RETOS Y TRANSFORMACIONES QUE IMPONE LA PANDEMIA DEL COVID-19 A LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA: UNA INVESTIGACIÓN DE ESTADO DEL ARTE

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p552-578.id1283

Palavras-chave:

Educación Profesional y Tecnológica, Desafíos, Pandemia de covid-19, Transformaciones, Estado del arte

Resumo

Este artículo presenta una investigación con enfoque cualitativo que tuvo como objetivo analizar los desafíos y transformaciones impuestos por la pandemia del covid-19 en la educación profesional y tecnológica (EPT) a través de la investigación del Estado del Arte. Las investigaciones se llevaron a cabo en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) y en el Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), limitados a los años 2020 a 2021, período en que se presentó la pandemia del covid-19 a nivel mundial. Los estudios seleccionados fueron analizados mediante la técnica de Análisis de Contenido desde la perspectiva de Bardin (2016). Los resultados permitieron identificar que la formación docente, el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs), la enseñanza híbrida, la desigualdad de acceso y la interactividad configuraron desafíos y potencializadores de transformaciones impuestas por la pandemia en la educación profesional y tecnológica. En cuanto al proceso de escolarización en la EPT durante este tiempo, el estado del arte reveló que toda esta experiencia vivida durante la pandemia por todos los actores del proceso educativo estuvo llena de mucho aprendizaje, de valorización de la educación y del docente y, sobre todo, de la vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado, Instituto Federal do Paraná

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professora titular do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Pesquisadora do IFPR e da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas temáticas educação a distância, educação profissional e tecnológica, formação de professores, mediação pedagógica e aprendizagem a distância.

Priscila Godoy, Instituto Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pela Faculdade Dom Bosco. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atualmente, é pedagoga no IFPR. Tem experiência na área de Educação, Educação Especial e Assistência Social.

Terezinha Pelinski da Silveira, Instituto Federal do Paraná

Graduada em Enfermagem pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE). Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAr) Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atualmente é Enfermeira do Hospital Universitário Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva, na cidade de Ponta Grossa - PR e Professora do Curso Técnico em Enfermagem da SEED. Tem experiência na área da Saúde. 

Referências

ANDRADE, A. L. de. A abordagem da cultura digital em um curso normal do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Petrópolis, Programa de Pós-Graduação em Educação, Petrópolis, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9721180. Acesso em: 6 nov. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAYER, J. S. M. A docência no ensino técnico integrado ao ensino médio durante o ensino remoto: as significações de professores de um campus do IFSP. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, São Paulo, 2021. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23631. Acesso em: 1.º nov. 2021.

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. BDTD. Sobre a BDTD. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/ Acesso em: 19 mai. 2022.

BRASIL. Lei n.º 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 12 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Brasília, DF: 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 20 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC n.º 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF: 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-345-de-19-de-marco-de-2020-248881422?inheritRedirect=true&redirect=%2Fweb%2Fguest%2Fsearch%3FqSearch%3DPortaria%2520345%2520de%252019%2520de%2520mar%25C3%25A7o%2520de%25202020. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei n.º 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo n.º 6, de 20 de março de 2020. Brasília, DF: 2020c. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-10-de-dezembro-de-2020-293526006. Acesso em: 20 out. 2021.

CAMPOS, R. L. S. A. Os jogos eletrônicos como metodologia aplicada no ensino de física: uma experiência para o ensino da força gravitacional. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Física, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12345. Acesso em: 30 out. 2021.

CASTILHO, M. L.; SILVA, C. N. N. da. A covid-19 e a educação profissional e tecnológica: um panorama das ações de acompanhamento e enfrentamento da pandemia nos institutos federais. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 18-34, 2020. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/41. Acesso em: 11 jan. 2022.

CONDE, G. M. C. Ambiente virtual de aprendizagem e formação de professores de Ciências: do Presencial ao Virtual, uma experiência no MPECIM da Ufac. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática, Rio Branco, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10325313. Acesso em: 6 nov. 2021.

