A (ilusória) meritocracia escolar e o apagamento do papel da escola

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p327-346.id1507

Palabras clave:

Meritocracia escolar. Pedagogia histórico-crítica. Psicologia histórico-cultural. Educação básica. Pensamento crítico.

Resumen

Embasado pela psicologia histórico-cultural e pela pedagogia histórico-crítica, este trabalho busca desvelar como a adoção do conceito de meritocracia escolar, instrumento avaliativo institucional que está sendo implementado na educação básica brasileira, apaga o real papel da educação escolar e promove a manutenção do estado de coisas. Para isso, discute o modo como a apropriação dos signos culturais ocorre na sociedade capitalista, pois, com base em estudos do psiquismo humano, é compreendido que a qualidade de tal apropriação impacta qualitativamente no pensamento humanizado e no desenvolvimento da consciência. Partindo dessa premissa vigotskiana, aponta-se que a escola tem o papel de transmitir de forma sistemática e intencional o conhecimento que foi produzido historicamente. Contudo, observando-se a implantação legal da meritocracia na educação, sob o signo ‘meritocracia escolar’, percebe-se que a escola se afasta ainda mais de seu foco. Com o trabalho educativo reduzido majoritariamente às questões burocrático-administrativas, a escola volta-se para questões secundárias que pouco agregam para seu papel social: a transmissão do conhecimento elaborado, sistematizado e erudito. Desse modo, percebe-se que a inserção legal desse conceito na escola serve apenas para manter o trabalho educativo alienado, promovendo, assim, o ideário burguês-neoliberal que mantém a universalização da educação dentro dos limites admissíveis pelo capital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARÊAS, F. S. Meritocracia das Aparências. Departamento de Direito, s.d. Disponível em: https://encurtador.com.br/rKLU0. Acesso em: 06 jun. 2023.

ASBAHR, F. S. F. Idade Escolar e Atividade de Estudo: Educação, Ensino e Apropriação dos Sistemas Conceituais. In: In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G.D. (Orgs.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do Nascimento à Velhice. Campinas: Autores Associados, 2016, p. 171-192.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília, DF, SEB/MEC, 2018.

BRAZ, N. Necessidades Humano-Sociais: Ensaio sobre a Atualização das Necessidades Radicais. Argumentum, v. 5, n. 2, p. 123-138, 2013.

CORDEIRO, T. Celebração do Esforço, Meritocracia na Educação ainda Enfrenta Resistências. Gazeta do Povo. 09 out. 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/meritocracia-educacao-esforco-resistencia-vantagens/. Acesso em: 24 set. 2022.

CRICIÚMA. Lei n. 8.056, de 21 de dezembro de 2021. Institui a meritocracia aos servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação do Município de Criciúma e dá outras providências. Disponível em: https://www.camaracriciuma.sc.gov.br/lei-municipal/lei-ordinaria-28/2021-8056. Acesso em: 07 mar. 2023.

CRICIÚMA. Decreto SG/nº 1452/22, de 26 de agosto de 2022. Regulamenta a Lei nº8056/2021, alterada pela Lei nº 8.188/22, por meio da definição das avaliações e indicadores necessários à realização da Meritocracia e pagamento da bonificação por resultados aos servidores que atuam, exclusivamente, nas Unidades de Ensino e órgãos/setores da Secretaria Municipal de Educação. Diário Oficial Eletrônico, Criciúma, SC, Ano 13, 26 de agosto de 2022. Disponível em: https://sistemas.criciuma.sc.gov.br/doe/webroot/files/630904c5ecb6d26082022.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.

CRUZ, K. S. L.; CARNEIRO, I. M. S. P.; ARRAIS NETO, E. A. Meritocracia Escolar e Educação Profissional: um Estudo sobre o Pronatec. Revista LABOR, v. 1, n. 11, p. 73-90, 2014.

DUARTE, N. Vigotski e o “Aprender a Aprender”: Crítica às Apropriações Neoliberais e Pós-Modernas da Teoria Vigotskiana. 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

DUARTE, N. Prefácio. In: MARTINS, L. M. A Formação Social da Personalidade do Professor: um Enfoque Vigotskiano. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015, p. XIII-XVI.

