A Influência do Financiamento Estudantil Público na Política de Preços das Mensalidades de Cursos Superiores, a partir de 2010
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p278-296.id1505Palavras-chave:
Educação Superior. Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Política de Preço.Resumo
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política pública que viabiliza o acesso e a permanência de estudantes na educação superior privada brasileira. Teve seu auge na primeira metade da década de 2010 e, desde 2015 vivencia um forte processo de encolhimento, em virtude, principalmente, de uma política econômica de austeridade fiscal, mas também pela expansão do setor público e a adoção de política de cotas. Este período também marcou o fortalecimento de grupos empresariais educacionais que atuam no segmento com foco na captação de alunos e na ampliação da rentabilidade financeira. O foco desta pesquisa foi identificar a influência do Fies na política de preços das mensalidades dos cursos superiores presenciais, a partir de 2010. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, com forte lastro em dados quantitativos, para relacionar as fases de ascensão e encolhimento do Fies com a política de preço das mensalidades. Como resultado, demonstra-se que o Programa, muito além de viabilizar o acesso de estudantes com perfil mais vulnerável para a educação superior brasileira, foi um instrumento público para a financeirização dos grandes grupos empresariais que atuam na educação superior privada do Brasil, influenciando o valor das mensalidades praticadas pelo setor.Downloads
Referências
ALMEIDA, Wilson Mesquita. Prouni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: uma análise sociológica. São Paulo: Musa, 2014.
ALMEIDA, Wilson Mesquita. Recursos do FIES e o financiamento do ensino superior lucrativo brasileiro. 44º Encontro Anual da ANPOCS – GT06 – Ciências Sociais e Educação. 2020, p. 1-20. Disponível em: https://www.anpocs2020.sinteseeventos.com.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjQ1MTIiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiMWVjYTZiZDM5ODcwMjNlNTYzNWI5NTk4YWVjMTkyMjIiO30%3D. Acesso em 04.01.2023.
BRASIL. Decreto n. 2.306, de 19 de agosto de 1997. Regulamenta, para o Sistema Federal de Ensino, as disposições contidas no art. 10 da Medida Provisória n. 1.477-39, de 8 de agosto de 1997 e dá outras providências. Brasília, 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2306.htm. Acesso em 25.01.2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 25.01.2023.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em 25.01.2023.
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, set. 2013, p. 761-776. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/pQPdZ9QyVRTz6qBym83HNxK/abstract/?lang=pt. Acesso em 18.05.2023.
COSTA, Fábio Luciano Oliveira. Financeirização do capital no ensino superior privado com fins lucrativos no Brasil. Interfaces da Educação, v. 10, n. 28, 2019, p. 372-395. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3985. Acesso em 06.07.2022.
COSTA, Fábio Luciano Oliveira. Políticas públicas, expansão do ensino superior privado lucrativo e financeirização do capital no Brasil. Cadernos de Pesquisa, vol. 25, n. 4, out./dez. 2018, p. 33-51. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10440. Acesso em 06.07.2022.
HOPER EDUCAÇÃO. Análise setorial da educação privada. Foz do Iguaçu: Hoper Educação, 2021.
LIMA, João Paulo Costa; ABREU, Waldir Ferreira; ARAÚJO, Rhoberta Santana; POÇA, Helder Nazaré Ferreira. Programas estatais de expansão e financiamento do setor de ensino provado superior no País: FIES e PROUNI como alavanca de Arquimedes. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 14, n. 37, 2019, s/p. Disponível em: https://www.researchgate.net/scientific-contributions/Waldir-Ferreira-de-Abreu-2162054466. Acesso em 31.12.2022.
PINTO, José Marcelino de Rezende. Uma análise da destinação dos recursos públicos, direta ou indiretamente, ao setor privado de ensino no Brasil. Educação e Sociedade, v. 37, n. 134, jan./mar. 2016, p. 133-152. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v37n134/1678-4626-es-37-134-00133.pdf. Acesso em 23.12.2022.
SAMPAIO, Helena. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Fapesp, 2000.
SCUDELER, Marcelo Augusto. O Fies e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público. Tese de doutoramento, PUC Campinas, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12502698. Acesso em 18.05.2023.
SEKI, Allan Kenji. Apontamentos sobre a financeirização do esnino superior no Brasil (1990-2018). Germinal: marxismo e educação em debate, v. 13, n. 1, 2021, p. 48/71. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43866. Acesso em 18.05.2023.
SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior np Brasil: democratização ou massificação mercantil. Educação e Sociedade, v. 36, n. 133, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mXnvfHVs7q5gHBRkDSLrGXr/abstract/?lang=pt. Acesso em 18.05.2023.
TAGLIARI, Clarissa. Expansão do ensino lucrativo e retração das instituições sem fins lucrativos no ensino superior brasileiro. Plural, v. 29, jan./jun. 2022, p. 36-59. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/plural/issue/view/12257. Acesso em 05.07.2022.
TAVARES, Pedro Henrique de Sousa. Financeirização no ensino superior: a educação como fronteira de valorização e acumulação de capital – o caso da Kroton Educacional. Tese de doutoramento na UFRJ, 2019. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/teses2019/tPedro%20Henrique%20de%20Sousa%20Tavares.pdf. Acesso em 20.04.2022.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 61 PDF downloads: 62