Conhecimento matemático para o ensino em escritas reflexivas de futuros professores no contexto de uma ação formativa envolvendo a análise da produção escrita como estratégia de avaliação

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p494-515.id1485

Palabras clave:

Educação Matemática, Formação Inicial de Professores de Matemática, Análise da produção escrita em Matemática, Conhecimento Matemático para o Ensino, Escritas Reflexivas

Resumen

Nesse artigo, apresentamos resultados de um estudo, realizado em 2020 no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática I de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública estadual paranaense, que teve por objetivo investigar o Conhecimento Matemático para o Ensino evidenciado em escritas reflexivas de futuros professores de Matemática decorrentes de uma prática formativa relacionada a análise da produção escrita de estudantes da Educação Básica enquanto estratégia de avaliação. Foram analisadas as produções de dois futuros professores de Matemática oriundas de itens com potencial para desencadear escritas reflexivas, os quais compõem um questionário utilizado em uma das ações da dinâmica do trabalho realizado com os licenciandos. Por meio das análises realizadas, evidenciamos aspectos relacionados ao Conhecimento Comum do Conteúdo, ao Conhecimento Especializado do Conteúdo e ao Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes em escritas dos licenciandos a respeito de suas dificuldades para resolver questões e corrigir produções de alunos ou do que consideraram para classificar como correta ou incorreta determinada resolução. Com isso, ressaltamos o potencial da ação formativa desenvolvida tanto no que diz respeito aos futuros professores vivenciarem práticas avaliativas quanto no desenvolvimento de seu conhecimento matemático para o ensino.  

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Biografía del autor/a

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Gabriela da Silva Oliveira Vitalino, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio. Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em Limeira.

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

31-08-2023

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Cómo citar

Teixeira, B. R. ., Oliveira Vitalino, G. da S. ., & Santos, E. R. dos . (2023). Conhecimento matemático para o ensino em escritas reflexivas de futuros professores no contexto de uma ação formativa envolvendo a análise da produção escrita como estratégia de avaliação. PARADIGMA, 44(5), 494–515. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p494-515.id1485