LA INVESTIGACIÓN COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: CONCEPCIONES DEL PROGRAMA JUNIOR DE INICIACIÓN CIENTÍFICA DEL IF BAIANO
DOI :
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p941-972.id1300Mots-clés :
Bachillerato Integrado, Búsqueda, Iniciación Científica Junior, PIBIC JrRésumé
El presente trabajo trata de las acciones de investigación desarrolladas a través del Programa de Becas de Iniciación Científica Junior (PIBIC JR) en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía (IF Baiano). El objetivo general es investigar cómo ocurre el PIBIC JR en esta institución, analizando el concepto de investigación que subyace a esta práctica, con el fin de identificar elementos que puedan apoyar la reformulación de dicho programa. En cuanto al aporte teórico que apoyó el diseño de esta investigación, se consideraron autores que se ocupan de la Iniciación Científica Junior, Estudios Sociales sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS). Este curso investigativo se llevó a cabo a través de un enfoque dialéctico crítico, de carácter cualitativo, de carácter descriptivo y exploratorio. Los procedimientos siguieron los moldes del análisis documental de las disposiciones legales, normativas y reglamentarias de la práctica del PIBIC JR en el ámbito del IF Baiano. Y el análisis de datos se ancló en la técnica de Análisis de Contenido de Bardin (2016). Los resultados revelaron la existencia de lagunas en la formación humanizadora, apuntando implícitamente a la presencia de una práctica de Iniciación Científica Reduccionista frente a la materialidad del PIBIC JR en esta institución.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Références
AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educacional Brasileiro. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 1-13, jun. 2001.
BARBOSA, Katiane Souza. Programa de bolsa de iniciação científica júnior do IF Baiano: concepções e diretrizes que orientam a prática da pesquisa no ensino médio integrado. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu. Catu, 2020.
BARBOSA, Katiane Souza. OLIVEIRA, Marcelo Souza; De Oliveira, Patrícia. “Documento referencial: Orientações e Propostas para a Criação de um Programa Piloto de Bolsa de Iniciação Científica Júnior - o PROPIBIC JR”. Produto Educacional. Disponivel em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599775, acesso em 27/02/2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2011.892%2C%20DE%2029%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202008.&text=Institui%20a%20Rede%20Federal%20de,Tecnologia%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em 3 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Portaria nº 58, de 21 de novembro de 2014. Regulamenta a concessão de bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Diário Oficial da União, Brasília, n. 227, Seção 1, p. 222-223, 24/11/2014.
CABRERO, Rodrigo de Castro; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Iniciação Científica, bolsa de Iniciação científica e Grupos de pesquisa. In: MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares (Org.). Iniciação Científica: Aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora da UNESP, 2015. p. 109-129.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicada a organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, São João del-Rei, Belo Horizonte, Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul./dez. 2013.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.
CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resolução Normativa CNPq nº 27 de 06 de outubro de 2008. Altera a norma específica de Iniciação Científica Júnior – ICJ, substituindo o Anexo V da RN-017/06 - Bolsas por Quota no País. 2008. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-normativa-27-2008_108873.html. Acesso em 9 mar. 2020.
CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Objetivos do Programa PIBIC. Disponível em: http://cnpq.br/pibic. Acesso em 9 mar. 2020.
