A autoavaliação como contribuidora da aprendizagem em processos de Avaliação online em uma Licenciatura em Matemática da UAB
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p535-555.id1487Palabras clave:
Avaliação Formativa online, Licenciatura em Matemática a distância, Educação a Distância, Universidade Aberta do BrasilResumen
O presente trabalho objetiva apresentar alguns aspectos de processos de Avaliação online revelados na pesquisa de Doutorado do seu autor, recentemente concluída. Traz o debate sobre necessidade, em qualquer contexto de formação – presencial ou online – da prática consciente, e para todos e todas, da Autoavaliação no processo de Avaliação da Aprendizagem. A pesquisa se deu no contexto de uma Licenciatura em Matemática no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apresenta sucintamente a importância de desenvolver mais estudos e pesquisas sobre a temática da Avaliação Formativa em qualquer contexto, para revelar, de modo especial, a importância de um dos elementos dessa modalidade avaliativa: a Autoavaliação. Metodologicamente, a pesquisa se sustentou em referenciais da Pesquisa Qualitativa e da Análise de Conteúdo, com vistas à coleta de dados e sua interpretação sobre os processos de Avaliação online no contexto de uma disciplina de Pré-Cálculo de um curso de Licenciatura em Matemática da UAB. Em nosso modo de entender, alguns aspectos evidenciados na pesquisa apresentados neste trabalho, vinculados à Autoavaliação, se apresentam como indicadores da necessidade de se relevar o exercício da Autoavaliação como contribuidora da Aprendizagem no processo Ensino-Aprendizagem, quais sejam: Inexistência de motivação do Professor/Tutor online à Autoavaliação do Aluno; Ausência de Autoavaliação; Autoavaliação como contribuidora da Aprendizagem e Inexistência de motivação para Autoavaliação enunciados pelo conjunto de discentes.Descargas
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Citas
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31-08-2023
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Maciel, D. M. . (2023). A autoavaliação como contribuidora da aprendizagem em processos de Avaliação online em uma Licenciatura em Matemática da UAB. PARADIGMA, 44(5), 535–555. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p535-555.id1487
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Sección
Artículos