Apresentação
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p480-484.id1457Palabras clave:
ApresentaçãoResumen
Entre os anos 2016 e 2020, desenvolvemos no Brasil, em uma articulação interinstitucional entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade de Passo Fundo (UPF), o projeto Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970), financiado pelo CNPq. Como desdobramento do projeto, foram realizados três seminários, dois regionais e um de caráter nacional, em que se estimulou a produção de conhecimento e o debate a respeito dos saberes matemáticos nas escolas normais em perspectiva histórica, possibilitando discussões não apenas a respeito de conteúdos, mas, também, sobre os processos de tratamento, organização e divulgação de acervos escolares ligados à matemática. O projeto teve como enfoque inicial três instituições gaúchas, o Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, em Pelotas, e o Instituto Ivoti, em Ivoti. A partir do trabalho de investigação realizado nessas instituições foi possível dialogar com outras pesquisas com temáticas e instituições semelhantes existentes pelo país.Descargas
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Publicado
07-07-2023
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Cómo citar
Fischer, M. C. B., & Rios, D. F. (2023). Apresentação. PARADIGMA, 44(3), 480–484. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p480-484.id1457
Número
Sección
Dossiê: Escolas Normais numa Perspectiva Internacional