Apresentação
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p480-484.id1457Palavras-chave:
ApresentaçãoResumo
Entre os anos 2016 e 2020, desenvolvemos no Brasil, em uma articulação interinstitucional entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade de Passo Fundo (UPF), o projeto Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970), financiado pelo CNPq. Como desdobramento do projeto, foram realizados três seminários, dois regionais e um de caráter nacional, em que se estimulou a produção de conhecimento e o debate a respeito dos saberes matemáticos nas escolas normais em perspectiva histórica, possibilitando discussões não apenas a respeito de conteúdos, mas, também, sobre os processos de tratamento, organização e divulgação de acervos escolares ligados à matemática. O projeto teve como enfoque inicial três instituições gaúchas, o Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, em Pelotas, e o Instituto Ivoti, em Ivoti. A partir do trabalho de investigação realizado nessas instituições foi possível dialogar com outras pesquisas com temáticas e instituições semelhantes existentes pelo país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Apresentação
Downloads
Publicado
2023-07-07
Métricas
Visualizações do artigo: 52 PDF (Español (España)) downloads: 29
Como Citar
Fischer, M. C. B., & Rios, D. F. (2023). Apresentação. PARADIGMA, 44(3), 480–484. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p480-484.id1457
Edição
Seção
Dossiê: Escolas Normais numa Perspectiva Internacional