Conhecimento matemático para o ensino em escritas reflexivas de futuros professores no contexto de uma ação formativa envolvendo a análise da produção escrita como estratégia de avaliação

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p494-515.id1485

Palabras clave:

Educação Matemática, Formação Inicial de Professores de Matemática, Análise da produção escrita em Matemática, Conhecimento Matemático para o Ensino, Escritas Reflexivas

Resumen

Nesse artigo, apresentamos resultados de um estudo, realizado em 2020 no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática I de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública estadual paranaense, que teve por objetivo investigar o Conhecimento Matemático para o Ensino evidenciado em escritas reflexivas de futuros professores de Matemática decorrentes de uma prática formativa relacionada a análise da produção escrita de estudantes da Educação Básica enquanto estratégia de avaliação. Foram analisadas as produções de dois futuros professores de Matemática oriundas de itens com potencial para desencadear escritas reflexivas, os quais compõem um questionário utilizado em uma das ações da dinâmica do trabalho realizado com os licenciandos. Por meio das análises realizadas, evidenciamos aspectos relacionados ao Conhecimento Comum do Conteúdo, ao Conhecimento Especializado do Conteúdo e ao Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes em escritas dos licenciandos a respeito de suas dificuldades para resolver questões e corrigir produções de alunos ou do que consideraram para classificar como correta ou incorreta determinada resolução. Com isso, ressaltamos o potencial da ação formativa desenvolvida tanto no que diz respeito aos futuros professores vivenciarem práticas avaliativas quanto no desenvolvimento de seu conhecimento matemático para o ensino.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Gabriela da Silva Oliveira Vitalino, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio. Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em Limeira.

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Citas

ALMEIDA, V. L. C. de. Questões não-rotineiras: a produção escrita de alunos da graduação em Matemática. 2009. 144f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2009.
ALVES, R. M. F. Estudo da produção escrita de alunos do Ensino Médio em questões de matemática. 2006. 158f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2006.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BEZERRA, G. C. Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade: um estudo. 2010. 183f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2010.
CELESTE, L. B. A Produção escrita de alunos do Ensino Fundamental em questões de matemática do PISA. 2008. 85f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2008.
CIANI, A. B. O realístico em questões não-rotineiras de matemática. 2011. 166f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2012.
DALTO, J. O. A produção escrita em matemática: análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio da AVA/2002. 2007. 100f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2007.
FERREIRA, P. E. A. Análise da produção escrita de professores da educação básica em questões não-rotineiras de matemática. 2009. 166f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2009.
GATTI, B. A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, p. 97-114, 2003.
HAMPTON, M. Reflective writing: a basic introduction. Portsmouth: Department of Curriculum and Quality Enhancement, 2010.
HATTON, N.; SMITH, D. Reflection in teacher education: towards definition and implementation. Teaching & Teacher Education, v. 11, n. 1, p. 33-49, 1995.
LAUTESCHLAGER. E; RIBEIRO, A. J. Formação de professores de matemática e o ensino de polinômios. Educação Matemática Pesquisa, v.19, n.2, p. 237-263, 2017
LEITE, E. A. P. Formação inicial e base de conhecimento para o ensino de matemática na perspectiva de professores iniciantes da educação básica. 2016. 269 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Carlos, 2016.
LOPEZ, J. M. S. Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática. 2010. 141f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2010.
NAGY-SILVA, M. C. Do observável ao oculto: um estudo da produção escrita de alunos da 4ª série em questões de matemática. 2005. 114f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2005.
NEGRÃO de LIMA. R. C. Avaliação em matemática: análise da produção escrita de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental em questões discursivas. 2006. 181f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, 2006.
PATRONO, R. M.; FERREIRA, A. C. Levantamento de pesquisas brasileiras sobre o Conhecimento Matemático para o Ensino e Formação de Professores. Revemop, v. 3, p. 1-24, 2021.
PEREGO, S. C. Questões abertas de matemática: um estudo de registros escritos. 2005. 103f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2005.
PEREGO, F. O que a produção escrita pode revelar? Uma análise de questões de matemática. 2006. 128f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2006.
PEREIRA, F. F. Conhecimentos mobilizados por graduandos e professores que ensinam Matemática em um curso de formação sobre Tarefas de Análise da Produção Escrita. 2019. 124f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Londrina, 2019.
PIRES, M. N. M. Oportunidade para aprender: uma prática da reinvenção guiada na prova em fases. 2013.122 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2013.
RIBEIRO, A. J. Equação e conhecimento matemático para o ensino: relações e potencialidades para a Educação Matemática. Bolema, v. 26, n. 42b, p. 535-558, 2012.
RIVERA, R. The reflective writing continuum: Re-conceptualizing Hatton & Smith’s types of reflective writing. International Journal of Research Studies in Education, v. 6, n. 2, p. 49-67, apr. 2017.
RODRIGUES, A. L.; TEIXEIRA, B. R. Conhecimento matemático para o ensino (MKT): um levantamento bibliográfico em dissertações e teses brasileiras. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 608-625, 2020.
SANTOS, E. R. Estudo da produção escrita de alunos do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2008.
SANTOS, E. R. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. 156f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2014.
SANTOS, E. R.; BURIASCO, R. L. C. A análise da produção escrita em matemática como estratégia de avaliação: aspectos de uma caracterização a partir dos trabalhos do GEPEMA. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 233-247, 2016.
SANTOS, E. R.; TEIXEIRA, B. R. Avaliação da aprendizagem no contexto da formação inicial de professores que ensinam Matemática. Research, Society and Development, v. 7, n. 3, p.1-17, 2018.
SANTOS, E. R.; TEIXEIRA, B. R. A análise da produção escrita em matemática como estratégia de avaliação e o conhecimento do conteúdo e dos estudantes por parte de futuros professores. Research, Society and Development, v. 8, n. 2, p. 1-13, 2019.
SEGURA, R. O. Estudo da produção escrita de professores em questões discursivas de matemática. 2005. 176f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Londrina, 2005.
SHULMAN, L.S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SILVA, D. Q.; DALTO, J. O. Análise da produção escrita: uma ferramenta de avaliação para as aulas de Matemática In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XII ENEM, 2016.
SILVA, D. Q.; DALTO, J. O. Análise da produção escrita em Matemática como estratégia de avaliação: um curso de extensão, Londrina, 2017. Disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-mat/area-academica/produtos-educacionais. Acesso em: 29 jun. 2022.
SILVA, G. V.; MOREIRA, E. E. P. A formação em avaliação educacional de professores do ensino fundamental anos finais. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 3, n. 2, p.1-17, 2022.
VIOLA DOS SANTOS, J. R. O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática. 2007. 108f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Londrina, 2007.
VIOLA DOS SANTOS, J. R. BURIASCO, R. L. C. Análise da produção escrita como estratégia para Licenciatura em Matemática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Anais da XIII CIAEM, 2011.

Descargas

Publicado

31-08-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 133     PDF downloads: 72

Cómo citar

Teixeira, B. R. ., Oliveira Vitalino, G. da S. ., & Santos, E. R. dos . (2023). Conhecimento matemático para o ensino em escritas reflexivas de futuros professores no contexto de uma ação formativa envolvendo a análise da produção escrita como estratégia de avaliação. PARADIGMA, 44(5), 494–515. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p494-515.id1485