GEPEM, Marta Pernambuco, Paulo Freire: da pedagogia da resistência à didática da esperança
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p418-432.id1456Palabras clave:
Paulo Freire. Marta Pernambuco. GEPEMResumen
O Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), fundado em 1994 como fruto das convicções da professora Marta Pernambuco (1952-2018), constitui-se como um espaço de pesquisa, ensino e extensão norteado pela diligência de práticas coletivas de libertação em escolas da rede pública e movimentos sociais. Tendo como principal interlocutor teórico o educador Paulo Freire (1921-1997), o GEPEM desenvolve estudos nas áreas de Educação e Ciências Sociais a partir do propósito do esperançar que se serve da força mobilizadora do coletivo e da criação das possibilidades de mudanças sonhadas no pleno exercício da cidadania. A práxis do grupo atenta para a formação de sujeitos críticos e responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária. O trabalho aqui apresentado deteve-se em pesquisas nas fontes documentais do GEPEM, em entrevistas semiestruturadas e observações in loco. Em tempos do crescimento da desigualdade, do desmonte das políticas de inclusão e do descarte dos mais pobres é oportuno investir no projeto de uma Educação Libertadora capaz de apontar veredas de resistências, projetar estratégias de negação ao desalento e cultivar campos de esperança para opor-se à crueldade do mundo.Descargas
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