Apresentação

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p480-484.id1457

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Entre os anos 2016 e 2020, desenvolvemos no Brasil, em uma articulação  interinstitucional entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade de Passo Fundo (UPF), o projeto Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970), financiado pelo CNPq. Como desdobramento do projeto, foram realizados três seminários, dois regionais e um de caráter nacional, em que se estimulou a produção de conhecimento e o debate a respeito dos saberes matemáticos nas escolas normais em perspectiva histórica, possibilitando discussões não apenas a respeito de conteúdos, mas, também, sobre os processos de tratamento, organização e divulgação de acervos escolares ligados à matemática. O projeto teve como enfoque inicial três instituições gaúchas, o Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, em Pelotas, e o Instituto Ivoti, em Ivoti. A partir do trabalho de investigação realizado nessas instituições foi possível dialogar  com outras pesquisas com temáticas e instituições semelhantes existentes pelo país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática, avaliação e história da educação matemática.

Diogo Franco Rios, temática, da Universidade Federal de Pelotas

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestre e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor do Departamento de Educação Matemática, da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em História, Currículo, Cultura e Educação Matemática.

Referências

Apresentação

Publicado

2023-07-07

Métricas


Visualizações do artigo: 42     PDF (Español (España)) downloads: 23

Como Citar

Fischer, M. C. B., & Rios, D. F. (2023). Apresentação. PARADIGMA, 44(3), 480–484. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p480-484.id1457

Edição

Seção

Dossiê: Escolas Normais numa Perspectiva Internacional