PROVA BRASIL DE MATEMÁTICAS EN LA PERSPECTIVA DE PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICA: ¿CUÁLES CAMINOS? ¿QUÉ POSIBILIDADES?

Autores

  • Ednei Luís Becher (ULBRA-Brasil) edneibecher@gmail.com
    Universidade Luterana do Brasil, Brasil.
  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo (ULBRA-Brasil) juttareuw@gmail.com
    Universidade Luterana do Brasil, Brasil.

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p150 – 181.id746

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Fundamental, Avaliação em larga escala, Professores

Resumo

El artículo presenta parte de los resultados y de lasdiscusiones de una investigación de doctorado que averiguó como profesores que enseñan matemáticas en la Educación Primaria comprenden la Prova Brasil de Matemáticas y sus resultados, identificando necesidades y posibilidades de acción que puedan viabilizar la integración y perfeccionamiento de la planificación escolar, utilizando los resultados de esa evaluación para mejorar el aprendizaje matemático de los estudiantes. Se entiende que pensar e investigar esas cuestiones es importante ante el creciente uso de los resultados de las evaluaciones a gran escala por los gestores gubernamentales para justificar la implementación de políticas públicas o cambios en el sistema educativo. La influencia de los resultados de tales evaluaciones se manifiesta en la forma en que la sociedad evalúa y fundamenta su opinión sobre el sistema educativo, sobre el trabajo docente y sobre la calidad de la educación escolar. Se eligió la Prova Brasil de Matemáticas como objeto de estudio a partir de las perspectivas de profesores que enseñan matemáticas. Las constataciones presentadas indican la existencia de aspectos que pueden ser mejorados a lo largo de los procesos de desarrollo, aplicación y divulgación de los resultados de la Prova Brasil. Se buscó evidenciar que existen muchas posibilidades para el adelantamiento y consecuente superación de las dificultades identificadasRESUMOO artigo apresenta parte dos resultados edas discussões de uma pesquisa de doutorado que investigoucomo professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental compreendem a Prova Brasil de Matemática e seus resultados, identificando necessidades e possibilidades de ação que possam viabilizar a integração e aprimoramento do planejamento escolar, utilizando os resultados dessa avaliação para melhorar a aprendizagem Matemática dos estudantes. Entende-se que pensar e pesquisar essas questões é importante diante do crescente uso dos resultados das avaliações em larga escala pelos gestores governamentais para justificar a implementação de políticas públicas ou mudanças no sistema educacional. A influência dos resultados de tais avaliações se manifestamna forma como a sociedade avalia e fundamenta sua opinião sobre o sistema educacional, sobre o trabalho docente e sobre a qualidade da educação escolar. Escolheu-se a Prova Brasil de Matemática como objeto de estudo a partir das  perspectivas  de  professores  que  ensinam  matemática.  As  constatações  apresentadas indicam a existência de aspectos que podem ser aprimorados ao longo dos processos de desenvolvimento, aplicação e divulgação dos resultados da Prova Brasil. Buscou-se evidenciar que existe uma gama enorme de possibilidades para o aprimoramento e consequente superação das dificuldades identificadas.ABSTRACTThe article presents part of the results, and of the discussions of a doctoral research that investigated how teachers who teach mathematics in Elementary School understand the ProvaBrasil of Mathematics and its results, identifying needs and possibilities of action that can enable the integration and improvement of school planning, by using the results of this assessment to improve math learning for students. It is understood that thinking and researching these issues is important given the increasing use of the results of large-scale evaluations by government managers to justify the implementation of public policies or changes in the education system. The influence of the results of such evaluations manifests in the way society assesses and bases its opinion on the educational system, on the teaching work and the quality of school education. The ProvaBrasil of Mathematics was the object of study from the perspectives of teachers who teach mathematics. The findings presented indicate the existence of aspects that can be improved throughout the processes of development, application, and dissemination of the results of the ProvaBrasil. It tried to show that there is a huge range of possibilities for improvement and consequent overcoming of the difficulties identified

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednei Luís Becher (ULBRA-Brasil), Universidade Luterana do Brasil, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil, Brasil. Licenciado em Matemática. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul em Osório/RS, Brasil. Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Matemática e Formação de Professores de Ciências e Matemática. E-mail: edneibecher@gmail.com

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo (ULBRA-Brasil), Universidade Luterana do Brasil, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Licenciada em Ciências e Pedagogia. Professora do Curso de Pedagogia e do PPGECIM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil, Brasil. Linha de Pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Matemática. Email: juttareuw@gmail.com

Publicado

2019-09-16

Métricas


Visualizações do artigo: 167     PDF (Español (España)) downloads: 69

Como Citar

Becher (ULBRA-Brasil), E. L., & Reuwsaat Justo (ULBRA-Brasil), J. C. (2019). PROVA BRASIL DE MATEMÁTICAS EN LA PERSPECTIVA DE PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICA: ¿CUÁLES CAMINOS? ¿QUÉ POSIBILIDADES?. PARADIGMA, 40, 150 – 181. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p150 – 181.id746