DEMO, Pedro. Iniciação Científica: Razões Formativas. In: MORAIS, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. (Org.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 103-126.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10 ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
EPSJV. Escola Politécnica Joaquim Venâncio. Programa De Vocação Científica –
FERREIRA, Cristina Araripe. Concepções da Iniciação Científica no Ensino Médio: uma proposta de pesquisa. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 115-130, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 66 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias. Campinas: Cortez, 2006.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2014.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Programa de Bolsa de Iniciação Científica. Salvador: MEC/SETEC, 2010a.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 06, de 29 de março de 2011. Aprova alteração no item 6.1, alínea “C” da Resolução nº 03/04/2010, que aprovou o Programa de Bolsas de Iniciação Científica. 2011. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o_06_Altera_Resolu%C3%A7%C3%A3o_03_2010.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 20, de 18 de junho de 2013. Aprova em caráter ad referendum, as alterações no Programa de Bolsas de Iniciação Científica no âmbito do IF Baiano. 2013a. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/wp-content/uploads/2010/09/RESOLUCAO-201.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 27, de 4 de outubro de 2013. Ratifica com ressalvas, a Resolução nº 20, de 18 de junho de 2013, que aprovou em caráter ad referendum as alterações no Programa de Iniciação Científica no âmbito do IF Baiano. 2013b. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/wp-content/uploads/2010/09/RESOLUCAO-27.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Plano de Desenvolvimento Institucional: Identidade e Gestão para a construção da Excelência – 2015-2019. 2014. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/wp-content/uploads/2015/06/pdi-diagramado.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Regulamento da Coordenação de Pesquisa dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. 2015. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/serrinha/files/2018/05/REGULAMENTO-DA-COORDENA%C3%87%C3%83O-DE-PESQUISA-DOS-CAMPI-DO-IF-BAIANO.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal Baiano. Cursos. 2016a. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/catu/tecnico-integrado/. Acesso em 4 ago. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. Catu, 2016b. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/catu/files/2019/03/PPC-T%C3%A9cnico-em-Alimentos-Integrado-ao-Ensino-M%C3%A9dio.pdf. Acesso em 20 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal Baiano. Projeto Político Pedagógico. 2017. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/catu/files/2017/02/CapII_Perfil_Institucional.pdf. Acesso em 5 ago. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal Baiano. Regulamento de Atividades de Pesquisa e Inovação do IF Baiano. 2018. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2018/04/Resolu%C3%A7%C3%A3o-39-2018-Aprovou-o-Regulamento-de-Atividades-de-Pesquisa-e-Inova%C3%A7%C3%A3o-do-IF-Baiano-conforme-documento-anexo.pdf. Acesso em 3 ago. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal Baiano. Histórico. 2019a. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/quem-somos/. Acesso em 3 ago. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Regimento Geral do IF Baiano. Salvador, 2019b. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2019/07/Regimento-Geral-do-IF-Baiano-Final-2019.pdf. Acesso em 22 set. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Organização didática dos cursos da educação profissional técnica de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Aprovada pela Resolução nº 45, de 03 de julho de 2019 – Conselho Superior/IF Baiano. 2019c. Disponível em:
https://ifbaiano.edu.br/portal/ensino/wp-content/uploads/sites/2/2019/07/Organiza%C3%A7%C3%A3o-Did%C3%A1tica-EPTNM.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Quem somos. 2020a. Disponível em:
https://ifbaiano.edu.br/portal/quem-somos/. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação. Regulamento do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Salvador, 2020b. Disponível em:
https://ifbaiano.edu.br/portal/pesquisa/wp-content/uploads/sites/3/2020/06/RESOLU%C3%87%C3%83O_REGULAMENTO-DO-PIBIC_IF-BAIANO-atual.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 68, de 25 de maio de 2020. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Pesquisa do IF Baiano. 2020c. Disponível em:
https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/06/Resolu%C3%A7%C3%A3o-68_2020-OS-CONSUP_IFBAIANO_completo.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 69, de 9 de junho de 2020. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Pesquisa do IF Baiano. 2020d. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o-69_2020-OS-CONSUP_IFBAIANO.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Regimento do Núcleo de Inovação Tecnológica IF Baiano. 2020e. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/pesquisa/wp-content/uploads/sites/3/2018/02/Minuta-Regimento-NIT.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 63, de 08 de maio de 2020. Chamada Interna PROPES nº 05/2020. 2020f. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/pibic-05-junho-2020/wp-content/uploads/sites/337/2020/06/Edital-63_2020-Chamada-05_2020-CNPq-PIBIC.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 70, de 01 de junho de 2020. Chamada Interna PROPES nº 08/2020. 2020g. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/pibiti-junho-2020/wp-content/uploads/sites/343/2020/07/Edital-70_2020-CNPq-PIBITI_Chamada-Propes-08_2020_2%C2%AA-Retifica%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 72, de 1º de junho de 2020. Chamada Interna PROPES nº 10/2020. 2020h. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/pibic-10-junho-2020/wp-content/uploads/sites/340/2020/06/Edital-72_2020-Chamada-10_2020-CNPq-PIBIC-EM.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 69, de 1º de junho de 2020. Chamada Interna PROPES nº 07/2020. 2020i. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/pibic-07-junho-2020/wp-content/uploads/sites/339/2020/06/Edital-69_2020-Chamada-07_2020-CNPq-PIBIC-EM-PEP.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 71, de 01 de junho de 2020. Chamada Interna PROPES nº 09/2020. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o Ensino Médio. 2020j. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/tic-junho-2020/wp-content/uploads/sites/344/2020/07/Edital-71_2020-Modelo-CNPq-PIBIC-EM_TIC_Chamada-Propes-09_2020_-2%C2%AA-Retifica%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
LEITE, Rosana Franzen. A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: algumas considerações. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 539-551, dez. 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/129/98. Acesso em 7 nov. 2020.