FERNANDES, J. A. Tecnologia educacional em saúde voltada para o ensino sobre saúde do trabalhador em enfermagem. Relatório Técnico (Mestrado) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Dourados, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10771757. Acesso em: 6 nov. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREITAS, R. G. B. Manual de experimentos de Física utilizando um smartphone. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14253. Acesso em: 3 nov. 2021.

GATTI, B. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vBFnySRRBJFSNFQ7gthybkH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 8 dez. 2021.

KUNZLER, S. de M. Tecnologia no ensino para surdos numa perspectiva bilíngue: Gênero Discursivo Meme. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Letras, Cascavel, 2021. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNIOESTE-1_e6733306768360b6e0f211d5cff9edf4. Acesso em: 2 dez. 2021.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MACEDO, R. M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma educação pública. Estudos Históricos, v. 34, n. 73, p. 262-280, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 2 out. 2021.

MACHADO, M. F. R. C.; XAVIER, C. R. P. Contribuições da disciplina Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem no processo de formação de mestrandos da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, v. 1, n. 24, p. 250-272, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60208. Acesso em: 6 out. 2021.

MELO, A. A. S. R. Fisiologia do sistema sensorial: estratégias de práticas pedagógicas para o ensino de fisiologia sensorial no ensino médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Governador Valadares, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12391. Acesso em: 12 nov. 2021.

NIZ, C. A. F.; TEZANI, T. C. R. Educação escolar durante a pandemia: quais lições aprenderemos? Olhar de professor, v. 24, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16068/209209214209. Acesso em: 4 out. 2021.

OLIVEIRA, M. D. S. de. O uso do Google sala de aula como ferramenta de mediação pedagógica. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Governador Valadares, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12383. Acesso em: 15 nov. 2021.

OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic Acesso em: 10 nov. 2021.

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Quem somos. Disponível em https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html Acesso em: 19 mai. 2022.

REZENDE, M. O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas. Texto livre: Linguagem e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 94-107, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16716. Acesso em: 7 fev. 2022.

RIBEIRO, B. C. A midiatização da universidade: um estudo das afetações nas práticas docentes. Dissertação (Mestrado) – Universidade Franciscana, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, Santa Maria, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9369335. Acesso em: 7 nov. 2021.

RODRIGUES, J. A. D. R. Da lousa à tela: o uso de objetos digitais de aprendizagem no ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual da Paraíba, Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores, Campina Grande, 2021. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3748. Acesso em: 7 nov. 2021.

ROLDÃO, S. F.; FERREIRA, J. de L.; BRANCO, V. Imigração no Brasil e o processo de escolarização para as crianças e adolescentes imigrantes. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 10, p. 49-69, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/36960. Acesso em: 3 out. 2021.

ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 6 out. 2021.

SILVA, J. de A. C. da. A tecnologia digital interativa em sala de aula e o processo de interação aluno – docente: caso curso técnico em Administração da Etec “Jacinto Ferreira de Sá”. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, Bauru, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9468379. Acesso em: 7 nov. 2021.

TOLEDO JÚNIOR, L. F. de. Tratamento do movimento oscilatório utilizando o ensino híbrido: uma proposta para o ensino médio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14214. Acesso em: 2 nov. 2021.

VEIGA-NETO, A. Mais uma lição: sindemia covídica e educação. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 45, n. 4, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/FtpkV5RY3Q64nvBdvxbSXwg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 out. 2021.

VIEIRA, L.; RICCI, M. C. K. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do ensino médio em Santa Catarina (OEMESC), editorial de abril de 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.

Publicado

2022-09-25

Métricas


Visualizações do artigo: 187     PDF (Español (España)) downloads: 177

Como Citar

Cordeiro Machado, . . . . . M. F. R. ., Godoy, P. ., & Pelinski da Silveira, T. . (2022). RETOS Y TRANSFORMACIONES QUE IMPONE LA PANDEMIA DEL COVID-19 A LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA: UNA INVESTIGACIÓN DE ESTADO DEL ARTE. PARADIGMA, 43(3), 552–578. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p552-578.id1283