 167     PDF downloads: 82

Cómo citar

Silva, G. dos S. e ., Sampel, V. K. ., & Trombini, T. . (2023). Uma análise das reflexões promovidas por um estudante de Licenciatura em Matemática em um Vaivém. PARADIGMA, 44(5), 448–468. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p448-468.id1483