MACHADO, Lucília. Ensino Médio e Técnicos com currículos integrados: Propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline et al. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, Tensões e Possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 80-95.
MOURA, Dante Henrique. Ensino Médio e educação profissional: dualidade histórica e possibilidades de integração. In: MOLL, Jaqueline et al. Educação Profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 58-79.
OLIVEIRA, Fátima Peres Zago de. Pactos e impactos da iniciação científica na formação dos estudantes do Ensino Médio. 2017. 343 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
OLIVEIRA, Fátima Peres Zago de; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; BAZZO, Walter Antonio. A Iniciação Científica na formação dos estudantes do Ensino Médio. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 24, p. 453-473, ago. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6899. Acesso em 11 mar. 2020.
OLIVEIRA, Marcelo Souza. A Iniciação Científica no ensino médio: notas sobre práticas educativas. In: OLIVEIRA, Marcelo Souza; CARVALHO, Alexandra Souza de. A educação científica e a popularização das ciências: Práticas multirreferenciais. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 19-42.
OLIVEIRA, Marcelo Souza.; BARBOZA, Katiane Souza; COSTA, Joseane da Conceição Pereira. Educação Científica Humanística no contexto do Ensino Médio Integrado. In: OLIVEIRA, Marcelo Souza; CARVALHO, Alexandra Souza de; ALMEIDA, Maria Matilde Nascimento de (Org.). Educação Científica e Popularização das ciências: práticas multirreferenciais. Vol. 2. Curitiba: Appris, 2021. p. 67-84.
PACHECO, Eliezer Moreira. Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Moderna, 2012.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 109-131, mar. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426/28747. Acesso em 17 maio 2020.
SILVA, Sidney Reinaldo; FERNANDES, Rodrigo Rafael. Formação Profissional e CTS: Uma abordagem dos Institutos Federais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 1, p. 1- 21, 2019.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 1-13, jun. 2001.
BARBOSA, Katiane Souza. Programa de bolsa de iniciação científica júnior do IF Baiano: concepções e diretrizes que orientam a prática da pesquisa no ensino médio integrado. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu. Catu, 2020.
BARBOSA, Katiane Souza. OLIVEIRA, Marcelo Souza; De Oliveira, Patrícia. “Documento referencial: Orientações e Propostas para a Criação de um Programa Piloto de Bolsa de Iniciação Científica Júnior - o PROPIBIC JR”. Produto Educacional. Disponivel em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599775, acesso em 27/02/2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2011.892%2C%20DE%2029%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202008.&text=Institui%20a%20Rede%20Federal%20de,Tecnologia%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em 3 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Portaria nº 58, de 21 de novembro de 2014. Regulamenta a concessão de bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Diário Oficial da União, Brasília, n. 227, Seção 1, p. 222-223, 24/11/2014.
CABRERO, Rodrigo de Castro; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Iniciação Científica, bolsa de Iniciação científica e Grupos de pesquisa. In: MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares (Org.). Iniciação Científica: Aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora da UNESP, 2015. p. 109-129.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicada a organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, São João del-Rei, Belo Horizonte, Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul./dez. 2013.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.
CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resolução Normativa CNPq nº 27 de 06 de outubro de 2008. Altera a norma específica de Iniciação Científica Júnior – ICJ, substituindo o Anexo V da RN-017/06 - Bolsas por Quota no País. 2008. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-normativa-27-2008_108873.html. Acesso em 9 mar. 2020.
CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Objetivos do Programa PIBIC. Disponível em: http://cnpq.br/pibic. Acesso em 9 mar. 2020.
