GEPEM, Marta Pernambuco, Paulo Freire: da pedagogia da resistência à didática da esperança

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p418-432.id1456

Palavras-chave:

Paulo Freire. Marta Pernambuco. GEPEM

Resumo

O Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN), fundado em 1994 como fruto das convicções da professora Marta Pernambuco (1952-2018), constitui-se como um espaço de pesquisa, ensino e extensão norteado pela diligência de práticas coletivas de libertação em escolas da rede pública e movimentos sociais. Tendo como principal interlocutor teórico o educador Paulo Freire (1921-1997), o GEPEM desenvolve estudos nas áreas de Educação e Ciências Sociais a partir do propósito do esperançar que se serve da força mobilizadora do coletivo e da criação das possibilidades de mudanças sonhadas no pleno exercício da cidadania. A práxis do grupo atenta para a formação de sujeitos críticos e responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária. O trabalho aqui apresentado deteve-se em pesquisas nas fontes documentais do GEPEM, em entrevistas semiestruturadas e observações in loco. Em tempos do crescimento da desigualdade, do desmonte das políticas de inclusão e do descarte dos mais pobres é oportuno investir no projeto de uma Educação Libertadora capaz de apontar veredas de resistências, projetar estratégias de negação ao desalento e cultivar campos de esperança para opor-se à crueldade do mundo.

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Biografia do Autor

Manoel Honório Romão, Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)

Biólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Membro do Grupo de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM)Membro do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM)Atualmente é Pesquisador na área de Educação em Saúde no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Josineide Silveira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Vice-líder do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM)Atualmente é Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  

Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)Vice-líder do Grupo de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM)Núcleo de Educação da Infância (NEI)Secretaria de Educação a Distância (SEDIS)Atualmente é Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  

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Publicado

2023-07-07

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Como Citar

Romão, M. H., Oliveira, J. S. de, & Rêgo, M. C. F. D. (2023). GEPEM, Marta Pernambuco, Paulo Freire: da pedagogia da resistência à didática da esperança. PARADIGMA, 44(3), 418–432. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p418-432.id1456

Edição

Seção

Artículos