DUARTE, N. Os Conteúdos Escolares e a Ressurreição dos Mortos. Campinas: Autores Associados, 2016.

IGOR, Renato. SC terá Sistema de Avaliação para Premiar Professor; Sindicato Resiste. NSC Total. 03 fev. de 2023. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/renato-igor/sc-tera-sistema-de-avaliacao-para-premiar-professor-sindicato-resiste. Acesso em: 14 fev. 2023.

JOINVILLE, Prefeitura de. Prefeitura elabora pacote de projetos para valorização da Educação de Joinville. Prefeitura de Joinville, Joinville, 12 mai. 2022. Notícias. Disponível em: https://www.joinville.sc.gov.br/noticias/prefeitura-elabora-pacote-de-projetos-para-valorizacao-da-educacao-de-joinville/. Acesso em: 06 fev. 2023.

LEONTIEV, A. O Desenvolvimento do Psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: Contribuições à Luz da Psicologia Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. (Livre-Docência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

MARTINS, L. M. A Formação Social da Personalidade do Professor: um Enfoque Vigotskiano. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

MARTINS, L. M. Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica e Desenvolvimento Humano. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G.D. (Orgs.). Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do Nascimento à Velhice. Campinas: Autores Associados, 2016, p. 13-34.

MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G.D. Periodização Histórico-Cultural do Desenvolvimento Psíquico: do Nascimento à Velhice. Campinas: Autores Associados, 2016.

MARX, Karl. Manifesto Comunista; Teses de Abril/ Karl Marx e Friedrich Engels; Vladímir Ilitch Lênin; com textos Introdutórios de Tariq Ali. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

SANTA CATARINA. Lei nº 18.637, de 8 de fevereiro de 2023. “Consolida as Leis que dispõem sobre a instituição de datas e festividades alusivas no âmbito do Estado de Santa Catarina, para instituir a Semana Escolar Estadual de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e o Adolescente”. 2023. Disponível em: http://leis.alesc.sc.gov.br/html/2023/18637_2023_lei.html. Acesso em: 11 mar. 2023.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2002.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2018.

SAVIANI, D. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. 19. ed. Campinas: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013b.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. Pedagogia Histórico-Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SILVA, J. C. A Pedagogia Histórico-Crítica no Contexto da Luta de Classes: Contribuições para Pensar sobre a Escola Pública. In: MATOS, N. S. D.; SOUSA, J. F. A.; SILVA, J. C. (Orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica: Revolução e Formação de Professores. Campinas: Armazém do Ipê, 2018, p. 23-35.

SOARES, K. S.; BACZINSKI, A. V. M. A Meritocracia na Educação Escolar Brasileira. Revista Temas & Matizes, v. 12, n. 22, p. 36-50, 2018.

SOUZA, L. Meritocracia na Educação: Injustiça que Atinge em Cheio Toda Categoria. SINPRO-DF. 24 out. 2018. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/meritocracia-na-educacao-injustica-que-atinge-em-cheio-toda-categoria/. Acesso em: 24 set. 2022.

VALLE, I. R. Da Meritocracia Escolar Financiada pela Família à Meritocracia Escolar Promovida pelo Estado: a Igualdade de Oportunidade Progride a Passos. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, n. 15, p. 121-131, 2015,

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. São Paulo: Editora 34, 2021.

WH3. SC terá sistema de avaliação para premiar professor; sindicado resiste. WH3.com.br, São Miguel do Oeste, 03 fev. 2023. Educação. Disponível em: https://wh3.com.br/noticia/240258/sc-tera-sistema-de-avaliacao-para-premiar-professor;-sindicato-resiste-.html. Acesso em: 06 fev. 2023.

Publicado

04-11-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 94     PDF (Português (Brasil)) downloads: 71

Cómo citar

Lima, J. H. G. de. (2023). A (ilusória) meritocracia escolar e o apagamento do papel da escola. PARADIGMA, 44(5), 327–346. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p327-346.id1507