AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AO UTILIZAREM O COMPUTADOR NO ESTUDO DE FUNÇÕES
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2007.p131-156.id378Resumo
ResumoO objetivo deste trabalho é apresentar e analisar um conjunto de dados em que os alunos manifestaram suas concepções sobre resolução de problemas ao utilizarem o software Winplot na resolução de problemas fechados relacionados ao estudo de funções. A pesquisa foi realizada com alunos da disciplina Matemática, ministrada no primeiro ano de um curso superior de Administração de Empresas. Foi desenvolvida seguindo a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi feita, essencialmente, por observação-participante em aula. Os dados mostram que os alunos possuem a concepção de que para resolver um problema é preciso calcular, desenvolver e registrar algébrica ou numericamente um raciocínio, não considerando a observação e interpretação de gráficos como processos legítimos de resolução de problemas. A partir daí é desenvolvida uma reflexão acerca da importância da visualização e das representações múltiplas nos ambientes de ensino e aprendizagem de Matemática em que são utilizadas Tecnologias Informáticas.Palavras-chave: Resolução de problemas, Computadores, Funções.AbstractThe aim of this paper is to present and analyze a set of data in which the students express their conceptions regarding problem solving when using the software Winplot to solve closed-ended problems related to the study of functions. The research was conducted with first-year Business Administration students enrolled in a mathematics course. It was developed using a qualitative approach, with the data collection consisting mainly of participant-observation in the classroom. Students’ conceptions, as revealed in the data, is that to resolve a problem, it is necessary to calculate, develop, and record one’s reasoning algebraically or numerically, without considering observation and interpretation of graphs as legitimate processes in problem-solving. A reflection is developed regarding the importance of visualization and multiple representations in mathematics teaching and learning environments where information technology is used.Key words: Problem-solving, Computers, Functions.ResumenEl objetivo de este trabajo es presentar y analizar un conjunto de datos a través de los cuales los alumnos manifestaron sus concepciones sobre la resolución de problemas cuando utilizan el software Winplot en la solución de problemas cerrados relacionados con el estudio de funciones. La investigación fue realizada con alumnos que cursan la disciplina Matemática, impartida en el primer año de un curso superior de Administración de Empresas. Este estudio fue desarrollado siguiendo un procedimiento cualitativo y la recopilación de datos fue realizada esencialmente a través de la observación de los participantes en las clases. Los datos muestran que los alumnos tienen la concepción de que para resolver un problema es necesario calcular, desarrollar y registrar algebraica o numéricamente un raciocinio, ellos no consideran la observación y la interpretación de gráficos como procesos legítimos de solución de problemas. A partir de este hecho se desarrollada una reflexión sobre la importancia de la visualización y de las representaciones múltiplas en ambientes de enseñanza y aprendizaje de Matemática en los cuales son utilizadas Tecnologías de InformáticaPalabras claves: Resolución de problemas, computadoras, funciones.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Métricas
Visualizações do artigo: 58 PDF (Español (España)) downloads: 36
Como Citar
Gomes Allevato (UNESP- Rio Claro/SP/Brasil), N. S. (2015). AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AO UTILIZAREM O COMPUTADOR NO ESTUDO DE FUNÇÕES. PARADIGMA, 28(1), 131–156. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2007.p131-156.id378
Edição
Seção
Artículos