Projeto Somar e a privatização da gestão da educação pública no estado de Minas Gerais, Brasil
DOI :
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p204-228.id1502Mots-clés :
Educação. Privatização. Projeto Somar. Gestão da educação. Trabalho docente.Résumé
O presente artigo tem como objeto de investigação o Projeto Somar, como parte dos programas e ações implementadas na área da educação na gestão do governador Romeu Zema (2019-2022) no estado de Minas Gerais, Brasil. O estudo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a proposta do Projeto Somar, política que prevê a gestão compartilhada em escolas do ensino médio, por meio de parcerias com organizações sociais privadas na rede estadual em Minas Gerais, Brasil, e sua relação com a privatização e o avanço do capital sobre a educação pública. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa documental com o intuito de buscar, nos documentos oficiais do governo Romeu Zema e na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, dados sobre o Projeto Somar. Além da pesquisa documental, foi utilizada a entrevista com professores que atuavam nas três escolas mineiras selecionadas para a implementação do Projeto Somar. Como resultados, as análises acerca do Projeto Somar mostram que essa experiência representa uma forte estratégia para o avanço da privatização da educação mineira. Os dados e análises mostram que esse modelo de gestão compartilhada se apresenta como um meio de enfraquecer a educação pública e de desvalorizar os educadores, além de representar um primeiro passo do projeto de privatização e de desresponsabilização do governo estadual sobre a educação. Além disso, ataca a carreira docente de várias formas, seja pelo remanejamento de servidores ou pelo contrato temporário de professores pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Em todos os casos, a categoria se torna refém dos interesses da reforma empresarial.Téléchargements
Références
ADRIÃO, T. Dimensões e Formas da Privatização da Educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], n. 1, jan. 2018.
CÁSSIO, F.; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 285-293, 2022.
EVANGELISTA, O. Faces da tragédia docente no Brasil. In: Seminário Internacional de la Red Estrado - Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización. XI. Universidad Pedagogica Nacional. 2016.
EVANGELISTA, O.; SEKI, A. K.; SOUZA, A. G. Formação docente no Brasil pós-2000: lances de um massacre intelectual. Florianópolis: UFSC, 2018.
FONTES, V. Sociedade civil empresarial e a educação pública: qual democracia? In: XXII Encontro Estadual do Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial do Estado de São Paulo. 2018.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
LIMA, Antônio Bosco de; PRADO; Jeovandir Campos de; SHIMAMOTO, Simone Vieira de Melo. Gestão democrática, gestão gerencial e gestão compartilhada: novos nomes velhos rumos. In: ANPAE, Simpósio, 2011. Anais eletrônicos. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0069.pdf. Acesso em: 2 mar. 2023.
MINAS GERAIS. Decreto nº 47.132, de 20 de janeiro de 2017. Regulamenta a Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. Diário do Executivo. Minas Gerais, 2017.
MINAS GERAIS. Secretaria do Estado de Fazenda de Minas Gerais. Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI 2019-2030. Belo Horizonte, 2019.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Projeto Somar. 2021a. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/mapa-do-site/cidadao/projetosomar. Acesso em: 5 fev. 2022.
MINAS GERAIS. Assembleia Legislativa. Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Ata da 5ª reunião extraordinária da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia na 4ª sessão legislativa ordinária da 19ª legislatura, em 16/3/2022. Diário do Legislativo, Belo Horizonte, p. 7-9, 23 mar. 2022.
MINAS GERAIS. Edital SEE Nº 01/2022, de 12 de janeiro de 2022. Processo de Seleção Diretores de Escola e Vice-Diretores de Escola - Gestão Compartilhada Projeto Somar. Diário do Executivo, Belo Horizonte, 13 jan. 2022b.
CETEB. Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia, Organização da Sociedade Civil – OSC. Edital CETEB nº 01, em 11 de janeiro de 2022.
NOVO. Plano de Governo de Minas Gerais: liberdade ainda que tardia. Minas Gerais, 2018.
OLIVEIRA, N. C. M. A relação público privada na educação básica brasileira: as implicações do neogerencialismo como modelo de gestão. Margens, Abaetetuba, v. 11, n. 16, p. 57-67, junho de 2017. ISSN 1982-5374.
PERONI, V. M. V. Relação público-privado no contexto de neoconservadorismo no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, 2020.
SOUZA, V. A. O plano de metas “compromisso todos pela educação”: desdobramentos na gestão educacional local e no trabalho docente. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 441 PDF (Português (Brasil)) downloads: 178