DEMO, Pedro. Iniciação Científica: Razões Formativas. In: MORAIS, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. (Org.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 103-126.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10 ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
EPSJV. Escola Politécnica Joaquim Venâncio. Programa De Vocação Científica –
FERREIRA, Cristina Araripe. Concepções da Iniciação Científica no Ensino Médio: uma proposta de pesquisa. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 115-130, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 66 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias. Campinas: Cortez, 2006.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2014.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Programa de Bolsa de Iniciação Científica. Salvador: MEC/SETEC, 2010a.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 06, de 29 de março de 2011. Aprova alteração no item 6.1, alínea “C” da Resolução nº 03/04/2010, que aprovou o Programa de Bolsas de Iniciação Científica. 2011. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o_06_Altera_Resolu%C3%A7%C3%A3o_03_2010.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 20, de 18 de junho de 2013. Aprova em caráter ad referendum, as alterações no Programa de Bolsas de Iniciação Científica no âmbito do IF Baiano. 2013a. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/wp-content/uploads/2010/09/RESOLUCAO-201.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 27, de 4 de outubro de 2013. Ratifica com ressalvas, a Resolução nº 20, de 18 de junho de 2013, que aprovou em caráter ad referendum as alterações no Programa de Iniciação Científica no âmbito do IF Baiano. 2013b. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/wp-content/uploads/2010/09/RESOLUCAO-27.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Plano de Desenvolvimento Institucional: Identidade e Gestão para a construção da Excelência – 2015-2019. 2014. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/wp-content/uploads/2015/06/pdi-diagramado.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Regulamento da Coordenação de Pesquisa dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. 2015. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/serrinha/files/2018/05/REGULAMENTO-DA-COORDENA%C3%87%C3%83O-DE-PESQUISA-DOS-CAMPI-DO-IF-BAIANO.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal Baiano. Cursos. 2016a. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/catu/tecnico-integrado/. Acesso em 4 ago. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. Catu, 2016b. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/catu/files/2019/03/PPC-T%C3%A9cnico-em-Alimentos-Integrado-ao-Ensino-M%C3%A9dio.pdf. Acesso em 20 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal Baiano. Projeto Político Pedagógico. 2017. Disponível em: https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/catu/files/2017/02/CapII_Perfil_Institucional.pdf. Acesso em 5 ago. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal Baiano. Regulamento de Atividades de Pesquisa e Inovação do IF Baiano. 2018. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2018/04/Resolu%C3%A7%C3%A3o-39-2018-Aprovou-o-Regulamento-de-Atividades-de-Pesquisa-e-Inova%C3%A7%C3%A3o-do-IF-Baiano-conforme-documento-anexo.pdf. Acesso em 3 ago. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal Baiano. Histórico. 2019a. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/quem-somos/. Acesso em 3 ago. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Regimento Geral do IF Baiano. Salvador, 2019b. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2019/07/Regimento-Geral-do-IF-Baiano-Final-2019.pdf. Acesso em 22 set. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Organização didática dos cursos da educação profissional técnica de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Aprovada pela Resolução nº 45, de 03 de julho de 2019 – Conselho Superior/IF Baiano. 2019c. Disponível em:
https://ifbaiano.edu.br/portal/ensino/wp-content/uploads/sites/2/2019/07/Organiza%C3%A7%C3%A3o-Did%C3%A1tica-EPTNM.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Quem somos. 2020a. Disponível em:
https://ifbaiano.edu.br/portal/quem-somos/. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação. Regulamento do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Salvador, 2020b. Disponível em:
https://ifbaiano.edu.br/portal/pesquisa/wp-content/uploads/sites/3/2020/06/RESOLU%C3%87%C3%83O_REGULAMENTO-DO-PIBIC_IF-BAIANO-atual.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 68, de 25 de maio de 2020. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Pesquisa do IF Baiano. 2020c. Disponível em:
