EDUCACIÓN AMBIENTAL Y EDUCACIÓN PROFESIONAL EN EL IFPB: ESTRECHANDO LAZOS

Auteurs

DOI :

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p713-738.id1290

Mots-clés :

Educación Ambiental, Educación Profesional y Tecnológica, Currículum escolar, Proyectos integradores, Bachillerato integrado

Résumé

La presente investigación, en el ámbito de la Educación Profesional y Tecnológica, investigó las prácticas y la adhesión de profesores y alumnos a la Educación Ambiental en los tres cursos técnicos integrados a la enseñanza media del Instituto Federal da Paraíba Campus Cabedelo: Multimedia, Recursos Pesqueros y Medio Ambiente. Se aplicaron cuestionarios multicategoría a docentes y estudiantes, cuyos resultados fueron sometidos a análisis de contenido según la metodología de Bardin (1977). Se constató que sólo en el curso de Medio Ambiente el currículo contiene adecuadamente las disciplinas de educación ambiental. Se concluyó que la Educación Ambiental en los cursos de Multimedia, Recursos Pesqueros y Medio Ambiente ocurre principalmente a través de proyectos integradores, cuyas prácticas utilizan la transversalidad y la interdisciplinariedad, sin involucrar, sin embargo, a todos los estudiantes y profesores, siendo alternativas necesarias para garantizar su plena participación. Existen dificultades relacionadas con la sobrecarga de asignaturas en estos cursos integrados, generando desmotivación y falta de tiempo para una enseñanza ambiental efectiva. Para ello, los docentes propusieron mejoras que requieren una revisión curricular por parte de la escuela. Al final del análisis, ofrecemos propuestas para ser evaluadas por la escuela, para superar las dificultades reveladas y optimizar los resultados de los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Educación Ambiental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alvimar Duran da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Educação profissional e Tecnológica (IFPB-2020) Graduado em Administração.

Gilcean Silva Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Agronomia (área de ecologia e conservação do meio ambiente-UFPB), Mestre em Desenvolvimento e meio ambiente (UERN), Licenciado em Biologia (UFPB) Professor do IFPB

Diógenes Oliveira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Intituto Federal da Paraíba (IFPB). Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH). Licenciado em Letras Português e Espanhol pela Faculdade Integ. de Brasília (FABRAS). Licenciado em Letras Inglês pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF).

Références

ALMEIDA, Jacqueline Praxedes de. Educação ambiental: história e formação docente.
Maceió: EDUFAL, 2011, 201 p.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. LISBOA/Portugal: Edições 70, 1977, 229 p.

BEZERRA, Cleomar Porto. Educação ambiental no ensino médio do IFPB: uma análise dos cursos técnicos integrados do Campus João Pessoa. Tese (Doutorado em Educação)
– Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Programa de Pós- graduação em Educação. – Natal (RN), 2016, 183 p.

BRASIL. A estimativa da taxa de desmatamento por corte raso para a Amazônia Legal em 2019 é de 9.761 Km². Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE – Notícia.
Dispon. em: www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5294. Acesso em: 08 mar. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República – Casa Civil – Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 mar. 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental – Ministério da Educação – MEC/CNE. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada- 223369541/13639-educacao-ambiental-publicacoes. Acesso em: 17 mar. 2020.

BRASIL. Educação Ambiental no Ibama. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA/MMA. 2016. Disponível em: www.ibama.gov.br/ educacao-ambiental/educacao-ambiental-no-ibama. Acesso em: 04 fev. 2019.

BRASIL/LDB. Lei 9.394, de 20 de dez. de 1996. Presid. da República/Casa Civil. Dispon. em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 18 set. 2020.

BRASIL. Lei 9795/99, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Dispon. em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 03 jun. 2022.

BRASIL/MMA. Convenção sobre Diversidade Biológica. Ministério do Meio Ambiente. 2018. Disponível em: https://www.mma.gov.br/biodiversidade/conven%C3%A7%C3%A3o-da-diversidade- biol%C3%B3gica.html. Acesso em: 24 out 2020.

BRASIL. O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental? Ministério da Educação - MEC. TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. R. (orgs.). Brasília: Coleção Educação para Todos, 2007. v. 23, n. 6. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao5.pdf. Acesso em: 21 ago. 2007.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Sec. de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 436 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 26 nov. 2018.

BRASIL/PNMA. Política Nacional de Meio Ambiente. Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981. Presidência da República – Casa Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 11 out. 2020.

CRUZ, Alvimar Duran da; ALVES, Gilcean S. Educação profissional e ambiental: avanços, retrocessos e possibilidades. V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal: IFRN, 4 a 6 set. 2019. Disponível em: https://coloquioep.com.br/anais/trabalhos/linha3/submissao10.pdf. Acesso em: 16 mar. 2020.

DIAS, G. Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9ª Ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1979.

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 6. Ed. - São Paulo: Atlas, 2008, 200 p.

JACOBI, P. R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a07v31n2.pdf. Acesso em: 27 nov. 2018.

ONUBR. Relatório da ONU mostra que 1 milhão de espécies de animais e plantas enfrentam risco de extinção. Nações Unidas Brasil, 08 mai. 2019. Disponível em: https://nacoesunidas.org/relatorio-da-onu-mostra-que-1-milhao-de-especies-de-animais-e- plantas-enfrentam-risco-de-extincao/. Acesso em: 16 mar. 2020.

PASSOS, Andréa Bulloza Trigo; ZITZKE, Viviane Aquino. A abordagem da Educação Ambiental na Escola Profissional publicizada na REMEA. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande – RS: Ed. Especial EDEA, n. 1, p. 167-181, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8571. Acesso em: 17 mar. 2020.

PAULA. J. L.; HENRIQUE. A. L. S. Educação Ambiental na Educação Profissional: caminhando em direção à formação humana integral. VII EPEA – Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2013. Revista Ensino Interdisciplinar. Mossoró – RN: v. 2, n. 05, 2016. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2013_anais/plenary/. Acesso em: 18 mar. 2020.

SEIFFERT, M. E. B. Gestão Ambiental: instrumentos, esfera de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2007, 310 p.

TRISTÃO, Martha. Saberes e fazeres da educação ambiental no cotidiano escolar. In: Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília: Rede Bras. de Educação Ambiental, 2004, p.140.

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Brasil, 2017, Prefácio. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0025/002521/252197por.pdf. Acesso em: 26 nov. 2018.

Téléchargements

Publiée

2022-09-25

Métricas


Visualizações do artigo: 107     PDF (Español (España)) downloads: 86

Comment citer

Duran da Cruz, A. ., Silva Alves, G., & Oliveira Pereira, D. . (2022). EDUCACIÓN AMBIENTAL Y EDUCACIÓN PROFESIONAL EN EL IFPB: ESTRECHANDO LAZOS. PARADIGMA, 43(3), 713–738. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p713-738.id1290