https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/06/Resolu%C3%A7%C3%A3o-68_2020-OS-CONSUP_IFBAIANO_completo.pdf. Acesso em 3 dez. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Resolução nº 69, de 9 de junho de 2020. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica na Pesquisa do IF Baiano. 2020d. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o-69_2020-OS-CONSUP_IFBAIANO.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano. Regimento do Núcleo de Inovação Tecnológica IF Baiano. 2020e. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/pesquisa/wp-content/uploads/sites/3/2018/02/Minuta-Regimento-NIT.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 63, de 08 de maio de 2020. Chamada Interna PROPES nº 05/2020. 2020f. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/pibic-05-junho-2020/wp-content/uploads/sites/337/2020/06/Edital-63_2020-Chamada-05_2020-CNPq-PIBIC.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 70, de 01 de junho de 2020. Chamada Interna PROPES nº 08/2020. 2020g. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/pibiti-junho-2020/wp-content/uploads/sites/343/2020/07/Edital-70_2020-CNPq-PIBITI_Chamada-Propes-08_2020_2%C2%AA-Retifica%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 72, de 1º de junho de 2020. Chamada Interna PROPES nº 10/2020. 2020h. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/pibic-10-junho-2020/wp-content/uploads/sites/340/2020/06/Edital-72_2020-Chamada-10_2020-CNPq-PIBIC-EM.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 69, de 1º de junho de 2020. Chamada Interna PROPES nº 07/2020. 2020i. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/pibic-07-junho-2020/wp-content/uploads/sites/339/2020/06/Edital-69_2020-Chamada-07_2020-CNPq-PIBIC-EM-PEP.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
IF BAIANO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES. Coordenação Geral de Iniciação Científica. Edital nº 71, de 01 de junho de 2020. Chamada Interna PROPES nº 09/2020. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o Ensino Médio. 2020j. Disponível em: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/tic-junho-2020/wp-content/uploads/sites/344/2020/07/Edital-71_2020-Modelo-CNPq-PIBIC-EM_TIC_Chamada-Propes-09_2020_-2%C2%AA-Retifica%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
LEITE, Rosana Franzen. A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: algumas considerações. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 539-551, dez. 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/129/98. Acesso em 7 nov. 2020.
MACHADO, Lucília. Ensino Médio e Técnicos com currículos integrados: Propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, Jaqueline et al. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, Tensões e Possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 80-95.
MOURA, Dante Henrique. Ensino Médio e educação profissional: dualidade histórica e possibilidades de integração. In: MOLL, Jaqueline et al. Educação Profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 58-79.
OLIVEIRA, Fátima Peres Zago de. Pactos e impactos da iniciação científica na formação dos estudantes do Ensino Médio. 2017. 343 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
OLIVEIRA, Fátima Peres Zago de; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; BAZZO, Walter Antonio. A Iniciação Científica na formação dos estudantes do Ensino Médio. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 24, p. 453-473, ago. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6899. Acesso em 11 mar. 2020.
OLIVEIRA, Marcelo Souza. A Iniciação Científica no ensino médio: notas sobre práticas educativas. In: OLIVEIRA, Marcelo Souza; CARVALHO, Alexandra Souza de. A educação científica e a popularização das ciências: Práticas multirreferenciais. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 19-42.
OLIVEIRA, Marcelo Souza.; BARBOZA, Katiane Souza; COSTA, Joseane da Conceição Pereira. Educação Científica Humanística no contexto do Ensino Médio Integrado. In: OLIVEIRA, Marcelo Souza; CARVALHO, Alexandra Souza de; ALMEIDA, Maria Matilde Nascimento de (Org.). Educação Científica e Popularização das ciências: práticas multirreferenciais. Vol. 2. Curitiba: Appris, 2021. p. 67-84.
PACHECO, Eliezer Moreira. Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Moderna, 2012.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 109-131, mar. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426/28747. Acesso em 17 maio 2020.
SILVA, Sidney Reinaldo; FERNANDES, Rodrigo Rafael. Formação Profissional e CTS: Uma abordagem dos Institutos Federais. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 1, p. 1- 21, 2019.
Téléchargements
Publiée
2022-09-25
Métricas
Visualizações do artigo: 98 PDF (Español (España)) downloads: 107
Comment citer
Souza Barbosa, K. ., Sousa Oliveira, M., & Oliveira, P. de . (2022). LA INVESTIGACIÓN COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: CONCEPCIONES DEL PROGRAMA JUNIOR DE INICIACIÓN CIENTÍFICA DEL IF BAIANO. PARADIGMA, 43(3), 941–972. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p941-972.id1300
Numéro
Rubrique
Artículos